Se você adora conservas com sabores complexos e equilibrados, vai se apaixonar por esta conserva de berinjela. Com ingredientes como pimenta dedo-de-moça, uvas-passas, alcaparras, vinagre, azeite e açúcar mascavo, ela é feita de maneira prática na panela, sem precisar do forno.
Ingredientes
1,3kg
Conversor de Medidas
Publicidade
modo de preparo
Receiteria
Reúna os ingredientes na bancada! Utilize berinjelas frescas, com casca brilhante e sem avarias ou furinhos. Se você não gosta de preparos apimentados, não coloque a pimenta dedo-de-moça;
Receiteria
Higienize e corte as berinjelas em tiras médias e finas. Coloque as tiras em uma peneira sobre uma tigela e adicione sal, misturando bem para extrair o líquido da berinjela;
Receiteria
Deixe descansar por 4 a 8 horas, ou até que a berinjela fique murcha e mude de cor. Ela parecerá cozida e um líquido escuro será liberado na tigela abaixo;
Receiteria
Após o descanso, lave a berinjela em água corrente para remover o excesso de sal. Em seguida, esprema bem as tiras com as mãos para eliminar o excesso de água. Reserve. Descasque e corte a cebola em tiras finas (julienne). Descasque e pique o alho em cubinhos;
Receiteria
Higienize o pimentão, retire as sementes e partes brancas, e corte-o em cubos pequenos. Retire as sementes da pimenta dedo-de-moça e pique-a em cubinhos. Se preferir um preparo mais apimentado, mantenha as sementes;
Receiteria
Em uma panela média, aqueça um fio de azeite. Quando estiver quente, adicione a cebola e refogue por 2 a 3 minutos, até murchar e ficar transparente. Acrescente o alho, o pimentão e a pimenta, misture e refogue por mais 1 a 2 minutos, até murchar levemente;
Receiteria
Junte a berinjela lavada, misture e refogue por mais 4 minutos. Adicione as uvas-passas, o açúcar e o vinagre, misturando bem para incorporar.
Receiteria
Acrescente as folhas de louro, misture e refogue por mais 3 a 5 minutos, mexendo às vezes. Adicione as alcaparras e o azeite. Tempere com pimenta-do-reino e misture. Prove o sabor e, se achar necessário, acerte sal e temperos. Refogue por mais 1 minuto. Finalize com tomilho;
Receiteria
Deixe a berinjela amornar antes de colocar nos potes. Distribua a conserva, deixando uma folha de louro em cada um. Quanto mais tempo curtir, mais saboroso ficará! Sirva com torradas, pães ou como acompanhamento nas refeições principais. Se bem armazenada na geladeira, ela pode durar de 15 a 30 dias.
Boa opção para variar o cardápio, mas vale atenção ao sódio elevado, especialmente para quem controla a pressão. Saboreie sem exagero, considerando também o teor de gordura presente. Apesar disso, é uma escolha saborosa para enriquecer suas refeições.
Esses valores são aproximações e podem variar dependendo das marcas dos produtos usados e da precisão das medidas. Se você está seguindo uma dieta médica restritiva, por favor consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo próprio.
tabela nutricional completa por 100g
quantidade
% VD*
gorduras totais
28.1g
43.2%
gorduras saturadas
8.4g
42.0%
colesterol
0g
0%
sódio
617.1mg
25.7%
carboidratos
14g
4.7%
fibras
1.9g
7.6%
açúcares totais
2.8g
5.6%
proteínas
1g
2%
vitamina C
16.6mg
18.4%
cálcio
24.7mg
1.9%
ferro
0.64mg
4.6%
potássio
144.2mg
3.1%
* Valores diários baseados numa dieta de 2.000 kcal. Podem variar conforme sua necessidade.
gostou? receba mais saladas criativas
saladas leves e cheias de sabor no e-mail.
Pronto! Sua inscrição foi confirmada — em breve as receitas chegam no seu e-mail.
ReceiterIA
Olá! Eu sou o assistente culinário do Receiteria. Se tiver alguma dúvida sobre a receita, é só perguntar!
Este assistente de IA pode cometer erros. Saiba mais.
Enviar feedback
Publicidade
explore mais receitas de saladas e acompanhamentos
Para essa receita, você pode utilizar a erva de sua preferência, o importante é ser fresca.
Substituição: A conserva pode ser de abobrinha ao invés de berinjela, fica uma delícia!
Dica de Armazenamento: Para que a conserva não estrague, o azeite precisa cobri-lá. Cada vez que você retirar uma porção, certifique-se que o que ficou, está mergulhado no azeite, senão, reponha.
Prazer, sou a Raphaela Reis! Fiz graduação em Gastronomia, trabalhei com cozinha industrial e gerenciei restaurantes. Gosto de compartilhar receitas acessíveis, fáceis de serem reproduzidas em casa. Valorizo o empratamento e a beleza dos ingredientes para fazer pratos tão bonitos quanto saborosos.