16 receitas de berinjela em conserva para provar esse preparo saboroso

Escrito por Luiz Filipe Santos

A berinjela em conserva é uma opção que possui um sabor agradável, textura inconfundível e pode ser guardada por um tempo razoável na geladeira. O preparo geralmente envolve cozinhar o vegetal em vinagre e colocá-lo em um pote esterilizado com algum óleo e temperos.

Além disso, o legume também pode ser feito de outras formas, como grelhado, e combinado com outros ingredientes – a abobrinha é uma ótima opção. Uma ótima pedida é servir a conserva como antepasto, com pães e torradas. É um prato prático e muito saboroso. Confira uma seleção de receitas de berinjela em conserva que vão te encantar:

1. Berinjela em conserva simples

Essa receita traz a berinjela cortada em tirinhas, que devem ser polvilhadas com sal para desidratar. Paralelamente, é preciso refogar alho picado em azeite, com pimenta malagueta seca. Depois, deve-se misturar as tirinhas de berinjela com o alho e temperar com vinagre de vinho branco, azeite, pimenta-do-reino e flor de sal. O preparo tem que ser colocado em um pote de vidro esterilizado e dura até uma semana na geladeira.

2. Conserva de berinjela ralada

A berinjela dessa receita é ralada ou processada e levada para assar por 40 minutos com alho e cebola picados, além de metade da quantidade de azeite indicada. O tempero é feito com o vinagre, o sal e o orégano. Depois, deve-se acrescentar a azeitona e o preparo pode ser colocado em um pote com o resto do azeite. A conserva deve ser mantida refrigerada.

3. Berinjela em conserva com pimentão vermelho

Aqui, a berinjela é cortada em fatias finas e deve ser salgada, para desidratar. A cebola em tiras, o alho, o pimentão e a pimenta picados são refogados com azeite. Depois, você adiciona a berinjela e mais uva passa, açúcar demerara, louro, alcaparra e vinagre. Para temperar, é preciso usar tomilho, sal e pimenta. O preparo é colocado em um vidro esterilizado e pode durar até 7 meses.

4. Berinjela estoniana

Nessa receita, os pedaços de berinjela são tostados dos dois lados. A montagem da conserva é feita intercalando o vegetal com sal, alho e orégano. O preparo é coberto com azeite e deve curtir de 3 a 6 dias antes de ser servido. É uma ótima versão para comer com torradas e pães, já que possui uma textura incrível!

5. Berinjela em conversa com pimenta calabresa

Essa é uma opção de berinjela em conserva que pode ser servida como antepasto. O preparo leva pimentão vermelho, vinagre, azeite e alho. O sal grosso, a pimenta calabresa e o orégano são usados para temperar. O resultado é uma conserva aromática e muito apetitosa!

6. Conserva de berinjela com azeitona

Para preparar essa versão, é preciso cortar a berinjela em tiras, polvilhar sal nelas, regar com vinagre e deixar descansando em um recipiente coberto com plástico de 8 a 12h. O líquido que formar deve ser retirado e então entram pimenta, alho e ervas. Por fim, são adicionadas as azeitonas e mais azeite. Antes de servir, é preciso deixar descansar por pelo menos mais 6h. O prato pode ser guardado por até 1 semana na geladeira.

7. Berinjela com abobrinha em conserva

O preparo dessa conserva consiste em fazer um refogado na frigideira com berinjela, azeite, sal, vinagre, açúcar mascavo, cebola, alho, abobrinha e uva passa. Então, é necessário adicionar mais azeite à mistura e, após esfriar, levar para a geladeira. É uma versão bem completa e a combinação da abobrinha com a berinjela é simplesmente irresistível!

8. Berinjela em conserva com nozes

A berinjela dessa receita é ralada, disposta em um refratário e coberta com papel filme. O vegetal é levado para o micro-ondas por 8 minutos. Depois de esfriar, é preciso misturá-la com as azeitonas, as nozes, a cebola, o alho e o pimentão vermelho picado. O tempero fica por conta do vinagre, do azeite, das ervas, da pimenta e do sal. O preparo é colocado em um recipiente com tampa e levado para a geladeira até o momento de servir. A duração do acompanhamento é de até 15 dias, se armazenado na geladeira.

