32 receitas com mamão que é um ótimo aliado a sua dieta

Escrito por Priscila Silva

Facilmente encontrado em feiras e em mercados (a fruta tem colheita durante o ano inteiro no Brasil), o mamão é uma fruta que deveria fazer parte da sua dieta diária,  porque é cheio de vitaminas e super versátil. É uma fruta doce, que pode ser ingerida in natura, em receitas doces, em bebidas e até em pratos salgados. Opção é o que não falta para adicionar o mamão à sua vida.

Existem mais de 50 tipos de mamão em todo o mundo! Mas, aqui no Brasil, temos alguns mais conhecidos: o mamão-fêmea, grande e com as pontas arredondadas, o macho (ou mamão-corda), que que é mais fino e comprido, o mamão-da-baía, mais alongado, o formosa, aquele maior que tem na banca da feira, e o papaia, que é o menor deles e o preferido para a culinária!

O mamão é rico em vitaminas A, B, C, E, cálcio, fosforo, ferro, potássio, licopeno e betacaroteno (também presente em outras frutas e legumes de cor alaranjada, como a cenoura, abóbora, manga, damasco, pêssego, maracujá, toranja, entre outros), substância ideal para manter o bronzeado do verão, além de ser antioxidante e combater os radicais livres. Rico em fibras, ele também auxilia na digestão, reduz os níveis de colesterol e é um ótimo aliado para prevenir a constipação intestinal.

Para o café da manhã

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

1. Mamão recheado: para um café da manhã delicioso, nutritivo e saudável, essa é a pedida! Para montar esse visual incrível, basta cortar a fruta ao meio, “colar” amaranto ou granola nas laterais e rechear com iogurte desnatado, amêndoas e damasco.

2. Carpaccio de mamão: esse carpaccio deve ser feito com mamão papaya. Tire a casca e corte a fruta em fatias bem finas, disponha em um refratário, cubra com melado de cana e salpique castanhas de caju quebradas ou moídas grosseiramente. Está pronto o seu carpaccio de mamão!

3. Muffin funcional de mamão: para começar a dieta de forma mais gostosa, aposte nesse muffin. Você pode fazer a versão tradicional, com farinha branca, ou a funcional, com ração humana (composta de gérmen de trigo, linhaça e farelo de aveia). Por causa do mamão, a consistência desse muffin também é um pouco diferente, e lembra bastante a textura de pudim de pão.

4. Mamão recheado crudívoro: opção vegana e perfeita para os adeptos do crudivorismo, aqui vai uma ideia para o menu da manhã (ou até mesmo para ser servido como sobremesa): papaia recheado com papinha de coco verde, uvas verdes e roxas e morangos. Recheie sem dó!

5. Mamão com coalhada e aveia: não tem absolutamente segredo nenhum para esse prato matinal. Basta tirar a casca e cortar o mamão em cubos. Depois, coloque coalhada e aveia a gosto e misture bem. E seu café da manhã está pronto.

Nas refeições salgadas

Foto: Reprodução / Blog Veganana

6. Gaspacho frugívoro com croutons de pepino: esse gaspacho também pode ser chamado de sopa fria ou sopa crua viva. Originalmente espanhola, aqui é apresentada numa versão frugal. Tire a polpa do mamão da casca, tomando cuidado para não furá-la. Liquidifique a polpa de mamão com os tomates, coentro e limão. Sirva dentro da casca do mamão. Corte o pepino em cubos pequenos para os croutons. Salpique com coentro picado sobre o gaspacho.

7. Costelinha de porco com mamão verde: o mamão verde é quem equilibra os sabores do prato. Essa receita é perfeita para dois famintos ou quatro pessoas com fome moderada. Para uma refeição completa, sirva acompanhado de polenta e salada de agrião.

8. Truta assada com salada de mamão verde: aqui o mamão verde aparece com um toque oriental. Por ser bem neutro, a fruta combina bem com comida asiática ou de sabores mais acentuados. Capriche no molho que rega a salada de mamão. Sirva em uma refeição típica.

