38 receitas com melão para novas apostas culinárias

O melão é uma fruta suculenta e perfumada, rica em vitaminas, água e fibras, que traz diversos benefícios para o corpo e a saúde, já que é antioxidante, aumenta a imunidade e ainda ajuda a combater problemas como diabetes, envelhecimento das células, sintomas de menopausa, doenças cardiovasculares e muito mais.

Publicidade

Além de ser delicioso ao natural, seja fatiado ou cortado em cubos e bolinhas, o melão pode também estar presente em diferentes receitas, tanto doces quanto salgadas e desde as mais simples até as mais elaboradas.

Receitas para o almoço com melão

1. Risoto de camarões com presunto parma e melão: para preparar um almocinho caprichado em ocasiões especiais, nada melhor do que essa receita sofisticada de risoto de camarões com presunto parma e melão, que além de linda e nutritiva, conta com um sabor simplesmente espetacular!

2. Sopa fria de melão e manjericão: leve e deliciosa, essa sopinha é uma entrada perfeita para um almoço no final de semana com pessoas queridas ou pode servir também como prato principal. Além da incrível combinação do melão com manjericão, que é de dar água na boca, ela leva também salsão, cebola crua, sal e pimenta preta a gosto.

3. Petisco de melão com presunto cru: petisco fácil de preparar em casa, diferente e muito gostoso, além de sofisticado e simples ao mesmo tempo. Escolha um melão bem maduro, para que o doce da fruta contraste perfeitamente com o salgado do presunto, que pode ser tanto o cru quanto o parma.

Publicidade

4. Carpaccio de melão com presunto cru: delicioso, fácil e rápido de preparar, já que basta montar no prato, esse carpaccio é ideal para um almoço leve em dias quentes. A combinação do salgado do presunto cru com o doce do melão fica perfeita e o prato é uma boa opção para também servir de entradinha!

5. Salada de rúcula com laranja e melão: se você gosta de experimentar saladas com combinações diferentes de frutas, legumes ou ervas, aposte nessa receita nutritiva, leve e refrescante de salada de rúcula com laranja e melão, e incremente com um vinagre cremoso balsâmico, que garante um sabor agridoce incrível.

6. Salada de melão: que tal preparar em casa uma saladinha básica, refrescante e extremamente saborosa para se deliciar sem culpa no almoço? Você vai precisar de ingredientes como melão maduro, mussarela de búfala, hortelã fresco, azeite de oliva extra virgem, sal, pimenta moída e suco de limão.

Publicidade

7. Salada de melão com tomate cereja e hortelã: essa é uma receita de salada fácil, gostosa e perfeita para encarar os dias quentes do verão, que conta com melão verde, melão amarelo, tomatinhos cereja, cebolinha picada e hortelã. Para ficar ainda mais completa, acompanhe a refeição com um franguinho grelhado.

8. Sopa fria de melão e camarão: que tal essa sopinha fria deliciosa para uma refeição leve e saborosa? A receita leva os seguintes ingredientes: melão maduro, alho, vinagre, azeite, pimenta do reino verde seca, flor de sal, camarões flambados e, para acompanhar, um incrível pão folhado.

9. Salada de melão com dois queijos: se a ideia é incrementar a salada básica de todos os dias, conheça essa receitinha simples que leva ingredientes deliciosos como melão, queijinhos frescos, queijo feta, azeitonas, alfaces, pimento vermelho, pinhões, coentros, pimenta de moinho, azeite e sal.

Receitas de sobremesas com melão

10. Bolinhas de melão com creme de pêssego: apesar de simples, essa receita resulta em uma sobremesa deliciosa e charmosa, perfeita para qualquer horário e ocasião. Para preparar em casa, basta você bater uma lata de pêssego com a calda e adicionar bolinhas ou cubos de melão dentro.

11. Sorbet de melão: uma sobremesa mais natural e refrescante do que essa, impossível. Simples e deliciosa, essa é uma receita de sorbet que leva apenas melão, açúcar e limão siciliano. Dica: como esse tipo de limão tem bastante caroço, coloque uma peneira embaixo do sumo quando estiver espremendo.

