12 receitas de doces japoneses para se sentir um confeiteiro oriental

Por                                
Em 27.04.20

Não é preciso viajar para outros países para conhecer novos sabores. Com as receitas certas, você consegue reproduzir os mais variados pratos no conforto da sua casa. Pensando nisso, montamos uma seleção com doces japoneses que merecem ser testadas que vão surpreender seu paladar. Veja as opções abaixo:

1. Moti simples

Fácil de ser preparada, esta é uma receita tradicional dos doces japoneses feita a partir da combinação de arroz com água. O preparo começa com estes dois ingredientes sendo batidos no liquidificador. Depois, esta mistura vai para o micro-ondas. Na sequência, é preciso modelar e fritar ou assar o doce. Para servir como acompanhamento, a dica é usar um molho de shoyu com açúcar.

Continua após o anúncio

2. Manju

Que tal experimentar um bolinho feito com feijão azuki? Pode até parecer estranho usar esta leguminosa em uma receita com açúcar, mas para quem gosta de inovar na cozinha, vale a pena experimentar. Isso porque a lista de ingredientes é curta, o modo de preparo é simples e o sabor pode te conquistar.

3. Gelatina de café

Para fazer esta receita em casa, a dica é combinar uma gelatina sem sabor com café. Além disso, açúcar também entra em cena para adoçar a sobremesa. Na hora de servir, a sugestão é cobrir o doce com chantilly e chocolate em pó. Sem segredos, esta é a opção perfeita para os amantes de café.

4. Anko

Anko nada mais é do que uma pasta feijão adocicada. Aqui, o grão escolhido é do tipo azuki. Além dele, esta receita leva apenas água e açúcar cristal. Veja o modo de preparo no vídeo e fique de boca aberta com a facilidade do preparo e com o sabor deste doce.

Continua após o anúncio

5. Daifuku

Esta é uma receita que combina os sabores de duas sobremesas japonesas: anko e moti. Não é só isso, viu? Morango também entra em cena para incrementar o sabor do doce. Aqui, o morango é envolto pela pasta de feijão e, por fim, pelo bolinho de arroz.

6. Dorayaki simples

A dorayaki é tipo uma panqueca japonesa. Ela é feita com ovos, farinha de trigo, açúcar, água, essência de baunilha e fermento em pó. Como esta é uma versão simples, você aprende a fazer apenas a massa. Caso você queira, dá para usar anko, Nutella, doce de leite ou geleia como recheio.

7. Dorayaki com anko

Nesta receita, você aprende a fazer a versão tradicional do doce em que a panqueca leva como o recheio de pasta de feijão. Aqui, você confere o modo de preparo tanto do anko quanto da massa.

8. Mitarashi dango

O mitarashi dango é um doce composto por bolinhos de arroz servidos em um espeto e cobertos por uma calda adocicada. Contudo, nesta receita, dois pós de arroz são usados no preparo da receita e não o grão inteiro. Se você quer praticidade, vale a pena conferir esta opção.

9. Ampan

Continua após o anúncio

                   

Em formato de rosquinha, esta é uma receita de uma massa recheada com pasta de feijão. Feita no forno, esta é uma opção em que a massa conta com ingredientes facilmente encontrados. O que pode ser mais difícil para você achar é o feijão azuki para o recheio.

10. Taiyaki

Em formato de peixe, o taiyaki é um bolinho recheado. A massa é feita com farinha de trigo, fermento, bicarbonato de sódio, ovo, açúcar e leite. Uma sugestão de recheio que é comum no outono japonês é a batata-doce, mas você também pode usar Nutella, por exemplo.

11. Cheesecake japonês

A versão japonesa do cheesecake se parece mais com um bolo tradicional, porém conta com uma boa quantidade de cream cheese no preparo. A textura fica bem leve e macia, o que lembra até uma nuvem. Tudo isso com um sabor incrível e um passo a passo descomplicado.

12. Oshiruko

Esta é uma receita de doce de feijão azuki em que os grão ficam inteiros. Isso faz com que o modo de preparo seja extremamente prática. Comumente, o shiruko é servido com o moti.

Agora que você já conferiu receitas bem gostosas de doces japoneses, que tal também aprender como preparar um bom lamen? Este é um prato bem conhecido que vai fazer um grande sucesso na sua mesa. Vale a pena conferir!