12 receitas de assado de tira para os apaixonados por churrasco

Escrito por    
Em 20.04.20

O assado de tira é um corte da costela dianteira do boi e possui um ótimo equilíbrio de carne, gordura e osso. Perfeito para surpreender os amigos no próximo evento, confira uma seleção de receitas para preparar esse corte e elevar o nível do seu churrasco.

Continua após o anúncio

1. Assado de tira angus simples

Com um preparo simples mas sem economizar no sabor, o assado é cortado em tiras e temperado apenas com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Para incorporar bem o tempero, a carne deve descansar por 5 minutos e será finalizada na brasa bem rapidinho.

2. Assado de tira com sal de parrilla

Um ingrediente simples que vai trazer muito mais sabor para sua carne é o sal de parrilla. Juntamente com a pimenta-do-reino, o tempero da sua tira vai ficar mais especial. Para acompanhar, é servido um delicioso molho cítrico que harmoniza muito bem.

3. Assado de tira com molho tango

Fácil, esse molho não pode ficar de fora do seu churrasco. Ele é feito com ketchup, molho inglês e um mix de pimentas. Já a carne será preparada com sal grosso e é uma ótima pedida para um petisco rápido e saboroso.

4. Assado de tira com salada rústica de legumes

Clássico da parrilla uruguaia, o assado de tira vai te fazer degustar o sabor do churrasco rapidinho. Para uma refeição mais completa, ele pode ser servido com uma deliciosa salada rústica de legumes, que leva tomate e cebola roxa também assados na grelha.

Continua após o anúncio

5. Assado de tira com farofa de banana

A farofa de banana é um acompanhamento recorrente nos churrascos. Que tal impressionar seus convidados preparando essa versão deliciosa? Aqui, além do assado, os ingredientes necessários para a farofa são: banana, manteiga, azeite e cebola.

6. Assado de tira com tempero umami

O tempero umami é da cultura oriental e promete unir o doce, o azedo, o salgado e o amargo. Para isso, separe os seguintes ingredientes: molho de ostra, molho de pimenta, shoyu, óleo de gergelim e tempero oriental para temperar seu assado. É prático, rápido e vai trazer um sabor especial para seu churrasco.

7. Assado de tira marinado

Separe sal de bacon, chimichurri e cerveja para criar um tempero para marinar sua carne e deixá-la com um gosto surreal. Inicialmente com o fogo alto, a gordura será caramelizada e depois a carne será finalizada em fogo baixo por 40 minutos para derreter e distribuir todos os sabores.

8. Assado de tira na cerveja preta

Nessa versão a carne é imersa na cerveja preta, além da marinada com a bebida, ela é temperada com sal, pasta de alho e deve descansar por 40 minutos para incorporar o sabor. Depois, finalize na brasa e você terá uma carne deliciosa para degustar.

9. Assado de tira do acém

Continua após o anúncio

Se você é fã de costela, tem que colocar em prática esse assado. Fácil de preparar, ele é temperado com azeite, sal grosso, chimichurri e promete agradar todos seus convidados. Por possuir osso que é um ótimo condutor de calor, a carne é assada rapidamente na brasa.

10. Assado de tira de wagyu simples

Diferente dos preparos comuns, esse corte de wagyu vai para a brasa sem nenhum tipo de tempero. Depois de ser assado por 3 minutos de cada lado, ele é temperado com sal fino e está pronto para ser apreciado.

11. Assado de tira de wagyu com batata rústica

Um acompanhamento de respeito para seu churrasco é a batata rústica. Nessa receita, ela será frita e terá um sabor levemente picante ao ser temperada com um mix de temperos secos como páprica, páprica picante e sálvia. Já a carne será selada na chapa de ferro em poucos minutos.

12. Assado de tira suíno

Igualmente saborosa, a carne de porco também é uma opção certeira para arrasar no churrasco. Para temperá-la, o ideal é utilizar sal e lemon pepper, uma mistura de limão e pimenta. Confira como assar corretamente para deixá-la douradinha e com uma pururuca suculenta.

Gosta de se aventurar na churrasqueira e busca novos sabores? Confira também receitas de short ribs ou linguiça cuiabana para arrasar!

PARA VOCÊ