29 receitas de canapés para fazer bonito na hora do petisco

Escrito por                          

Preparar um petisco ou entrada saborosa e que ainda conte com uma aparência charmosa pode parecer uma tarefa difícil, mas você já pensou em servir canapés? Eles são petiscos feitos com bases variadas que vão desde fatias de pão, bolachas, brioches ou até mesmo tortilhas, que recebem como cobertura uma grande infinidade de ingredientes, como queijos, patês, ovos ou muito mais.

Para que o resultado seja bonito, é importante focar no tamanho das porções, que não devem ser muito grandes. Além disso, a montagem também deve ser feita com cuidado.

Se você quer conhecer algumas sugestões de sucesso, basta conferir a lista abaixo. Escolha a receita que te agrada e divirta-se na cozinha!

Canapés agridoces

Foto: Reprodução / cozinha a dois

1. Canapés de porco com chutney: a carne de porco combina muito bem com preparos agridoces, o que é o caso dessa receita. Aqui, a base é feita com filé suíno assado, bem temperadinho – a ideia é que o sabor seja marcante mesmo – e coberto com um chutney de abacaxi caseiro.

2. Canapés de geleia com presunto: essa é uma receita para quem quer perder apenas alguns minutinhos na cozinha, já que é feita apenas com torrada, geleia e fatias de presunto. A combinação de sabores pode até parecer ousada, mas para quem gosta de petiscos agridoces, pode ser uma boa pedida.

3. Canapés de salmão com brie: aqui, uma massa folhada é assada e, depois, coberta com queijo brie, salmão defumado, azeite trugado e mel. O tempo em que a massa deve ficar no forno faz com que o preparo não seja tão rápido, mas não dá para negar que o passo a passo é bem simples.

4. Canapés de queijo com melaço: usar ingredientes inusitados pode ser uma boa maneira de agradar e surpreender seus convidados. Aqui, os canapés são montados usando lascas de casca de abóbora, palito de queijo coalho picadinho e um melaço aromatizado com café, que você aprende como fazer em casa.

5. Canapés de uva com queijo: essa é uma receita um pouco trabalhosa, pois é preciso cortar as uvas e retirar suas sementes, para que depois elas sejam assada. Tirando isso, é só montar o canapé na seguinte sequência: pão, uvas assadas, queijo de cabra, nozes e mel.

Canapés com legumes

Foto: Reprodução / trem bom

6. Canapés de abobrinha e camarão: capanés relativamente fáceis de serem preparados podem surpreender muita gente. Aqui, fatias de pepino são cobertas com camarão ao molho tailandês. Tanto a aparência, quanto o sabor podem te deixar babando.

7. Canapés de abobrinha e tomate: essa é uma opção de canapé feita com uma fatia de abobrinha coberta por uma fatia de tomate. O segredo para um gostinho especial está nos temperos e, aqui, são usados tomilho, alho, manjericão, sal e pimenta.

8. Canapés de batata e carne seca: que tal cortar batatinhas assadas ao meio e cobri-las com requeijão e carne seca? Essa é a proposta dessa receita, que pode ser demorada caso você não tenha a carne dessalgada, mas que fica com um gostinho muito bom.

9. Canapés de abobrinha: essa é outra opção que leva abobrinha como base para os canapés, mas o recheio fica por conta de uma carne moída com pedacinhos de batata e queijo parmesão ralado. O resultado é uma opção que pode sustentar bastante, por isso, é uma boa pedida para aquela reunião entre amigos, mas pode cair bem como entrada também.

10. Canapés de berinjela: aqui, fatias de berinjela devem ser colocadas sobre papel manteiga e cobertas com molho de tomate temperado, queijo, folhas de manjericão e sal. Depois disso, basta deixar os canapés no forno por aproximadamente 20 minutos e, após esse período, eles estarão prontinhos para o consumo.

11. Canapés de legumes: que tal aprender a fazer dois patês diferentes para cobrir fatias de legumes? Essa é a proposta dessa receita, que mostra o passo a passo de um patê de cenoura e outro de tomate seco. Para a base, a sugestão é usar inhame, batata doce ou pepino.

Canapés com carnes

Foto: Reprodução / lazz gourmet

12. Canapés de salmão defumado: essa é uma receita que leva uma torradinha como base, cream cheese misturado com wasabi e uma camada de salmão defumado. A lista de ingredientes é curtinha e o passo a passo é simples, mas o sabor pode surpreender muita gente.

13. Canapés de carpaccio: nessa receita, torradas são cobertas com fatias bem finas de carne – o carpaccio -, queijo parmesão e um molho feito com alcaparras, mostarda, molho inglês e limão. Para quem busca uma opção simples, mas sofisticada e saborosa, essa pode ser a pedida ideal.

14. Canapés de linguiça Blumenau: a linguiça Blumenau tem uma textura diferente dos embutidos desse tipo, pois ela conta com uma textura mais pastosa – que depende do tempo de cura -, por isso, é difícil fatia-la. Ela conta com um sabor único e marcante, ou seja, perfeita para cobrir suas torradas.