12. Torta de melão: conheça essa incrível receita de torta de melão, que é fácil de fazer em casa, docinha e perfeita para servir no final de semana. Para o recheio, tenha em mãos melão, água, creme de leite de soja, leite condensado de soja e amido de milho. Já para a decoração, aposte em um doce feito a partir da casca do melão.

13. Sorbet de kiwi e melão: existe sobremesa melhor e mais saudável para refrescar os dias quentes do que um saboroso sorbet de frutas? Entre os ingredientes, estão açúcar, água mineral, suco de limão, melão de casca amarela picado e kiwis sem casca picados. Antes de servir, deixe o sorbet em temperatura ambiente de cinco a dez minutos.

14. Doce de melão com maçã e canela: para os apaixonados por doces e compotas para combinar com pães e torradas, essa receita não vai decepcionar. Você vai precisar de polpa de melão sem casca e sem sementes, maçãs amarelas, açúcar amarelo, sumo e casca de limão e um pau de canela.

15. Granita de melão: especial para curtir os dias quentes do verão, essa receita de granita de melão é uma solução simples, barata, refrescante e simplesmente maravilhosa. Para preparar, basta bater no liquidificador os três ingredientes. São eles: suco de limão, leite condensado e melão. Decore com folhas de hortelã para incrementar.

Publicidade

16. Sorvete de melão: que tal servir essa sobremesa para toda a família depois de um almoço de domingo? É uma receita de sorvete deliciosa, saudável e vegana que conta com ingredientes como melão, creme de leite de soja (ou creme de leite de castanha de caju) e açúcar ou adoçante a gosto.

17. Sobremesa de melão e pêssego em calda: simples e super prática de preparar em casa rapidamente, essa é uma sobremesa de melão e pêssego em calda deliciosa, que fica doce na medida certa e todos os convidados vão se apaixonar! Tenha em mãos também folhas de hortelã fresco para decorar.

18. Doce de melão com laranja e canela: tem coisa melhor do que incrementar receitas doces com especiarias variadas? Esse é um saboroso doce de melão com sumo de laranja e canela que conta também com raspas de uma laranja e açúcar amarelo. Guarde o doce, ainda quente, em frascos de vidros.

19. Picolé de melão e hortelã: esse picolé de melão e hortelã é uma sobremesa fácil de fazer, saborosa, refrescante e que agrada a todos os paladares. Para o sorvete, você vai precisar apenas de melão, hortelã e açúcar. Já para a calda, aposte em água mineral e açúcar. Assim que congelar, sirva!

20. Doce de melão, menta e iogurte: super leve e gostoso, esse é um doce incrível feito com sopa de melão e menta, que quando combinada com uma deliciosa gelatina de iogurte natural com açúcar e melão fica irresistível. Sirva a sobremesa gelada e incremente com cubinhos da fruta.

21. Doce de ameixa vermelha com melão: se você não dispensa as ameixas no dia a dia, frutinhas perfumadas, doces e ácidas na medida certa, experimente essa receita de sobremesa que combina ameixas vermelhas com melão e outras especiarias, como canela, cravos, anis, mel e limão.

22. Compota de melão e meloa com baunilha: essa é uma irresistível receita de compota que combina a frescura da meloa com o doce do mel do melão e o sabor quente de especiarias. Tenha em mãos ingredientes como limão, açúcar, canela e baunilha e guarde o doce em um pote esterilizado.

23. Doce de melão com especiarias: que tal inovar nas receitas de doces e compotas? Essa aqui ensina o passo a passo delicioso e simples de preparar, que combina as fatias da polpa de melão com açúcar amarelo, vinho Moscatel e especiarias básicas como canela e anis, que dão um toque especial à sobremesa.

24. Doce de melão com tomate: prepare para toda a família uma suculenta e inovadora sobremesa de melão com tomate. O cheiro adocicado da fruta combinado com o açúcar amarelo e o aroma doce da canela vão deixar a sua cozinha inteira perfumada e ainda proporcionar um sabor inesquecível.

Publicidade

25. Doce de melão com maçã e laranja: ideal para incrementar pães e torradas em um café da manhã caprichado ou lanchinho da tarde, esse doce simples e delicioso leva os seguintes ingredientes: melão, maçãs, açúcar amarelo, mel, casca e sumo de limão, casca e sumo de laranja e canela.

