13 receitas de paçoca de carne para um acompanhamento crocante

Escrito por    
Em 31.03.20

A paçoca de carne é uma versão salgada do tradicional doce junino. Ela é um prato nordestino que mistura carne de sol com bastante farofa e arrasa nos temperos. Confira como colocar em prática este acompanhamento delicioso e cheio de sabor.

Continua após o anúncio

1. Paçoca de carne simples

Para descobrir o sabor desta delícia, coloque em prática esta receita simples. A paçoca será feita com muita manteiga, cebola, carne seca e farinha de mandioca. Dá para temperar como quiser e não tem erro! Pode ser feita em uma frigideira ou panela.

2. Paçoca de carne seca feita no pilão

Nesta versão, a panela só será utilizada para cozinhar e escaldar a carne. A paçoca é feita em um pilão misturando carne e farinha de mandioca. Ela será temperada apenas com sal e pimenta-do-reino aumentando a durabilidade para saborear durante toda a semana.

3. Paçoca de carne com mix de farinhas

Esta receita vai fazer sucesso no seu churrasco. Ela é feita com carne de seca, farinha de milho, farinha de mandioca, pimenta-do-reino e sal. Basta misturar os ingredientes e formar uma farofa homogênea. Tão fácil que dá para fazer enquanto a carne do churrasco está na brasa!

4. Paçoca de carne com cebola-roxa

iStock

A cebola-roxa é um tempero prático e barato que transforma qualquer receita. Aqui, ela será utilizada junto com carne de charque, farinha de mandioca e manteiga. A carne desfiada fica ainda mais gostosa, pois se mistura mais facilmente com os demais ingredientes. Acesse esta opção e arrase no preparo.

5. Paçoca de carne no liquidificador

Continua após o anúncio

Transforme a carne de panela em uma carne seca deliciosa e fresquinha. A proteína será cozida e desfiada com o auxílio de um liquidificador, deixando o processo bem mais fácil. Para deixar a paçoca completa, você vai precisar também de farinha de mandioca, cebola, alho e sal.

6. Paçoca de carne de sol

Esta é uma receita raiz, digna da infância da vovó. A paçoca é feita com carne seca, banha, farinha de puba e cebola. A mistura é triturada no liquidificador e fica molhadinha com o caldo da carne de panela. Ideal para deixar seu almoço mais saboroso!

7. Paçoca de carne seca com manteiga de garrafa

A manteiga é um ingrediente fundamental para uma paçoca molhadinha, já que seus ingredientes principais são secos. Nesta versão, a manteiga de garrafa vai regar a mistura de carne seca, farinha de mandioca, cebola e alho. A receita será finalizada com um triturador e uma frigideira.

8. Paçoca de carne com pasta de alho

Sobrou carne do churrasco e você não quer jogar fora? Transforme-a em uma paçoca deliciosa para o almoço da semana. Basta triturar as sobras em um liquidificador e misturar com margarina, pasta de alho, cebola e farinha de mandioca. Finalize com cheiro-verde e compartilhe com toda a família. Uma delícia!

9. Paçoca de carne com pimenta-calabresa

Nesta receita será utilizado uma carne de lata, uma versão em que a proteína é armazenada imersa em gordura. Ela é refogada na panela com banha, cebola, pimenta-calabresa e alho. O refogado é passado no processador para ser misturado com a farinha de mandioca e criar a paçoca.

Continua após o anúncio

10. Paçoca de carne com pimenta-bodinho

iStock

Esta paçoca vai causar uma explosão de sabores! Ela é feita com uma peça de fraldinha com gordura, farinha de mandioca, pimenta-bodinho, cebola e salsinha. Fica uma delícia e dá para ousar servindo com um ceviche de jiló. Confira o passo a passo de cada prato neste link e se surpreenda.

11. Paçoca de carne com pinhão

iStock

Com grande influência indígena, esta paçoca faz sucesso até hoje! Ela é feita no pilão misturando os sabores da carne seca, pinhão cozido e farinha de mandioca. Para saborizar esta mistura, será utilizado sal, cebola, alho, salsinha e cebolinha. Coloque em prática sem erro acessando este link e faça da sua cozinha um encontro de sabores.

12. Paçoca de carne com cenoura

Tem bastante gente para o almoço? Não deixe de fazer esta receita que rende bastante e vai agradar a todos. A paçoca é feita com carne cozida, cenoura, cebola, azeitona, cebolinha e farinha de mandioca. Ela é finalizada em apenas uma panela e é perfeita para poupar louça.

13. Paçoca de carne com laranja e limão

iStock

Ideal para servir em um jantar, esta é uma opção de paçoca mais refinada. Ela é feita com carne de lagarto e farinha de milho com biju. Já o tempero, fica por conta do suco do limão, suco da laranja, cebola, alho e sal. Confira esta opção apetitosa, como a mistura é finalizada no pilão e sinta o gostinho da comida de fazenda.

Gosta de uma farofa caseira e bem temperada? Confira estas receitas de farofas para usar e abusar nas refeições.

PARA VOCÊ