9 receitas de tomahawk para fazer bonito no churrasco

Escrito por    
Em 05.08.20

O tomahawk é um corte americano de contrafilé com osso da costela. É bem parecido com o prime ribe, a diferença está no tamanho do osso: o do tomahawk é maior. Isso faz com que a carne seja bem saborosa e ainda conte com um charme na hora da apresentação. Gostou? Então, confira as melhores receitas na lista a seguir:

Continua após o anúncio

1. Tomahawk simples

Se é praticidade que você busca, chega mais conferir essa receita. Aqui, a carne é temperada apenas com sal e vai para a churrasqueira. Primeiro, é preciso deixar a carne grelhar por 3 minutos de cada lado. Depois, a grelha é erguida e é preciso esperar mais 3 minutos.

2. Tomahawk selado

Essa é uma receita bem parecida com a anterior. A primeira diferença é que o sal entra em cena apenas com a carne já no fogo. Isso garante que ela fique bem suculenta. A outra é que depois que a grelha vai para cima, é preciso deixar a carne no fogo por 3 minutos de cada lado.

3. Tomahawk com parrilha

Quer preparar sua carne como argentinos e uruguaios? Então, confira essa opção em que o tomahawk é assado na parrilha. Aqui, você confere como atingir dois pontos: mal passado e ao ponto.

4. Tomahawk com alho

Sal e alho são temperos simples, mas que já dão um sabor para lá de especial para a sua carne. O tempo na churrasqueira é de aproximadamente 20 minutos, sendo que na parte final, a carne é tampada. Vale a pena conferir todos os detalhes no vídeo.

Continua após o anúncio

5. Tomahawk na cerveja

Nessa receita, a carne deve descansar em uma combinação de sal e cerveja por aproximadamente 15 minutos. Depois disso, ela já vai para a brasa. Além disso, aqui a dica é que a carne fique entre mal passada e ao ponto. Assim, você garante suculência e maciez.

6. Tomahawk com sal defumado e azeite

Sal defumado, pimenta-do-reino e azeite são os ingredientes escolhidos para temperar a carne. Além disso, essa receita conta com um diferencial: o osso é envolto por papel-alumínio antes de ir para a grelha.

7. Tomahawk com manteiga e tomilho

A primeira dica dessa receita é deixar a carne fora da geladeira por 1 hora e meia antes de iniciar o preparo. Isso porque em temperatura ambiente, é possível selar bem o tomahawk. O tempero inicial fica por conta de sal e pimenta-do-reino e, na sequência, vai para grelha. Depois, manteiga e tomilho entram em cena e é hora de finalizá-la no forno.

8. Tomahawk com vinagrete de abacaxi

Quer diferenciar na hora do churrasco? Então, essa receita é certeira para você experimentar. Isso porque além de aprender a fazer o tomahawk, você confere o passo a passo de um vinagrete de abacaxi que foge bastante do comum.

9. Tomahawk suíno

Continua após o anúncio

Tem tomahawk suíno? É claro! Ele vem do lombo e pega também o osso da costela. Aqui, há duas versões: uma em que a parte do osso está sem a carne da costela e outra em que ela está presente. Esse é um corte bem macio, suculento e que vale a pena experimentar

Como você deve ter percebido, essa é uma carne que deve ser feita mal passada ou ao ponto para que todo seu sabor possa ser aproveitado. Além disso, é recomendado que seu preparo seja feito em grelhas ou churrasqueiras, pois sua superfície não é regular. E para deixar a sua refeição ainda mais gostosa, confira também diferentes receitas de acompanhamento para churrasco.

PARA VOCÊ