A culinária japonesa é conhecida por sua diversidade e por um sabor agridoce característico. Além disso, graças à imigração japonesa no Brasil, ela é bastante presente em alguns estados do país. Seja por curiosidade ou por já amar uma comida tão rica, venha conferir as nossas receitas!
Para começar, que tal aprender uma salada japonesa? O sunomono é feito de pepino desidratada e agridoce super simples de fazer. Leva mais ou menos 20 minutos para ser preparado e fica perfeito para ser consumido com arroz!
Publicidade
E falando em arroz, você já ouviu falar no famoso gohan? Ele é um arroz branco japonês e, ao contrário do brasileiro, não é temperado. Ele se faz apenas com água e seu aspecto é mais glutinoso. É a base de quase toda culinária japonesa!
Os onigiris são bolinhos feitos de arroz japonês e envoltos por uma folhinha de nori (alga), geralmente temperados com furikake ou sal e recheados com peixe. É uma ótima opção de lanche ou de almoço. Pode parecer pequeno, mas sustenta muito!
Yakisoba é uma das receitas japonesas mais populares aqui no Brasil e é deliciosa. Trata-se de um macarrão com legumes temperado por um molhinho especial. Este, geralmente é preparado com shoyu e amido de milho! Fica uma delícia!
O guioza está presente em várias culinárias asiáticas, sendo esta a variação japonesa. Trata-se de um bolinho de massa similar a de pastel, recheado de verduras e carne de porco. Pode ser feito a vapor ou frito e é maravilhoso!
Publicidade
Tsukemono é mais uma opção de salada japonesa, mas, dessa vez, em conserva! Ela é levemente ácida e apimentada graças à fermentação e pimenta calabresa. E o melhor: leva 15 minutos para ser preparada!
Conheça essas panquecas japonesas feitas de repolho! O okonomiyaki pode ser complementado com legumes ou carnes e geralmente é consumido com o molho tarê por cima. É delicioso, leva 20 minutos para ficar pronto e rende 10 porções!
A sopa de missô é uma ótima opção para dias de frio, aquecendo até o nosso coração. Ela tem o gosto umami característico da pasta de soja que combina muito bem com os legumes, tofu e cogumelos. Vale a pena experimentar!
Karê é o curry japonês e também é perfeito para o frio! Isso porque, dependendo do tablete escolhido, ele pode ser bastante apimentado. A carne bovina (ou suína), a batata e a cenoura, ficam maravilhosas nesse caldo! Você vai viciar.
Tempurá é nada mais, nada menos, do que um empanado. Uma espécie de bolinho frito e é muito preparado com legumes. Aqui, optamos por um recheio com cenoura, berinjela, abobrinha, brócolis e cebola. Mas você pode fazê-lo com o que quiser!
Publicidade
Teppanyaki é o que chamamos de comida feita na chapa de ferro! Na nossa receita, separamos um salmão com legumes. Com temperos típicos da culinária asiática (shoyu e saquê mirin), ele fica grelhadinho e com um gosto umami incrível!
Katsudon é uma carne empanada na farinha panko e servida com um molho único feito com shoyu, hondashi e açúcar. O gostinho é agridoce e aconchegante, ideal para qualquer refeição. Essa receita rende 2 porções e leva 40 minutos!
Nikuman é um bolinho à vapor muito popular no Japão. Seu recheio mais comum é a carne suína com um tempero umami e misturada com vegetais. A massa é macia, leve, e ele fica maravilhoso quando consumido quentinho!
Esse prato consiste em uma carne fatiada e cebola cozida em um molho, que é servido por cima do arroz. É bastante simples de se preparar e equilibra o salgado, umami e doce. O Gyudon é uma receita sensacional que merece uma atenção!
Yakitori são espetinhos japoneses feitos com carne de frango coberto por um molho agridoce! Eles ficam suculentos e com aquele toque diferente resultado do gengibre. Faça no seu próximo churrasco! Essa receita rende 10 porções.
Publicidade
Nossa receita de Lámen é bastante simples e dá para até 3 porções! Ele consiste em um macarrão com um caldo de frango com missô, hondashi e leite de soja; e uma barriga de porco marinada e agridoce! Delicioso.
A carne suína empanada no Japão se chama Tonkatsu. Servida acompanhada por um molho agridoce e umami específico, ela é crocante e macia. Nossa receita é simples, leva mais ou menos 1 hora e rende 2 porções. Vale a pena!
Um excelente aperitivo , o Kaarage é bastante popular no Japão por sua textura crocante e carne suculenta. Feito a partir de sobrecoxas de frango marinadas, ele tem um sabor salgado, aromático e levemente picante! Experimente!
Aprenda a fazer no conforto da sua casa um sushi simples e muito gostoso. Feito a partir do shari (arroz de sushi), ele é envolto por nori e recheado com kani kama, cenoura, gengibre e pepino! Essa receita rende 32 porções e fica maravilhoso.
O udon é um tipo de macarrão japonês, servido com um caldo. Ele é temperado com shoyu, hondashi, cogumelos, katsuboshi (peixe seco) e alga seca. Além de contar com um delicioso tempurá de camarão e legumes. É perfeito para o inverno!
Para essa receita você vai precisar de 6 ingredientes. O mochi doce é parte da culinária japonesa e faz muito sucesso. Tome cuidado ao rechear, pois a massa é muito delicada e o recheio não deve estar quente.
Um prato delicioso e que leva apenas 30 minutinhos para ficar pronto. Com essa receita de mochi de liquidificador você vai se sentir no japão. Consuma esse mochi com shoyu ou com uma sopa que fica uma delícia. Aproveite!
Essa é uma receita clássica do famoso temaki tradicional. A alga nori se ficar muito tempo em contato com o peixe, perde o toque crocante e tende a ficar mole, então opte por consumir o temaki ainda fresco para garantir a crocância.
Esse arroz é utilizado nos recheios de muitos pratos, especialmente sushis. Após ser temperado com molho su, tradicional da culinária japonesa, o prato adquire um novo sabor e um novo nome: shari. Aprenda a fazer!
Depois de experimentar algum desses pratos, aposto que se apaixonou pela comida japonesa! E caso você seja um grande apreciador da comida oriental, dê uma olhadinha na nossa lista de receitas coreanas. Elas também são incríveis!
Publicidade
Prazer, sou a Thaís! Minha paixão por receitas vem de pequena. Gosto de transmitir todo meu amor e carinho por alguém através da comida. Acredito nesse poder da culinária, de demonstrar afeto. Prefiro cozinhar doces, mas amo um desafio e não desisto até conseguir preparar um prato sem dificuldades (principalmente se for comida japonesa).
minhas listas