26. Compota de melão e pera: tem coisa melhor do que combinar um pãozinho fresco com uma boa compota de frutas? Aprenda essa receita doce de melão e pera que conta também com os outros ingredientes tradicionais, como açúcar amarelo, sumo de limão e canela. Com certeza você vai amar!

27. Doce de melão com amêndoas: se você tem melões em casa e não sabe como inovar nas sobremesas com a fruta, a dica é preparar um doce bem prático e perfeito para acompanhar uma boa xícara de chá durante a tarde. Você vai precisar também de açúcar, canela, limões e amêndoas, que garantem uma textura incrível ao doce.

28. Madeleine de melão: o resultado dessa receita de madeleines são apetitosos biscoitinhos com uma textura e sabor incríveis, ótimos para matar a vontade de doce em qualquer momento do dia. Tenha em mãos ovos, açúcar refinado, farinha de trigo, fermento, essência de melão cantaloup e manteiga sem sal.

29. Picolé de melão e pistache: esse é um delicioso e refrescante sorvete de melão, que é simples de preparar, docinho e pontilhado de pistaches. Utilize também outros ingredientes básicos como mel e creme de leite fresco (bem gordo e saboroso). Depois de pronto, leve ao freezer para gelar e sirva.

Receitas de bebidas com melão

30. Leite de sementes de melão: essa é uma deliciosa maneira de aproveitar as sementes do melão que geralmente não são utilizadas. É uma receita fácil de preparar, que fica pronta em 20 minutos, rende quatro porções e leva apenas três ingredientes: melão, água e tâmaras sem caroço.

31. Suco de melão e melancia: o resultado dessa receita é um suco nutritivo, bem gostoso, docinho e refrescante. Para preparar, basta adicionar o melão e a melancia (ambos sem sementes e sem cascas) em um liquidificador, bater com água até que a bebida fique uniforme e adicionar folhas de hortelã.

32. Smoothie de melão com laranja e gengibre: aprenda a preparar essa irresistível receita de smoothie de melão com laranja e gengibre, que é muito gostosa e saudável, ideal para um café da manhã bem nutritivo e reforçado. Para adoçar, aposte em ingredientes como açúcar demerara ou mel.

33. Água saborizada com melão, limão e hortelã: nos dias quentes do verão, não há nada melhor do que preparar uma bebida bem saborosa e fresquinha, né? Uma ótima opção é apostar em águas saborizadas, como essa receita que leva melão, limão e hortelã, que além de ter poucas calorias é perfeita para matar a sede com estilo.

34. Suco verde com melão, couve e linhaça: o suco verde é uma excelente opção para desintoxicar o corpo e ingerir os mais diversos nutrientes durante a dieta. Essa receita deliciosa é feita com os seguintes ingredientes: água de coco, melão, couve, pepino com casca e linhaça dourada. De preferência, não coe e não adoce.

35. Vitamina de melão com banana: o melão utilizado para essa incrível receita de vitamina com banana é o cantaloupe, que além de ter uma cor linda, é bem doce, saboroso e muito fácil de encontrar. A bebida é fácil de fazer, rende duas porções e fica pronta em apenas 15 minutinhos.

36. Suco de melão, hortelã e limão: que tal essa sugestão de suco simples super refrescante e saboroso? Você vai precisar de ingredientes como melão amarelo cortado em cubinhos, água gelada, hortelã, limão tahiti, açúcar ou adoçante a gosto (de preferência, utilize o demerara). Bata bem até ficar uniforme!

37. Suco de melão, agrião e laranja: precisa de receitas novas para fugir do comum no projeto verão? Conheça esse delicioso suco de melão, agrião e laranja, que além de muito saudável conta com propriedades que auxiliam no emagrecimento. Adicione também água, mel ou açúcar mascavo.

38. Suco de melão com laranja: perfeito para combater problemas como caibras, esse suco de melão com laranja é rico em potássio e super saudável, ótimo para tomar diariamente no café da manhã. Se achar necessário, adoce com o que preferir e também adicione um pedacinho de gengibre para deixar ainda melhor.

Se você tem dúvidas de como conservar o melão em casa, saiba que quando ele ainda está verde, o ideal é que fique fora da geladeira durante dois ou três dias, para que amadureça rapidamente. Porém, depois de aberta, a fruta deve ficar refrigerada e de preferência coberta com um papel filme.