10 receitas de peixada para provar esse prato tipicamente brasileiro

Escrito por                          

A peixada é um prato tradicional e bem consolidado na culinária de diversos estados. As versões levam ingredientes diferentes, como leite de coco, azeite de dendê, legumes e molho de tomate. É uma boa pedida, tanto para as refeições do cotidiano quanto mais elaboradas. Confira receitas:

1. Peixada com leite de coco

O ingrediente base dessa peixada é o leite de coco. Os vegetais utilizados são batata, cenoura, pimentão e tomate. Para o tempero, você vai usar cheiro-verde e cebolinha. A dica é selar o peixe antes de levar todos os ingredientes para cozinhar.

2. Peixada à brasileira

Essa é uma opção do prato prática e gostosa. Pode-se usar peixes como dourado, cação, pescada ou filhote. O coentro dá um toque especial e marcante para o tempero. Além dos legumes cozidos e dos vegetais picados, o ovo cozido também é usado para incrementar o preparo.

3. Peixada com mix de pimentão

Nessa receita, você vai usar dois tipos de pimentão, o vermelho e o verde. Um ingrediente diferencial do preparo é o azeite de dendê, que deixa o cozido com um gostinho inconfundível. Além disso, o tempero com limão e manjericão é bem fresquinho e saboroso. É uma boa pedida para servir em uma ocasião especial!

4. Peixada cearense

O leite de coco utilizado nessa versão é caseiro e o caldo fica com uma textura simplesmente incrível. Os vegetais usados para compor o preparo são cenoura, repolho, tomate e pimentão. Você pode preparar também um pirão para servir com o prato.

5. Peixada de Pernambuco

Para preparar a opção pernambucana de peixada, é preciso fritar o peixe antes de preparar o molho. Um diferencial são os vegetais usados: batata doce, chuchu, pimentão, cenoura, repolho e tomate. O leite de coco deve ser batido com uma mistura de cebola e pimentão para ficar mais consistente.

6. Peixada com cogumelos

O peixe utilizado nesse preparo é o cação. A versão bem aromática leva ingredientes como o alho-poró, vinho branco e tomilho. O cogumelo shitake fica com uma textura incrível e o tempero é feito com sal e pimenta-do-reino.

7. Peixada com camarão

A combinação deliciosa do surubim com o camarão está presente nessa receita. O molho da peixada leva azeite de dendê, que dá um sabor bem característico para o prato. Além disso, o preparo conta com os três tipos de pimentão.

8. Peixada para Semana Santa

Essa é uma ótima pedida de peixada para fazer durante a Semana Santa, já que é fácil e gostosa. O prato é feito no forno e o peixe usado é o filé de merluza. O creme de queijo deixa o preparo com consistência e sabor pra lá de especiais.

9. Peixada goiana

iStock

Aqui, você vai aprender a fazer uma verdadeira peixada goiana. Os diferenciais dessa versão são o uso da pimenta-de-cheiro e do extrato de tomate. O preparo combina a pescada com o camarão e a sugestão é acompanhar com farofa de mandioca.

10. Peixada capixaba

Essa receita traz uma peixada “colorida” com urucum e azeite de dendê. O tempero especial do peixe é feito com suco de limão, sal, pimenta-do-reino e colorau. As duas pimentas utilizadas no caldo são a malagueta e a pimenta-de-cheiro. A dica é usar o caldo para fazer um pirão.

A peixada é um prato bem característico do Brasil e que tem versões diferentes em cada região. Com certeza, uma dessas opções vai te agradar e fazer sucesso na sua mesa pelo sabor delicioso. Aproveite e veja também receitas de pirão e peixe cozido!

PARA VOCÊ