9. Som tam (salada tailandesa de papaia verde): receita super tradicional na Tailândia, essa salada faz a incrível combinação de mamão, pimenta, camarão seco e molho de peixe. O prato fica visualmente rico, bonito e leve.

10. Salada de mamão verde: receita que não precisa de muita experiência na cozinha, e que arrasa no paladar. Rale o mamão, lave e escorra. Adicione: palm sugar (açúcar tailandês), suco de limão, pimenta dedo de moça, molho de peixe, flor de sal, coentro fresco e hortelã, tudo picadinho. Sirva com carne de siri, desfiada e refogada.

11. Peixe com abacate e molho de papaia: receita que junta duas frutas que parecem não combinar: abacate e mamão – mas que faz um mix delicioso. Prepare o peixe como de costume. Arrume em uma travessa, ao lado das fatias de abacate. Regue com molho de mamão, limão, adoçante e gengibre ralado.

Para beber

Foto: Reprodução / Aromas e Sabores

12. Smoothie de mamão com sementes de girassol: para fazer essa bebida, você precisa congelar o mamão antes. Quando congelada, a fruta fica extremamente cremosa ao ser batida. Por isso, bata cubos de mamão congelado, sementes de girassol, cranberries secas, suco de laranja e cardamomos. Cheio de vitaminas, esse smoothie é uma refeição no copo!

13. Suco de mamão e laranja: suquinho delícia para começar bem o dia. Bata no liquidificador o mamão, o suco de laranja, farinha de linhaça dourada e iogurte natural. Se quiser deixar a bebida ainda mais docinha, adicione um pouco de mel.

14. Shake de mamão com farelo de aveia e mel: esse shake serve para turbinar seu café da manhã ou repor as energias depois de suar a camisa na academia. A junção do farelo de aveia faz toda a diferença, já que tem uma grande quantidade de fibras, que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, aumenta a saciedade e ajuda a diminuir o colesterol.

15. Suco de mamão com morango: sabe aquele dia que você acorda pensando em como quer melhorar a alimentação e a saúde, e se empolga só em pensar na refeição? Essa receita é perfeita para dias assim, porque é linda, saudável, gostosa, e vai te dar um ânimo para continuar com a ideia de melhorar sua alimentação.

16. Vitamina com leite de aveia: a vitamina do dia a dia pode ficar ainda mais gostosa e leve. O segredo? Leite de aveia. Mas, cuidado. Não beba em excesso, porque a junção do mamão, banana e aveia criam a função laxativa.

17. Vitamina básica: quase todo adulto saudável vai se lembrar que tomou um copão dessa vitamina na casa da tia ou da avó quando era criança. A mistura de banana (ou morangos) e mamão papais com leite fica deliciosa, com aquela espuminha na borda do copo…. Só de pensar, dá água na boca!

18. Suco bronzeador: verão, praia, piscina, sol… E a garantia de um bronzeado mais duradouro. Para isso, aposte nesse suco, que combina mamão, cenoura e linhaça. Você pode tomar entre as refeições ou antes de ir para a academia também.

Doces e sobremesas

Foto: Reprodução / Panelaterapia

19. Creme de mamão com calda de morango: sabe o famoso creme de papaia com cassis? Essa é uma versão um pouco mais básica da mesma receita. Aqui, o frozen é feito com iogurte grego e mamão. Depois de batidos no liquidificador, acomode em uma taça, por cima de pequenos cubos de mamão. Para a cobertura, faça uma calda de morango. Decore com hortelã.

20. Frozen iogurte de mamão: perfeita para aqueles dias de calorão, em que o sol não dá trégua, essa receita de frozen é bem rápida e fácil de fazer.  Processe o iogurte (ele deve ficar no congelador antes), mel e os cubos de mamão congelados. Pronto! Sirva em uma taça bonita.

