10 receitas de tempero baiano para deixar a comida com sabor arretado

Escrito por                          

O tempero baiano tem sabor marcante, aroma intenso e combina, principalmente, com carnes e caldos. A ideia é dar um gostinho diferente para os alimentos, mas a regra principal é explorar novos sabores e combinações. Que tal fazer em casa? Confira receitas que vão te ajudar:

1. Tempero baiano fácil

Esta receita é para você que ainda está dando os primeiros passos na cozinha. É bem fácil de fazer e leva apenas coentro moído, colorau, sal, coentro em folhas, orégano, açafrão, pimenta calabresa e cominho puro. Coloque tudo no processador e o tempero estará pronto.

2. Tempero baiano com colorau

O colorau é o grande destaque desta sugestão. A ideia é fazer um tempero que dure por mais tempo e fique ótimo com carnes e molhos. Separe também açafrão da terra, orégano, manjericão, pimenta calabresa, pimenta-do-reino e cominho. Para o preparo, é só adicionar todos os ingredientes no liquidificador ou processador, para moer e misturar bem os sabores.

3. Tempero baiano com Ajinomoto

Para fazer essa versão, você vai precisar de colorau, páprica, açafrão, orégano, pimenta calabresa, noz-moscada, pimenta-do-reino, cominho, louro, curry, manjericão, coentro, cebola, alho, salsa, alecrim e tomilho. Todos os ingredientes são misturados em um recipiente e depois levados para o liquidificador. Tudo bem simples e prático.

4. Tempero baiano com manjericão

Se você gosta de manjericão, esta é opção ideal para você. Para fazê-la você vai precisar de pimenta calabresa, pimenta-do-reino, açafrão-da-terra, cominho, salsa, coentro, manjerona, páprica picante e, é claro, o próprio manjericão. Assim como nas sugestões anteriores, misture tudo no mixer ou liquidificador.

5. Tempero baiano picante

Gosta de um tempero mais picante? Coloque em seu liquidificador pimenta calabresa, cominho, coentro em folhas, pimenta-do-reino, colorau, coentro moído, sal, açafrão e orégano. É só misturar tudo e pronto, já pode usar o tempero para fazer pratos supersaborosos.

6. Tempero baiano com cúrcuma

A receita é bem simples de fazer, basta misturar no liquidificador cominho, coentro, orégano, cúrcuma, pimenta calabresa, pimenta-do-reino, sal, cebola seca, açafrão, colorau, louro seco, gengibre em pó, manjericão e salsa seca. Uma sugestão é bater primeiramente os ingredientes maiores, como a cebola, para facilitar a mistura e não sobrecarregar o liquidificador.

7. Tempero baiano com pimenta branca

O diferencial desta sugestão é o uso da pimenta branca, que vai dar um toque extra de sabor. Basta misturar com orégano, pimenta calabresa, açafrão, coentro em pó e pimenta-do-reino. A receita ensina como misturar os ingredientes sem o uso de liquidificador ou processador.

8. Tempero baiano com lemon pepper

Esta receita utiliza temperos diferenciados, para deixar tudo ainda mais saboroso. Você vai precisar de lemon pepper, limão com ervas, pimenta síria, salsa, cebolinha, bacon, chimichurri, coentro e cominho. Basta colocar no processador para misturar.

9. Tempero baiano

Seu objetivo é preparar a versão tradicional? É só seguir esta receita! Em um liquidificador bata os seguintes ingredientes: sal grosso, colorau, pimenta-do-reino, pimenta calabresa, folhas de louro, manjericão, salsa desidratada, orégano, coentro moído, tomilho, noz-moscada em pó, alho desidratado, alecrim, cominho em pó e açafrão-da-terra.

10. Tempero baiano especial

Esta receita é especial e traz um mistura única de sabores. Você vai precisar de colorau, açafrão, cominho, coentro, páprica, louro em pó, tomilho, manjerona, alecrim, orégano, alho em pó, cebola em pó e noz-moscada em pó. Misture tudo em uma vasilha com a ajuda de uma colher.

Com todas essas sugestões, você poderá fazer pratos deliciosos e com sabor marcante. E que tal aproveitar esse tempero para preparar um delicioso contrafilé de forno?

PARA VOCÊ