15. Canapés de pão: se você não quer usar torradas, pode usar pão de forma. Essa é a proposta dessa receita, em que você pode usar o recheio que preferir, enrolar as fatias de pão e prender com um palito.

16. Canapés de caviar: uma opção de um canapé bem luxuoso é essa receita em que as torradas são cobertas por fatias de ovos cozidos, pedacinhos bem pequenos de cebola, um pouquinho de maionese de boa qualidade e o caviar como toque final. O custo dessa receita não é baixo, mas o resultado é completamente incrível.

17. Canapés de palmito com caviar: essa é outra ótima pedida para quem quer preparar canapés sofisticados. Aqui, o caviar é colocado sobre rodelas de palmito, que devem ser bem finas. Depois disso, basta colocar um pouquinho de azeite e acrescentar alguma folha fresca de sua preferência.

18. Canapés de salpicão: se você tem um tempinho extra para passar na cozinha e quer preparar canapés que sejam gostosos e ao mesmo tempo baratos, essa receita pode ser uma boa escolha. Aqui, torradas são cobertas com um frango desfiado ao molho de tomate, maionese, temperos, milho e queijo cottage. Para finalizar, basta acrescentar um pouco de batata palha e servir.

19. Canapés de carne seca: se você quer uma receita com carne seca, mas não se interessou pela primeira opção da lista, pode gostar desta daqui. A base é feita com tapioca, o recheio com carne seca e o toque final fica por conta de uma pimenta biquinho.

20. Canapés de carne com ovo: essa receita de canapé é, na verdade, um minibife à cavalo. Aqui, a torradinha é coberta com um pedaço de bife e um ovinho de codorna frito. O resultado além de bem gostoso, é divertido e charmoso.

Canapés variados

Foto: Reprodução / gordelícias

21. Canapé de parmesão: para obter canapés saboros e charmosos, não é preciso usar muitos ingredientes ou gastar horrores no supermercado, e essa receita está aqui para provar isso, porém, o preparo é um pouquinho demorado. Aqui, você aprende a fazer biscoitinhos de parmesão que são usados como base para uma cobertura de creme de ricota, tomates e alhos.

22. Canapés de queijo com ovos: aqui, a base dos canapés é feita com pão italiano cortado em pequenas fatias. A cobertura fica por conta de espinafre refogado com temperos e queijo minas, além disso, um ovo de codorna é usado para a cobertura.

23. Canapés de polenta e queijo: com essa receita, você pode repensar sobre o seu modo de comer polenta. Aqui, esse item é usado como base para uma cobertura de queijo, linguiça calabresa e tomilho. Essa é uma opção simples, mas que mescla sabores que agradam os mais variados paladares.

24. Canapé de creme azedo com bottarga: nessa receita, as bases dos canapés são feitas com fatias de pão de forma integral cortadas. Como cobertura, você deve usar um creme azedo caseiro, lascas de bottarga e um pedacinho de cebolete. Se você não encontrar a bottarga, pode usar salmão defumado no lugar, que o resultado também será interessante.

25. Canapés de manteiga com bottarga: para fazer a manteiga de ostras em casa, é preciso derreter manteiga comum e acrescentar ostras defumadas bem picadinhas. Aqui, é importante tomar cuidado com o derretimento da manteiga, para que ela não queime.

26. Canapé de polenta e shimeji: se você está procurando uma opção de canapé simples, mas que tenha um toque especial, essa receita pode ser a pedida certa. Aqui, a polenta é usada como base e a cobertura fica por conta de shimeji na manteiga com shoyu.

27. Canapés de tapioca: para quem deseja inovar no preparo dos canapés, utilizar a tapioca como base pode ser uma boa pedida. Aqui, você aprende a fazer dois cremes que tem como base o cream cheese, um é de espinafre e o outro de abobrinha com cenoura e cebola. Assim, você obtém dois resultados diferentes, mas sem ter muito trabalho na cozinha.

28. Canapés de ovo: já pensou em preparar um patê de ovo para cobrir seus pedacinhos de torrada? Essa é a sugestão desta receita, que conta com um modo de preparo extremamente prático e uma lista de ingredientes curtinha e barata.

29. Canapés de ovo com tomate: essa é uma pedida de canapé bem simples de ser feita, mas que resulta em uma aparência muito gracinha. Aqui, mussarelas bolinhas são cobertas com tomate cereja, o que faz com que o resultado seja parecido com aqueles cogumelos vermelhos dos desenhos.

O canapé pode dar um toque sofisticado a sua refeição, mas como você pode ver na lista acima, existem opções bem democráticas, tanto feitas com itens acessíveis, quanto outras com ingredientes mais caros. Se você adora pequenas porções de comida, pode conferir algumas receitas de petiscos para comer enquanto maratona sua série favorita!

PARA VOCÊ