21. Creme de papaia fit: essa é a versão magra de uma das sobremesas mais requisitadas nos restaurantes. Congelar o mamão é essencial para o sucesso dessa receita, pois ele fica bem cremoso, com a consistência que lembra sorvete. Bata tudo junto: mamão, iogurte grego desnatado, farinha de aveia, proteína de arroz, água, mel e chia. Sua sobremesa fit está pronta.

22. Picolé de manga e mamão: férias, calor e criançada em casa. Que tal um picolé para agradar os pequenos e amenizar o calor? Faça os picolés em casa, são bem mais saudáveis, e você pode fazer uma versão vitaminada, como essa, de manga e mamão. Se quiser mais doce, adicione um pouco de mel.

23. Doce de mamão: docinho para fazer e deixar sempre pronto para quando bate aquela vontade de guloseima.  E, o melhor, você pode fazer quando ele ainda estiver verde. Corte a fruta, deixe de molho em água com cal virgem. Depois, lave bem e leve para ferver, até ficar macio. Adicione açúcar e cravo para formar uma calda.

24. Creme de papaia delícia: essa é a versão fitness também da receita famosa, com cassis. Bata o mamão com iogurte, até virar um creme. Leve à geladeira. Para servir, coloque uma cobertura de geleia de frutas vermelhas. Nessa opção, você ganha mais nutrientes e diminui as calorias. Perfeita!

25. Frozen de mamão com licor de cassis: opção para comer sem culpa! Prepare o frozen com iogurte, adoçante e mamão picado e congelado. Na hora de servir, regue com licor de cassis. Se quiser deixar mais vistoso, decore com folhinhas de hortelã.

26. Doce de mamão em calda: para fazer essa receita, você precisa da fruta ainda verde. Corte em tiras finas, ou rale grosseiramente, ferva com água e açúcar, adicione uma pitada de sal, canela, cravo e cardamomos. Sirva puro, com requeijão ou queijo minas.

27. Sorvete cremoso de mamão: esse sorvete fica com uma cor linda, e muito cremoso! Ótima pedida para dias quentes, e também é barata. Sirva com calda ou geleia de amora. Como ela é um pouco azedinha, os sabores casam perfeitamente.

28. Doce de abacaxi com mamão: tão simples e de um sabor tão incrível, que não dá para acreditar. Para saborear esse doce, faça uma calda com água e açúcar. Em seguida, adicione à panela os abacaxis picados, e deixe lá por 20 minutos, ou até que a fruta fique transparente. Adicione o mamão e cozinhe por mais 20 minutos, em fogo baixo. Espere esfriar e pode devorar!

29. Mamão maravilha: esse creme fica com uma consistência aveludada e doce. Ele é feito com mamão, gelatina em pó e sem sabor, açúcar, creme de leite e claras em neve. Sirva bem geladinho (deixe na geladeira por, pelo menos, duas horas).

30. Purê de papaia com limão: sobremesa light, doce na medida certa e bem rápida! Bata no liquidificador o mamão, suco de limão e adoçante. Sirva acompanhado de uma porção de sorvete de creme (mas aí deixa de ser light!).

31. Doce de leite saudável: engana-se quem pensa que não dá para se deliciar com um doce de leite se for semana de dieta. A versão saudável está aqui para provar o contrário. Ela é light e… sem leite! Basta você bater (no processador, liquidificador ou mixer) abacate, mamão e tâmaras. Só isso. Dá para se deliciar com colheradas do doce, ou junto com torradas, pães, frutas, e até usar como recheio para bolos e tortas.

32. Creme brûlée de papaia: uma receita incrível de brûlée de papaia. O doce fica mais bonito se servido dentro da própria fruta (mas, se preferir, você pode usar ramequins). Basta colocar, em camadas: compota de framboesa, mix de sorvete e mamão, e o açúcar por cima, que deve ser queimado com maçarico, até que vire aquela casquinha deliciosa.

Com o mamão verde ou maduro, é possível montar uma refeição ou usá-lo como base para uma. Inclua essa fruta no seu dia a dia para uma alimentação mais saudável.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS