10 receitas com feijão azuki que vão além do básico

Escrito por                          

Muito popular no Japão, o feijão azuki vem ganhando espaço nas mesas brasileiras por suas propriedades diuréticas e por sua composição bastante proteica. Existem várias formas de prepará-lo, então, confira algumas receitas com feijão azuki e incremente as refeições do dia a dia. Você vai adorar!

1. Feijão azuki cozido simples

Que tal preparar o tradicional arroz com feijão, mas usando o feijão azuki? Leve esse ingrediente com alho, água e louro para cozinhar em uma panela de pressão e, depois que tirar do fogo, tempere com um pouquinho de sal. O resultado é simples e muito saboroso!

2. Feijão azuki cozido com páprica e pimenta

Se quiser incrementar, cozinhe e tempere o feijão azuki também com pimenta dedo-de-moça, páprica defumada, cebola, óleo de girassol, salsinha e cebolinha. Por último, finalize tudo com tomilho para deixar um gostinho ainda mais marcante no prato.

3. Feijão azuki cozido com coco

Se você está em busca de uma opção de feijão cozido diferente de tudo que você já viu, essa é a receita certa! Alguns dos ingredientes necessários para prepará-la são: azeite, cebola, tomate, pimentão verde, louro, pimenta preta, sal, leite de coco, entre outros – além, é claro, do feijão azuki e da água.

4. Salada simples com broto de feijão azuki

Essa é uma receitinha bastante simples que combina o feijão azuki germinado com orégano, azeite, pimenta-do-reino e sal. Porém, você pode acrescentar molhos e até outros ingredientes para dar a ela um sabor especial e único. Para preparar, basta misturar todos os itens em um recipiente.

5. Salada colorida com broto de feijão azuki

Cheia de cor, essa salada é perfeita para quem não gosta de pratos simples e sem graça. Com cenoura, abobrinha, repolho roxo, rabanete, broto de feijão azuki, azeite e sal, você prepara o acompanhamento ideal para uma refeição de respeito, mas que também pode ser usado como prato principal, dependendo da sua fome.

6. Salada de feijão azuki com patê de salmão

iStock

O improviso faz parte da culinária. Aqui, a sugestão é misturar ingredientes que você tenha em casa para criar uma salada refrescante e cheia de sabor. Nesse caso, a mistura foi feita com alface, rabanete, patê de salmão defumado e feijão azuki cozido e o tempero ficou por conta de shoyu, azeite e suco de limão.

7. Almôndegas de feijão azuki com sementes

Para fazer deliciosas almôndegas veganas de feijão azuki basta juntar esse ingrediente amassado a uma misturinha de linhaça moída com água e temperar tudo com salsinha, alho, cominho e pimenta preta. Por último, adicione sementes variadas, molde bolinhas e leve para assar.

8. Almôndegas de feijão azuki com caju

Se quiser variar no preparo de almôndegas de feijão azuki, conheça essa receita que é vegana, sem glúten e leva caju, coentro, linhaça triturada, água, pimenta preta moída, tomilho seco, noz-moscada, páprica, alho em pó e, claro, o feijão azuki, que é o protagonista da receita.

9. Bolo de chocolate com feijão azuki

Você sabia que também é possível usar o feijão azuki para preparar receitas doces? Este bolo de chocolate é a prova disso! Além do feijão cozido, você vai precisar também de ovos, água, farinha de amêndoas, farinha de arroz, óleo de coco, chocolate 50% cacau e fermento em pó.

10. Pasta de feijão azuki

A anko é uma pasta feita de feijão bastante tradicional na culinária asiática usada para rechear doces. Para fazê-la, você vai precisar ter em mãos apenas 3 ingredientes – água, açúcar cristal e feijão azuki. Parece estranho, mas é uma delícia!

Quer conhecer outros tipos de feijão? Então, veja essas receitas com feijão fradinho e com feijão carioca e amplie seus horizontes!

PARA VOCÊ