Com temperos simples e cheios de sabor, essa costelinha é selada até dourar e depois cozida com um pouco de água. O preparo é rápido, perfeito para o dia a dia. O toque de alecrim deixa o prato com um aroma irresistível!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Retire a membrana branca da ripa da costela inteira e corte as costelinhas, respeitando as divisões dos ossos. Descasque os dentes de alho e pique em cubinhos. Descasque a cebola e corte em meias-luas;
Receiteria
-
Coloque as costelinhas em uma tigela e tempere com alho, sal, pimenta-do-reino e alecrim. Regue com o caldo do limão e misture bem para incorporar os temperos em todos os pedaços. Deixe marinando por 30 minutos;
Receiteria
-
Aqueça o óleo em uma panela no fogo alto e acomode as costelinhas. Deixe dourar bem de um lado antes de virar. Vire aos poucos com um pegador, dourando todos os lados. Evite mexer demais para não soltar muito líquido e garantir uma carne bem dourada;
Receiteria
-
Quando as costelinhas estiverem bem douradas, abaixe o fogo e adicione um pouco de água. Tampe a panela e, assim que começar a secar, adicione mais um pouco. Repita esse processo, sempre em fogo baixo, até a carne ficar bem cozida e macia. Leva cerca de 45 minutos;
Receiteria
-
Depois, adicione a cebola cortada na panela e refogue até ficar macia e dourada;
Receiteria
-
Finalize com o cheiro-verde e está pronto para servir!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Você nunca mais vai ter uma costelinha de porco seca agora que aprendeu essa receita! E aposte nessa dica: um toque de manteiga gelada na finalização do molho vai deixá-lo mais aveludado. Já uma folha de louro na hora de cozinhar traz um aroma incrível.
Para realçar o sabor da carne, considere acrescentar também uma pitada de páprica defumada. Se achar que o limão deixará o prato muito ácido, basta adicionar um fio de mel ou açúcar mascavo, que vão equilibrar a acidez.
Escolha os melhores acompanhamentos para degustar com esse prato, formando a combinação perfeita. Nossa sugestão é servir com purê de batata, farofa ou arroz com brócolis – dessa forma, você terá uma refeição completa.
A costelinha é uma carne que pode ser preparada e apreciada de várias maneiras, cozida, assada no forno, na air fryer, frita… Uma opção mais deliciosa que a outra. Ficou curioso para aprender mais modos de preparo? Acompanhe nossa seleção de receitas de costelinha de porco e saboreie!

Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramPublicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!