7 receitas de empada doce que vão alegrar seu estômago

Por
Atualizado em 31.01.20

Empada doce? É isso mesmo que você leu. Na hora de botar a mão na massa, a criatividade é o limite e você pode facilmente adaptar pratos salgados para versões doces de sucesso, o que é o caso dessa pedida, que parece pastel de Belém, mas pode surpreender pelo seu sabor.

Publicidade

Tendo a massa podre como base, o recheio pode ser feito com leite condensado, geleia, doce de leite, brigadeiro ou o que mais você preferir. Vale até a pena usar uma ganache caso você queira um sabor suave e ao mesmo tempo irresistível. Para que você conheça algumas opções para testar em casa, basta conferir a lista abaixo:

1. Empada de leite condensado

Para fazer essa receita em casa, primeiro, é preciso preparar a massa. O passo a passo consiste em misturar farinha de trigo, manteiga, açúcar e gema de ovo com as mãos mesmo. Depois disso, é preciso colocar a massa em forminhas, acrescentar o leite condensado e levar ao forno para assar.

2. Empada de leite condensado com baunilha

Publicidade

Um pouco mais incrementada do que a opção anterior, a massa dessa receita é feita com farinha de trigo, gema, manteiga, açúcar, sal, leite e essência de baunilha. Já o recheio, fica por conta apenas do leite condensado. O interessante, é que depois de ir ao forno ele fica com um gostinho parecido com o do doce de leite.

3. Empada de morango

Feita com uma massa podre simples, essa receita é ideal para quem quer sentir o sabor de uma fruta no recheio. Para obter esse resultado, a sugestão é usar um doce de morango caseiro, que é simples de ser feito, mas fica com um gostinho para lá de bom.

Publicidade

4. Empada de doce de leite e ameixa

Outra opção de recheio bem saborosa para a sua massa podre é a combinação de doce de leite com ameixa, dois ingredientes que caem muito bem juntos. Além disso, essa é uma ótima opção para quem não quer se preocupar com o preparo do recheio.

5. Empada de banana

E que tal usar rodelas de banana para rechear a sua empada doce? Mesmo sendo uma opção bem simples, o resultado é gostoso e é uma boa pedida para quem busca uma sobremesa que não seja tão calórica, sem deixar o sabor doce de lado.

6. Empada com geleia

Outra opção simples, mas para quem procura por uma empada doce com um toque mais molhadinho, a dica é usar geleia como recheio. Você pode optar pelo seu sabor favorito e ainda comprar uma pronta em supermercado, o que poupa tempo na cozinha.

7. Empada de brigadeiro

Queridinho de muitos brasileiros no preparo de doces, o brigadeiro também é uma ótima pedida para ser usado como recheio para a sua empada doce. Aqui, além de aprender a fazer a massa, você confere como preparar o brigadeiro.

Para quem gosta de inovar na cozinha, preparar uma empada doce pode ser uma excelente pedida. E como você pode conferir na lista acima, é possível encontrar uma boa variedade de recheios para a sua massa. Se você adora esse tipo de preparo, ainda pode conferir algumas receitas de empada variadas para testar em casa.

Publicidade