8 receitas com pitaya para se deliciar com a fruta do dragão

Escrito por                          

Também conhecida como fruta do dragão, por causa da sua aparência, a pitaya é exótica e ao mesmo tempo atrativa, suculenta e nutritiva. Com um baixo valor calórico, ela é rica em vitamina C, ácidos graxos e outros nutrientes. Além disso, suas sementes têm ação prebiótica, o que faz bem para o funcionamento do intestino.

Além de todas as vantagens para o organismo, essa fruta é apreciada por muitos paladares e não precisa ser consumida apenas in natura – pode também ser usada para o preparo de sobremesas e algumas bebidas, seja com ou sem álcool. Confira!

Sobremesas com pitaya

Foto: Reprodução / figos e funghis

1. Creme de pitaya: para preparar essa receita em casa, primeiro, é preciso retirar a polpa da pitaya e levá-la ao congelador até que fique com a consistência firme. Depois disso, bata a fruta combinada com banana no liquidificador. Na hora de servir, cubra com o creme de frutas de sua preferência.

2. Sorvete de pitaya: para testar essa opção, é preciso colocar castanha-de-caju de molho por 8 horas. Quando esse tempo passar, bata a oleaginosa com a polpa da fruta, leite de coco, açúcar demerara e coco ralado no liquidificador. Depois disso, basta levar a mistura ao congelador até que ela fique com uma textura consistente.

3. Gelatina de pitaya: essa é uma receita de gelatina vegana, feita com ágar-ágar. Com uma lista de ingredientes bem curtinha e um passo a passo simples, você pode se deliciar com uma sobremesa que é ao mesmo tempo saudável e saborosa.

4. Mousse bicolor: nessa receita, você aprende a preparar duas mousses diferentes, uma de pitaya e outra de maracujá. Mesmo sendo uma sobremesa em duas camadas, o modo de preparo não é nada complicado e a lista de ingredientes não é extensa. Além disso, essa é uma opção saudável para o seu dia.

5. Granita de pitaya: aqui, é preciso levar ao fogo baixo a polpa da pitaya, açúcar, suco de limão e água. Quando o açúcar dissolver, leve a mistura ao freezer até que fique firme. O resultado é um sabor suave e refrescante.

Bebidas com pitaya

Foto: Reprodução / bebida liberada

6. Sakerinha de pitaya: que tal aprender a fazer uma deliciosa sakerinha de pitaya em casa? Você vai precisar apenas da polpa da fruta, de sakê, de açúcar e de gelo. O modo de preparo é bem simples, mas você pode se surpreender com o sabor dessa bebida.

7. Suco detox de pitaya: para testar essa receita, é preciso bater em um liquidificador a polpa da fruta, folhas de hortelã, limão, gengibre, salsão e água de coco. Além de ser um suco desintoxicante, o sabor é incrível. Essa receita rende dois copos.

8. Suco simples de pitaya: o suco de pitaya é feito com a polpa da fruta, leite e açúcar batidos no liquidificador. O resultado é uma textura cremosa e um gostinho muito bom, tudo isso sem ter muito trabalho na cozinha e com o uso de poucos ingredientes.

Acrescentar a pitaya ao seu cardápio pode ser uma maneira muito gostosa de inserir nutrientes ao seu organismo. Se você adora frutas que não são tão comuns, pode querer conferir também algumas receitas com lichia para se deliciar em casa.

PARA VOCÊ