55 receitas de farofa criativas para incrementar as refeições

Uma farofa pode ser feita a partir da combinação de uma farinha, como a de mandioca, com outros ingredientes, por exemplo, carnes, legumes, temperos e até mesmo frutas. Por isso, ela é uma ótima opção para dar um gostinho a mais em suas refeições. Confira estas receitas de farofa variadas e aproveite!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Receitas de farofa com bacon

oferecido por Caldo Bom

Já pensou em preparar uma farofa de lentilha deliciosa e simples? Confira como fazer essa opção que, além do grão, leva bacon e castanhas.

Publicidade

Que tal preparar uma farofa que leva cebola e bacon? Aprenda a fazer e se delicie com essa versão.

Farofa perfeita para as comemorações de fim de ano, ou para quem gosta de receitas com um toque agridoce/ Aqui, além do bacon, ela leva uva-passa, azeitonas e farinha de mandioca grossa.

Sobrou arroz do almoço? Então, prepare essa deliciosa farofa de arroz fácil em seu jantar. O modo de preparo é prático, simples e o resultado é incrível. Aproveite!

Uma versão clássica e coringa, a farofa de bacon com ovo leva ingredientes que você tem aí na sua casa, como farinha de mandioca, manteiga e temperinhos simples.

Publicidade

Versátil, a farofa para festa combina com ocasiões variadas como almoço em família, churrasco com os amigos ou uma data mais especial, como o Natal. O grande diferencial fica por conta da cenoura ralada.

Sempre presente nas refeições das casas brasileiras, a farofa de calabresa com ovo é mais fácil de fazer do que você imagina. Você pode usar azeitonas tanto pretas, quanto verdes. Fica ao seu critério!

Diferente, prática e gostosa: esta é a farofa de bacon! Com um toque agridoce incrível, essa versão leva dois tipos de frutinhas: damasco e ameixa seca sem caroço. Aprenda e prepare já!

Com gostinho de comida do interior, esta farofa caipira é feita com farinha de milho flocada e bacon fritinho, o que dá uma crocância toda especial para a mistura. Você vai amar!

Ideal para servir com uma feijoada gostosa, a farofa de couve rápida faz jus ao seu nome, pois fica pronta em vinte minutos. O destaque fica para a linguiça calabresa e o bacon. Confira!

Publicidade

Colorida, a farofa de cenoura tem como base a farinha de mandioca amarela! Já o bacon e a calabresa fritinhos fazem o papel da proteína. Não tem como resistir.

Sabe aquele pacotinho de creme de cebola que, tradicionalmente, é usado para fazer uma sopinha rápida? Aqui, ele ganha uma nova função: temperar uma deliciosa farofa de bacon com farinha de mandioca biju. Fica gostoso demais!

Sinônimo de praticidade, a farofa de bacon simples também é composta por creme de cebola. Para finalizar, a dica é investir na cebolinha ou, se preferir, em uma boa quantidade de salsinha.

O pinhão é uma semente comestível obtida a partir do pinheiro-do-paraná, também conhecido como araucária, uma árvore nativa do sul do Brasil! E se você adora essa delícia típica do inverno, então confira esta farofa de pinhão com bacon.

Outra delícia para apreciar uma especiaria paranaense, a farofa de pinhão crocante tem esta textura toda especial graças à farinha Panko e o bacon que deve ser cortado em cubinhos e ser bem fritinho!

Publicidade

Com um toque picante, esta farofa de bacon e alho-poró também leva pimenta-dedo-de-moça na composição. Para não ficar muito ardido, a dica é tirar as sementes.

Aprenda a fazer esta farofa de feijão-fradinho e bacon pra lá de gostosa e que também conta com um ingrediente incrível: linguiça de porco sem a tripa. Sirva com um arrozinho branco e aproveite!

Feita com apenas cinco ingredientes, a farofa de feijão-fradinho simples tem como base a farinha de mandioca e uma quantidade caprichada de salsinha que dá um toque verde delicioso para a receita.

