6 receitas de arroz japonês que são práticas e gostosas

Escrito por    

O arroz japonês, também conhecido como gohan, possui um preparo simples. Os grãos geralmente são cozidos e temperados com vinagre ou saquê. O resultado pode tanto ser comido sozinho quanto acompanhado por legumes e carnes.

Continua após o anúncio

Outra possibilidade é utilizar o arroz japonês para compor outros pratos, como sushis, temakis e onigiris. O sabor e a textura do preparo são marcantes e vão te deixar com água na boca. Confira uma seleção de receitas de arroz japonês para se encantar na primeira garfada:

1. Arroz japonês fácil

O arroz japonês dessa receita é lavado por cerca de quatro vezes. Os grãos são cozidos em água de 20 a 40 minutos. É um preparo simples e que pode servir para compor diversos pratos da culinária oriental, além de possuir um gostinho inconfundível.

2. Arroz japonês com molho Shari

Essa receita traz o arroz japonês lavado, temperado com sal e cozido em água. O molho Shari que tempera o prato é feito em uma panela e leva vinagre de arroz e açúcar. O tempero é adicionado com o arroz já pronto. É uma versão fácil de fazer e apetitosa!

3. Arroz japonês com tempero para sushi

Continua após o anúncio

A mistura utilizada para temperar esse arroz japonês é preparada separadamente e feita com líquido de tempero para sushi, sal e açúcar. O arroz deve ser lavado, deixado de molho em água e, então, cozido. Depois a combinação do tempero é reunida com os grãos, que devem secar por 15 minutos. É uma receita fácil de fazer e o resultado é muito gostoso!

4. Arroz japonês com kombu

Essa receita traz um arroz japonês que é lavado até a água ficar transparente e escorrido durante trinta minutos. Os grãos são cozidos com kombu e água sem tampar a panela até secar e depois devem ser mantidos na panela tampada por mais dez minutos. O tempero é feito com uma mistura dissolvida de vinagre, açúcar e sal. É uma opção deliciosa e que vai te ajudar a montar refeições ainda mais completas!

5. Gohan com arroz comum

O diferencial dessa receita é que ela pode ser feita com o arroz comum. Os grãos são lavados e devem descansar por cerca de cinco minutos. Depois, o arroz é cozido em água até ficar com uma textura macia. Para temperar é preciso levar vinagre de arroz, sal e açúcar ao fogo até dissolver e depois misturar o molho com os grãos. É uma versão que vai fazer sucesso na sua mesa!

6. Arroz japonês com vinagre de maçã

Continua após o anúncio

Uma dica dessa receita é, se necessário, substituir o vinagre de arroz geralmente utilizado nos preparos por vinagre de maçã. Os grãos são lavados, escorridos e deixados de molho. O arroz, então, é cozido e temperado com uma mistura dissolvida de açúcar, sal e vinagre. É uma opção prática e que irá agradar a todos!

O preparo do arroz japonês é fácil e leva apenas alguns minutos. Os grãos podem ser utilizados para compor pratos ou então para acompanhar refeições. As versões variam de acordo com os temperos utilizados e formas de cozimento. Confira também receitas de sushi e shimeji!

PARA VOCÊ