Temperos: guia completo de técnicas e misturas cheias de aromas e sabores

Temperos: guia completo de técnicas e misturas cheias de aromas e sabores

A combinação de temperos, também conhecida como composição aromática, é um conjunto de preparações cuidadosamente elaboradas com vegetais, ervas e especiarias. Essas misturas têm como objetivo principal proporcionar um sabor irresistível, aromas envolventes e texturas agradáveis aos caldos, fundos e outros preparos culinários.
Imagine-se explorando a arte culinária, adicionando sabores, aromas e aprimorando a aparência dos seus pratos. Para isso, que tal aprender mais sobre essas poderosas composições aromáticas? E assim, desvendar os mistérios dos temperos usados em cozinhas profissionais. Com estas dicas, você poderá elevar suas criações gastronômicas a um novo nível de sabor e deleite.

Combinações básicas

  • Vegetais básicos: cebola, cenoura e alho-poró. Esses ingredientes são muito utilizados nas composições aromáticas, devido aos seus sabores e aromas únicos. E para liberar os sabores e aromas, que se misturam aos líquidos, eles podem ser refogados ou tostados junto aos preparos.
  • Ervas básicas: salsa, tomilho e alecrim. Esses ingredientes também são importantes como temperos, por trazerem um frescor e sabor herbáceo, que adicionam complexidade e equilíbrio aos pratos.
  • Especiarias básicas: pimenta-do-reino, cravo e canela. Utilizadas para promover gustações e fragrâncias intensas às preparações. Nestes casos, são utilizadas pequenas quantidades para realçar e, apenas, complementar os outros ingredientes.

Portanto, ao combinar esses e outros ingredientes aromáticos no seu dia a dia, você pode obter diversas preparações cheias de sabor e profundidade, e assim apreciar uma comida deliciosa com quem você ama!

Principais combinações aromáticas

A seguir, você irá conhecer as principais combinações utilizadas nas cozinhas profissionais:

  • Salmoura: uma técnica em que o sal é utilizado para marinar o alimento ou temperá-lo durante o cozimento. Você pode aplicar o sal de diferentes formas, como polvilhando-o (sal fino ou grosso) ou esfregando-o (sal grosso). Além disso, você pode acrescentar vegetais, ervas e especiarias para realçar cada mordida. Para aprender melhor sobre a técnica, confira como fazer salmoura.
  • Vinha d’alhos: uma marinada feita com vinho ou vinagre diluído, salmoura e uma combinação de temperos como alho, cebola, pimenta em grãos, entre outros ingredientes, que trazem um toque especial às suas marinadas.
  • Mirepoix: são vegetais aromáticos utilizados na culinária para criar pratos cheios de sabor, cor e com uma bela apresentação. Normalmente, utiliza-se uma proporção de 1/4 de cenoura, 1/4 de salsão e 2/4 de cebola. Para mais informações, confira como fazer mirepoix.
  • Matignon: uma versão da mirepoix na qual adicionamos, além dos vegetais, a gordura animal, como bacon ou presunto. Essa mistura é utilizada para promover um sabor ainda mais marcante aos preparos.
  • Purês: vegetais e legumes aromáticos e coloridos, que são reduzidos a purês e adicionados aos pratos com o intuito de evidenciar sabores e proporcionar uma aparência ainda mais agradável.
  • Bouquet Garni: uma combinação de salsão, cenoura, salsinha e funcho (erva-doce), amarrados juntos. Essa mistura é colocada em fundos, molhos ou sopas, e retirada ao final, incrementando sabores e aromas formidáveis. Os ingredientes do bouquet podem variar de acordo com a região ou seu gosto. Confira os segredos de como fazer Bouquet Garni e aproveite para deixar seus pratos mais sofisticados.
  • Sachet d’épices: uma mistura de alho, folha de louro, pimenta em grão e talo de salsinha, envolvidos em um pano fino. Assim como o bouquet, o sachet d’épices é retirado após ser utilizado para temperar o prato.
  • Cebola Brulée: uma cebola cortada ao meio e tostada em uma chapa ou frigideira. Além de trazer um toque defumado ao prato, ela também intensifica a coloração de fundos e molhos escuros.
  • Cebola Piquée: cebolas descascadas e cortadas ao meio, com um pequeno corte lateral no qual é espetado uma folha de louro e dois cravos-da-índia, um de cada lado do corte. Essa combinação é muito utilizada no preparo do molho bechamel e de algumas sopas, trazendo um aroma delicioso e cremosidade incomparável.
  • Herbes de Provence: uma mistura tradicional de ervas que geralmente contém alecrim, manjericão, manjerona, louro e tomilho. Ou seja, uma explosão de sabores e aromas incríveis. Às vezes, você também pode incluir folhas de lavanda e, assim, trazer uma refrescância maravilhosa ao prato.

Sendo assim, agora é o momento de soltar sua criatividade na cozinha e experimentar todas essas técnicas e misturas. Deixe seus sentidos guiarem suas mãos e permita-se criar pratos com sabores e aromas surpreendentes. Aprecie cada momento do processo e descubra como essas técnicas podem transformar sua experiência gastronômica em algo verdadeiramente excepcional. Está pronto para explorar o mundo da culinária e encantar seu paladar? Veja os tipos de cortes de legumes e aprenda a transformar as texturas dos seus pratos também.

Publicidade

Carolina Costa é pós-graduada em gastronomia no Senac e professora na FMU. Organiza eventos gastronômicos, produz conteúdo no perfil @2_nacozinha e é food styling.