Os apaixonados por carne de porco vão ficar encantados por esta farofa de torresmo que ainda tem um sabor todo especial da couve e do bacon fritinho. Vem conferir!

Com ovos cozidos, bacon e farinha de milho ou de mandioca, esta farofinha de vagem tem um sabor incrível que promete combinar com diversas refeições do dia a dia.

Sobrou um pouco de pão francês do dia anterior? Então, que tal fazer uma torrada, triturar e preparar uma farofa de pão com castanhas-portuguesas deliciosa? É muito versátil, você vai adorar!

Mais refinada, a farofa de frutas secas leva ingredientes deliciosos, como uvas-passas brancas, frutas cristalizadas ou damascos secos, maçã, nozes ou castanhas trituradas e, claro, muito bacon fritinho.

Apesar do nome, a farofa natalina pode ser feita em qualquer época do ano. Feita com farinha de mandioca crua, bacon e calabresa, ela tem um toque delicioso da páprica doce. Vai dar uma olhada e prepare na sua próxima refeição!

Receitas de farofa com banana

Pronta em dez minutos, esta farofa de banana é feita com azeite, cebola, farinha de mandioca e uma pitadinha de sal. Se quiser incrementar, a dica é finalizar com um punhado de cheiro-verde.

Lápis e papel na mão para anotar os ingredientes necessários e modo de preparo desta farofa de banana fácil que conta com um sabor delicioso da farinha de mandioca torrada.

A cara dos acompanhamentos brasileiros, a farofa de banana-da-terra é temperada com uma pasta de alho com um sabor delicioso! Já o milho-verde dá a textura maravilhosa ao prato.

Para uma opção mais completa, invista nesta farofa de banana-da-terra com linguiça e ovos. Aqui a fruta deve ser cortada em rodelinhas e frita no óleo até ficar dourada.

Com crocância de sobra, a farofa de banana com castanha-de-caju também é composta por sementes de girassol e sementes de abóbora, o que deixa o acompanhamento ainda mais nutritivo!

A farofa de banana com tempero baiano é um mix de sabores, pois esse temperinho é composto por pimenta-de-cheiro, pimenta-do-reino, coentro em grãos, cúrcuma, gengibre em pó e outras delícias.

100% brasileira, a farofa de carne de sol com banana-da-terra é fácil de ser feita e não leva muitos ingredientes. Dica de ouro: deixe a carne dessalgando na água fria de um dia para o outro, ok?

Uma explosão de cores, sabores e texturas, a farofa de feijão-fradinho tem o gostinho de banana bem intenso. E as polêmicas uvas-passas dão um toque agridoce interessante. Se você gosta desse sabor, clica e já confere a receita!

Já quem prefere uma opção mais marcante e diferente vai se apaixonar por esta farofa de fígado de galinha. A carne deve ser bem picadinha e frita até ficar dourada. Depois, é só entrar com a banana e os demais ingredientes. Você vai se surpreender. Experimente!

Receitas de farofa vegetarianas e fitness

Essa é uma opção para deixar o prato mais colorido e com saúde. As folhas de beterraba possuem muitos nutrientes e você pode aproveitá-las na farofa. Essa receita fica pronta em 20 minutos, apenas.

Perfeita para os dias mais frios do ano, essa farofa de pinhão é simples e fácil de ser feita. A dica para facilitar na hora de abrir as sementes é cozinhar bem na panela de pressão por meia hora.

Para preparar essa farofa saudável e leve, você só vai precisar de amendoins triturados, farinha de mandioca, sal e manteiga. Veja o passo a passo completo e experimente!

Sem ingredientes de origem animal, a farofa de berinjela simples é uma ótima alternativa para os veganos. Se quiser dar uma picância extra, acrescente pimenta-dedo-de-moça picadinha sem sementes.

Você não vai acreditar na facilidade do modo de preparo desta farofa de cebola crocante. Para não queimar os ingredientes e dar um gostinho gostoso, a dica é usar manteiga e óleo vegetal. Vem conferir!

