10 receitas com bardana para saborear um prato oriental bem diferente

Por
Atualizado em 22.09.20

A bardana é uma planta originária da Europa, conhecida popularmente como gobô. Muito usada na culinária oriental e em especial na japonesa, ela é rica em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A e vitamina B1. Ficou curioso e com vontade de experimentar pratos feitos com esta delícia? Então, confira a lista a seguir com as melhores receitas que levam a raiz!

Publicidade

1. Kimpira de bardana

Um prato delicioso e com aquele gostinho marcante de comida oriental, o kimpira é nada mais do que uma bardana refogada com cenoura e gergelim. Simples de fazer, ele pode ser servido tanto no almoço, quanto na janta. Como esta receita leva shoyu, não precisa colocar sal, ok?

2. Bardana ao molho de hibisco

Com um colorido superlindo e chamativo, esta opção vai deixar todo mundo de queixo caído. Você só vai precisar de raízes de bardana, alho-poró, gengibre, azeite de oliva extra virgem e molho de hibisco. Confira o vídeo e aprenda o passo a passo certinho de como fazer esta delícia.

Publicidade

3. Misssoshiru com bardana e inhame

Uma refeição para lá de completa, este misssoshiru com bardana e inhame promete deixar todo mundo satisfeito e muito feliz. Uma ótima opção para um dia chuvoso e bem friozinho, esta sopa japonesa precisa estar no seu menu. Prepare aí na sua casa e esteja pronto para receber muitos elogios.

4. Cozido de legumes japonês

Publicidade

Perfeito para servir como acompanhamento, este cozido de legumes japonês é bem sustancioso e ainda possui um sabor incrível. O gostinho de comida oriental fica por conta do óleo de gergelim, do hondashi, do shoyu e do mirin. Simplesmente não tem como dar errado, não é mesmo?

5. Nishime com bardana

Também conhecido como chikuzenni, o nishime é um prato clássico japonês, muito popular no ano novo, mas é claro que você pode fazer em qualquer época do ano. Muito prático e simples de fazer, ele pode ser preparado até por quem não tem muita experiência na cozinha.

6. Tempurá de bardana

Uma das comidas japonesas mais famosas no Brasil é o tempurá. Os legumes fritos com uma massinha para lá de especial fazem sucesso em restaurantes e barraquinhas japonesas de feira. Aqui, um ingrediente muito especial é usado: o bardana. Assista ao vídeo para aprender todas as técnicas de preparo e aproveite!

7. Mazegohan com bardana

A tradução literal de mazegohan é “arroz misturado”. Se você gosta de comidas clássicas japonesas, então, esta opção é perfeita para você! Praticamente uma refeição completa, esta delícia leva legumes, massa de peixe e cogumelo shimeji. Teste aí na sua casa e se delicie!

8. Peixe ao molho karei no nitsuke

Quem é fã de peixe vai se apaixonar por esta opção extremamente saborosa e diferente. Aqui, o peixe usado é o tambaqui que acompanha bardana e gengibre fatiado em rodelas bem fininhas. Para deixar tudo bem molhadinho, um molho à base de sake entra em cena!

Publicidade

9. Tonjiru com bardana

Mais uma opção perfeita para os amantes de sopa, esta delícia japonesa é feita com lombo de porco e legumes. A versão mais popular leva missô, mas aqui hondashi, sakê e shoyu são usados para dar um sabor bem gostoso à receita. Não deixe de provar. Com certeza, você vai amar!

10. Japchae de bardana

Para fechar esta lista com chave de ouro, nada melhor do que um clássico da culinária coreana: o japchae. Um prato doce e salgado, ele é feito com contrafilé e uma combinação muito deliciosa de legumes. Não deixe de experimentar esta delícia para variar os seus pratos!

São tantas opções de pratos gostosos que você pode preparar com bardana, não é mesmo? Se você quer saborear mais delícias orientais, então, confira estas opções de doces japoneses ótimos para servir como sobremesas naquela refeição.