9. Berinjela em conserva com pimentões e alcaparra

A berinjela, os pimentões e a abobrinha dessa receita são salteadas com azeite, alho e tomilho. Depois, os legumes são todos misturados em um recipiente com uva passa, alcaparra e azeitona. Para temperar deve-se usar sal, pimenta e vinagre balsâmico. O preparo é levado para um pote e coberto com azeite. A duração é de até 7 dias, mantendo a conserva na geladeira.

10. Conserva de berinjela com cebola roxa e pimentões assados

iStock

O tempero é o diferencial dessa receita de conserva e leva vinagre balsâmico, sal e pimenta. Para preparar o prato é preciso levar a berinjela com os pimentões, azeitonas, uva passa, azeite, alcaparra, cebola roxa e branca para o forno até todos os ingredientes estarem dourados ou caramelizados. Depois, o acompanhamento já pode ser servido ou levado para a geladeira.

11. Berinjela em conserva com tapenade

Essa receita traz a berinjela cortada em tirinhas e desidratada. O legume é levado para refogar no azeite com alho, cebola e o tapenade – feito com azeitona verde, preta e alcaparra. A pimenta-do-reino é utilizada para temperar e o preparo deve ser coberto com azeite em um refratário. A dica é deixar o prato descansar por um dia antes de servir.

12. Conserva de berinjela com passas

Nessa versão, a berinjela é deixada de molho em água com vinagre, picada em palitos e levada para assar por 15 minutos com cebola, sal, orégano, óleo e vinagre. A mistura é retirada do forno e combinada com as azeitonas, as passas e o cheiro-verde picado. Deve-se levar o preparo para assar por mais alguns minutos, regar com azeite e adicionar pimenta-do-reino a gosto.

13. Berinjela em conserva com manjericão e abobrinha

Essa opção é feita levando a berinjela para o forno com abobrinha, cebola, azeite e tomate por aproximadamente 40 minutos. A assadeira deve estar coberta com papel alumínio e o tempero fica por conta das folhas de manjericão, do alho, do sal e da pimenta. O preparo ainda é assado por mais 20 minutos descoberto e, então, pode ser servido ou levado para a geladeira em um pote hermético.

14. Conserva de berinjela com açúcar mascavo e pimentões

Nessa receita, a berinjela deve ser cortada em cubinhos e desidratada. Então, o vegetal é colocado em uma assadeira com os pimentões, a cebola, o alho, as azeitonas e as passas. A combinação é regada com uma mistura de açúcar mascavo, vinagre, azeite, sal e pimenta-do-reino e assada por 45 minutos coberta por papel alumínio. Depois, é preciso retirar o papel e assar por mais 5 minutos. O preparo pode ser levado para a geladeira assim que esfriar.

15. Berinjela em conserva com castanha-do-pará

Essa receita traz a berinjela picada. Primeiro ela precisa ficar de molho na água com sal. Então, você a escorre e leva para assar por 45 minutos com cebola, alho, cheiro-verde, sal, azeite, passas e pimenta. O preparo é retirado do forno e deve-se acrescentar os pimentões conservados e a castanha-do-pará. O prato é finalizado colocando tudo em um pote e cobrindo com azeite.

16. Berinjela grelhada em conserva

Aqui, o preparo pode ser feito com três tipos de berinjela – a “normal”, a redonda ou a japonesa. Os vegetais são grelhados e colocados em um pote esterilizado com óleo. O tempero dá o toque especial para o prato e é feito com manjericão, sal e pimenta-do-reino. É uma opção fácil de fazer, mas com um gostinho marcante.

Essas receitas mostram o quanto o preparo da berinjela em conserva é fácil de fazer e pode ser delicioso. O prato pode ser servido como acompanhamento e vai deixar suas refeições ainda mais incríveis. Os temperos dão o toque especial nas conservas e são feitos com ingredientes variados. Veja também receitas de berinjela refogada, pepino e batata em conserva!

PARA VOCÊ