Essa farofa crocante de Panko também leva cebola dourada na composição. Mas aqui, a Panko cumpre o papel de deixar a textura mais interessante e divertida. Você vai adorar!

Outra opção crocante e fácil de ser feita, a farofa de proteína de soja é temperada com creme de cebola! Quer dar um frescor para a farofinha? Adicione raspas de limão e obtenha um tom cítrico na receita.

Uma opção ideal para salvar o seu almoço do dia a dia, essa farofa fácil é feita com farinha de mandioca torrada, óleo, cebola, manteiga e temperinhos. Sirva com um vinagrete e aproveite.

Diferente de tudo o que você já provou, esta farofa crocante com gergelim e shoyu à base de farinha de mandioca biju agrega o sabor do gergelim preto e do branco. Fica perfeita!

Prática para sempre fazer em casa, a farofa de amendoim crocante fica pronta rapidinha. O primeiro passo é triturar bem o amendoim até formar uma farofinha. Depois, é só levar para uma panela e finalizar conforme as instruções da receita. Confira!

Outra receita crocantinha, a farofa de alho com Panko possui um sabor incrível do alho amassado e do açafrão que também ajuda a dar uma corzinha a mais para o prato. Fica linda e gostosa!

Uma opção levinha, a farofa de quinoa também leva ovos cozidos e cenoura na composição. Agora, se você prefere uma versão vegana, pode deixar os ovos de fora e substituir por palmito, pimentas e uvas-passas.

Mais leve, a farofa de coco é feita com manteiga ghee, que é um tipo de manteiga clarificada originária da Índia. Ela é feita a partir da remoção da água e dos sólidos do leite da manteiga comum, resultando em um produto final com sabor e aroma intensos.

Sem farinha de mandioca ou derivados, esta farofa de aveia com ovo é feita com farelo de aveia, o que deixa a receita mais leve e com um gostinho incrível. Se quiser incrementar, adicione castanhas trituradas.

Pronta em dez minutos, a farofa d’água é uma opção perfeita para quem quer fazer um acompanhamento para o almoço, mas está sem tempo. Anote: farinha de mandioca, sal, coentro e, claro, água.

Sobrou pão de alho daquele churrasco com os amigos de domingo? Então, que tal esfarelar bem com as mãos ou triturar no liquidificador e depois adicionar frutas ou castanhas? Assim, você tem em mãos uma farofa maravilhosa e aproveita tudinho.

Quem tem criança em casa pode dar outro destino para a farinha láctea: uma deliciosa farofa que também leva farinha de mandioca, uvas-passas e outros ingredientes gostosinhos.

À base de farinha de amêndoas, esta farofa de ovo e bacon low carb é ideal para quem é celíaco ou evita consumir alimentos com trigo. Diferente, ela tem castanhas, nozes e sementes diversas na composição.

Outra opção com ovo, esta farofa é crocante graças à farinha de mandioca biju. Dica de ouro: use a manteiga de garrafa para tostar os outros ingredientes. Fica bem mais gostoso!

É isso mesmo: farofa de pipoca. O primeiro passo é estourar os grãos. Depois, é só triturar bem e levar para dourar com os demais ingredientes. Você precisa experimentar!

Para esta farofa de sementes low carb, você vai precisar de semente de abóbora sem a casca, sementes de linhaça, semente de girassol e gergelim. Confira a lista completa de todos os ingredientes e aproveite!

Que tal uma farofa de alho-poró para acompanhar o arroz e feijão quentinhos do dia a dia? Sem ingredientes de origem animal, ela é liberada para os veganos.

Com uma coloração vermelha linda, a farofa de beterraba também é feita com alho-poró e com ingredientes totalmente liberados para veganos. Não tem como resistir.

Mais uma farofa vegana, esta versão é feita com tofu defumado, farinha de mandioca, páprica defumada e outros ingredientes que prometem ser uma explosão de sabores. Conheça e prepare!

O que não falta são opções de farofa bem gostosas para as mais variadas ocasiões, não é mesmo?

E sabe o que combina superbem com uma farofinha? Um bom vinagrete, é claro!