15 receitas de sorbet tão gostosas que vão te fazer correr para a cozinha

Você conhece o sorbet? Ele é parecido com o sorvete, mas também lembra a raspadinha. Isso acontece porque ele é feito com água. Além disso, o mais comum é usar frutas para o preparo desse doce. O resultado é extremamente refrescante.

Publicidade

Para quem busca uma sobremesa saudável, o sorbet pode ser uma ótima aposta. Já que é possível prepará-lo apenas com frutas e água. Também há opções com açúcar e até mesmo com vodka. Veja na lista abaixo:

1. Sorbet de manga com gengibre

Essa é uma receita simples, mas que pode te surpreender. Isso acontece porque ela combina o sabor adocicado da manga com o ácido do limão e o picante do gengibre. Para um resultado bem gostoso, escolha uma manga bem madura. Ah, e quanto menos fiapos ela tiver, melhor.

2. Sorbet de manga

Publicidade

Para testar essa opção em casa, é preciso levar a manga descascada e cortada em cubinhos para o congelador. Ela deve ficar lá por, pelo menos, 5 horas. Quando a fruta estiver congelada, você deve batê-la no liquidificador até obter uma textura cremosa. Para mais sabor, você pode colocar o sorbet em uma forma com um pouco de suco de groselha. Depois disso, já dá para servir ou deixar por mais 2 horas no congelador.

3. Sorbet de caqui

Aqui, a fruta deve ser primeiro descascada e coada. Então, é necessário levá-la ao fogo médio. O próximo passo consiste em acrescentar açúcar até obter um creme. Nesse passo, a espera é em média de 30 minutos. Para finalizar, só é preciso acrescentar um pouco de limão.

Publicidade

4. Sorbet de banana

Se você quer uma receita extremamente simples, confira essa daqui. A banana deve ser descascada, cortada e levada ao congelador. Quando ela estiver congelada, basta bater no liquidificador com iogurte natural. Quando a textura estiver um creme liso, seu sorbet está pronto. Caso queira, você ainda pode acrescentar um pouco de cacau.

5. Sorbet de açaí

iStock

A polpa do açaí também pode ser usada no preparo do sorbet. Você confere uma receita que conta com o acréscimo de merengue italiano. Além disso, tapioca flocada é usada como cobertura. O resultado é um sorbet com um gostinho bem brasileiro.

6. Sorbet de lichia

Nessa receita, a lichia descascada, sem semente e batida no liquidificador deve ir ao fogo. Na panela, é preciso acrescentar também água e açúcar. Depois de 10 minutos, espere o creme esfriar. Se tiver uma sorveteira, ele deve ser processado por 20 minutos. Caso não tenha, basta levar direto para o congelador. Depois de firme, acrescente claras em neve com uma pitada de sal e deixe no congelador mais um pouco.

7. Sorbet de fruta do conde

Aqui, o sorbet é feito apenas com quatro ingredientes. Então, anote o que você vai precisar: fruta do conde, limão, açúcar e água. Assim como a lista de itens é curta, o passo a passo é simples. Mesmo assim, o sabor é bem gostoso. Por isso, vale a pena experimentar.

8. Sorbet de framboesa e maçã

iStock

Publicidade

Feito apenas com polpa de framboesa congelada, suco de maçã congelado e água, essa é uma receita saudável. Além disso, é ideal para quem não quer passar muito tempo na cozinha. Para o preparo, só é preciso bater tudo no liquidificador. Então, seu sorbet estará prontinho para o consumo.

9. Sorbet de banana com limão

Essa é uma receita que tem como base a banana congelada. Ela conta com um passo a passo simples. Outra vantagem é que ela pode ser feita com ou sem sorveteira. Além disso, o toque de limão deixa o sabor equilibrado. Isso pode ser ideal para quem não quer uma sobremesa tão doce.

10. Sorbet de três frutas

Manga, banana, framboesa e água de coco são os ingredientes necessários para essa receita. O primeiro passo consiste em congelar todos os itens. Depois, é só bater tudo no liquidificador. A textura fica cremosa e ao mesmo tempo refrescante.

11. Sorbet de limonada rosa

Aqui, você aprende a fazer o sorbet em sorveteira ou apenas com o liquidificador. Para testá-lo em casa, só é preciso ter limões, água, suco de framboesa e açúcar. A lista de ingredientes é curtinha, mas o sabor pode te surpreender. Então, que tal testar em casa?

12. Sorbet alcóolico de melancia e limão

A melancia é mega refrescante, além disso, conta com um sabor incrível. Por isso, fazer um sorbet com essa fruta é uma boa aposta. Além da fruta, limão, açúcar, sal e vodka também são usados. Caso você não queira uma versão alcoólica, basta deixar o último ingrediente de fora. Independente da sua escolha, o resultado será muito bom.

Publicidade

13. Sorbet de Spritz

Muito consumido no verão, o Aperol Spritz é um drink bem refrescante. Você já pensou em usá-lo como base para um sorbet? Essa é a proposta dessa receita. Ela mescla Aperol, espumante, suco de toranja, açúcar, xarope de glucose e limão.

14. Sorbet de morango e mirtilo

Essa receita é feita com água, açúcar, morangos, mirtilos e limão. Com um preparo simples, você sempre vai querer testá-la em casa. Sem contar que a lista de ingredientes é curtinha. Então, que tal correr para cozinha experimentar?

15. Sorbet de maracujá doce

iStock

Para fechar a lista, um sorbet de maracujá doce. Essa é outra opção alcoólica, mas que leva cachaça. Uma questão que pode ser um problema é que essa receita exige o uso de uma sorveteira. Se você tiver uma, pode se deliciar com o resultado.

Na maioria das vezes, fazer o sorbet é algo bem prático. Só é preciso ter um pouco de paciência para obter a textura ideal. Além disso, é uma boa alternativa de sobremesa saudável. Você ainda pode ver receitas de sorvete e picolé para doces refrescantes.