Como cozinhar mandioca: dicas certeiras para a textura perfeita

Aprender como cozinhar mandioca pode ser muito útil para o dia a dia na cozinha já que esse tubérculo de origem brasileira é extremamente versátil. Ele pode ser servido como acompanhamento ou ser usado para o preparo das mais variadas receitas. Com uma textura macia e um sabor delicioso, fica difícil resistir ao ingrediente.

Publicidade

Como cozinhar mandioca

iStock

Cozinhar a mandioca em casa é uma tarefa tão simples, que você vai querer ter sempre esse ingrediente na mesa durante as suas refeições. Ficou curioso? Então, confere só como essa é uma tarefa fácil.

Ingredientes

  • Mandioca
  • Água

Como fazer

  1. Se você comprar a mandioca com casca, corte-a em pedaços grandes e lave-a bem;
  2. Faça cortes no sentido do comprimento e vá retirando a casca. Lave-a novamente;
  3. Leve uma panela com água suficiente para cobrir a mandioca ao fogo para ferver;
  4. Então, adicione a mandioca e deixe-a cozinhar por 20 minutos;
  5. Adicione o sal a gosto e, caso seja necessário, adicione mais água, pois a mandioca deve ficar coberta por todo o cozimento;
  6. Quando ela começar a abrir, cheque se a textura está mole. Se estiver, desligue o forno e escorra.

Você pode servir a mandioca como acompanhamento para aquele arroz com feijão do dia a dia ou até mesmo preparar um prato mais elaborado, como um escondidinho.

Outras formas de cozinhar mandioca

Não existe apenas um jeito de como cozinhar mandioca e, se você quiser conhecer outras alternativas, basta conferir as receitas abaixo:

Mandioca na panela de pressão

Publicidade

Se você quer cozinhar sua mandioca em pouco tempo, a panela de pressão pode ser uma ótima aliada. Aqui, só é preciso deixar o tubérculo no fogo por 20 minutos após a panela pegar pressão. O tempo é curtinho, mas o sabor fica irresistível.

Mandioca no micro-ondas

Também é possível cozinhar a mandioca em pouco tempo sem uma panela de pressão. A dica dessa receita é usar um micro-ondas para atingir esse objetivo. O tubérculo deve ir ao eletrodoméstico coberto por água e em um recipiente de vidro tampado. Para isso, é possível utilizar um prato.

Publicidade

Mandioca cozida temperada

Para que a mandioca já saia prontinha da panela, a sugestão dessa receita é cozinhá-la junto com alguns temperos. Para isso, utilize manteiga, orégano, sal e tempero pronto. Você também pode usar itens de sua preferência para obter um resultado que agrade o seu paladar.

Mandioca cozida com carne

Com essa receita, você aprende a fazer um prato de uma panela só: mandioca com costela. Os outros ingredientes usados são sal, pimenta-do-reino, cebola, alho, vinho branco ou cerveja, tomate, alecrim, folha de louro e cheiro-verde. Poucos ingredientes podem render uma refeição pra lá de gostosa e essa receita é a prova disso.

Agora que você já aprendeu como cozinhar mandioca, que tal conferir algumas receitas de purê de mandioca? Aproveite!