Confira estas incríveis receitas de terrine e aprenda a fazer essa maravilha! A terrine, prato tipicamente francês, é sucesso globalmente, sendo servida como entrada ou acompanhamento. Sua versatilidade permite combinar diversos ingredientes, como carnes, legumes e queijos. Desfrute dessas deliciosas opções e encante-se com o sabor refinado da terrine!
Mega charmosa, a terrine de Natal na verdade pode ser feita o ano inteiro. Os ingredientes de preparo incluem ricota de búfala, tomate seco, cream cheese, pesto de manjericão e queijo minas frescal!
Publicidade
Uma opção para os apaixonados por delícias agridoces! A terrine de queijo com castanhas caramelizadas leva uma calda deliciosa de caramelo, que combina perfeitamente com os queijos do creme!
Outra receita agridoce! A terrine de gorgonzola também é composta por cream cheese, ricota, geleia de damasco e nozes moídas, ou seja, não tem como dar errado! Confira a receita completa.
Um pouco mais básica, a terrine de cream cheese é para quem quer fazer bonito no jantar com os amigos, mas sem gastar muito. Para dar a textura perfeita, um sachê de gelatina incolor é usado.
Só pela imagem já dá para saber: esta terrine de cream cheese com amêndoas é puro luxo! Aqui, a mistura do queijo gruyère com as sementes de romã e o bacon em cubinhos frito, provoca uma explosão de sabores sem igual.
Publicidade
Os apaixonados por receitas com peixe vão amar esta terrine de burrata com salmão defumado. E são poucos ingredientes usados, viu? Apenas ricota, endro/dill e, claro, burrata e um bom salmão defumado.
O sabor super marcante desta terrine de mussarela de búfala conquista os mais variados paladares. O grande diferencial desta opção está na pastinha de tomate seco que acompanha o preparo. Confira!
Super refrescante, a terrine de beterraba também leva queijo de cabra tipo Buchette, cream cheese e um punhado de endro/dill e hortelã picados. Ou seja, perfeita para servir em dias mais quentes.
Agora, se você prefere um sabor mais intenso, então a terrine com geleia de bacon é a escolha ideal! Açúcar mascavo, mel, vinagre balsâmico e uísque Bourbon são alguns dos ingredientes da geleia. Uma delícia!
Ao contrário das opções anteriores, a terrine de frango precisa ser assada no forno. Para isso, você vai preparar uma massinha de frango moído com outras delícias, como bacon, damascos, carne suína defumada e pistache. Em seguida, é só montar uma espécie de rocambole e assar!
Publicidade
Uma explosão de sabores, esta terrine de atum também leva polpa dos abacate, pimenta dedo-de-moça, suco de limão-siciliano e coentro na composição. Como o atum usado é o cru, a dica é comprar uma peça fresca e de boa qualidade, ok?
Mega fácil de fazer, esta terrine de gorgonzola com geleia de frutas é a melhor opção para quem está sem tempo. É só colocar o creme de ricota, a ricota, o cream cheese, o queijo gorgonzola no processador e bater. Depois, basta montar e servir com a geleia por cima!
A caprese é uma salada italiana tradicionalmente feita com tomate, manjericão fresco, azeite de oliva e outras delícias, que ressaltam os sabores mais frescos. Ou seja, nada mais justo do que uma terrine de caprese para inovar!
O preparo desta terrine de salmão é um pouco mais complexo, pois é feito em várias etapas. Mas basta acompanhar o passo a passo certinho que você consegue tirar de letra. Dica: sirva com um vinagrete com manga, erva-doce e alcaparras!
Para uma versão sem carne, a dica é investir nesta terrine rústica de queijo com geleia. O sabor do queijo pecorino fica ainda mais intenso com uma geleia de morango com pimenta. Fica a dica!
Publicidade
Prefere ingredientes mais acessíveis? A terrine de bacon é a melhor opção! O creme é feito com uma misturinha dos seguintes queijos: cream cheese, ricota fresca e creme de ricota. Veja como preparar!
Surpreenda os seus convidados com esta terrine de salmão defumado com pesto! Aqui, o peixe ganha ainda mais sabor graças ao queijo parmesão e ao cream cheese. Já o toque crocante fica por conta das castanhas-do-pará. Confira!
Extremamente refinada, a terrine de pato também apresenta o sabor delicioso da carne de vitela, do bacon, do suco de laranja e um toque secreto: conhaque! Vale a pena conferir.
O queijo Roquefort, é um queijo azul francês tradicionalmente feito de leite de ovelha cru. Ele recebe o nome da cidade de Roquefort-sur-Soulzon onde é produzido há séculos. Com uma textura cremosa e sabor marcante e picante, ele é a grande estrela desta terrine que também leva figos na composição!
Uma boa terrine pede ingredientes frescos e de qualidade. Além disso, a montagem é bem importante para a apresentação do prato! Então, invista um tempinho a mais nessa etapa, ok?
Para variar no cardápio dos encontros com amigos e familiares, confira nossa lista com as melhores receitas de entradas. Perfeitas para ocasiões simples ou até mesmo mais sofisticadas. Aproveite!
Publicidade
Sou escritora, facilitadora de oficinas de escrita e entusiasta da literatura. Ao mesmo tempo, trabalho com planilhas, dados e planejamento estratégico. Amo arte, cultura, culinária e ecologia. Adoro saladas e prezo muito por uma alimentação equilibrada e consciente. Mas dificilmente recuso um docinho.
minhas listas instagram