29 receitas de empada para deixar suas festinhas ainda mais gostosas

Escrito por    

Ideais para festinhas, reuniões familiares e encontros com amigos, as empadas são petiscos deliciosos que você pode preparar de forma fácil e rápida na sua casa.

Continua após o anúncio

Super versátil, ela costuma ser feita em formas individuais e conta com os mais variados recheios, para agradar a todos os gostos, desde versões sem carne que levam ingredientes como legumes e queijos, até as mais tradicionais, com frango ou carne seca.

Além disso, as empadas também podem ser ótimas opções para a sobremesa, já que existem receitas doces incríveis feitas com doce de leite, leite condensado ou frutas diversas. E mais: apesar de ser conhecida como uma comidinha calórica, você pode apostar em receitas light saudáveis para o dia a dia, optando por ingredientes mais leves, nutritivos e menos gordurosos. Confira abaixo!

Receitas de empadas salgadas com carnes diversas

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Empadas cremosas de presunto e milho: sabe aquela massa de empada bem levinha e que chega a derreter na boca? Essa receita é uma delas e fica ainda mais gostosa quando combinada com o recheio cremoso de milho verde, queijo, presunto, creme de leite e ovos. Para um toque especial, tempere com sal pimenta e salsinha.

2. Empada de frango com gergelim: essa é uma receita super simples, já que é uma daquelas tradicionais de liquidificador, porém que não deixa a desejar no sabor e na qualidade nutritiva. Aqui, o gergelim aparece de duas formas: farinha de gergelim para enriquecer a massa e sementes polvilhadas por cima para ajudar no visual e na crocância.

3. Empada de frango com catupiry: que tal preparar em casa uma empada deliciosa de frango com catupiry que conta com uma massa bem leve e quebradiça? É uma receita simples de fazer e que leva ingredientes básicos como frango desfiado, alho, cebola, cheiro verde, colorau e catupiry.

4. Empada de carnes caseiras: para os apaixonados por salgados com carnes, essa é uma receita incrível que conta com os seguintes ingredientes: azeite, vinho branco, margarina, sal, ovos, fermento, farinha, frango desfiado, pão esfarelado, cebola, alho, azeite, caldo de carne e salsa picada.

5. Empada com recheio cremoso de frango: para um lanche da tarde caprichado para servir para a família, aposte nessa saborosa empada com recheio cremoso de frango. Tenha em mãos ingredientes como alho, cebola, azeite, tomate, molho de tomate, requeijão cremoso, azeitonas, sal e pimenta do reino.

6. Empada de galinha e alheira: essa é uma sugestão de petisco simples e deliciosa que com certeza vai agradar a todos os paladares. Para a massa da empada, você vai precisar apenas de farinha, sal e manteiga. Já o recheio leva cebola, frango desfiado, azeite, bacon, alheira, cogumelos, sal e pimenta preta moída.

Continua após o anúncio

7. Empada de massa quebrada recheada com carne seca: crocante por fora devido à incrível massa quebrada e macia por dentro por conta do recheio que é bem molhadinho, essa é uma empada feita com carne seca perfeita para servir em ocasiões especiais. Fácil de fazer e simplesmente irresistível!

8. Empada de carne com cogumelos: se o objetivo é inovar e investir em receitas ainda não tão famosas, conheça essa de empada de carne com cogumelos, que surpreende com um sabor maravilhoso e ainda é bem fácil de preparar em casa. Tenha em mãos outros ingredientes como cebola, alho, cenoura, tomilho, azeite, sal, pimenta preta, queijo mussarela e queijo emmental, massa folhada, ovo e margarina.

9. Empada de carne seca e requeijão cremoso: super deliciosas, essas empadinhas de carne seca com requeijão cremoso são de dar água na boca e ideais para uma festinha de aniversário bem especial em casa. Se você quiser que a massa fique quebradiça, basta substituir a margarina por banha ou gordura.

10. Empada de frango: além de ser uma das mais tradicionais de empada, essa receita de frango é ainda simplesmente maravilhosa e também prática de preparar. Para o recheio, aposte em peito de frango, alho, cebola, tomate, pimentão, pimenta dedo de moça, sal, azeitonas e azeite de oliva.

11. Empada de bacalhau: o resultado dessa receita de empadinha de bacalhau é espetacular, pois além de fácil de fazer e deliciosa, é uma ótima forma de fugir dos sabores tradicionais. Para o recheio, aposte em ingredientes como azeite, cebola, alho, azeitonas, tomate, salsinha, bacalhau desfiado e creme de leite sem soro.

12. Empada de liquidificador de camarão e catupiry: super fácil e prática de preparar, essa receita de empada de camarão e catupiry é feita no liquidificador e impressiona qualquer pessoa com o seu incrível sabor. É uma ótima opção para quando tiver festinhas, recepção de convidados em casa ou apenas um lanchinho especial da tarde.

13. Empada com recheio de atum e queijo: o resultado dessa receita de empada fica perfeito, já que o recheio de atum, queijo branco e requeijão cremoso deixa a massa, que é um pouquinho seca, mais gostosa e molhadinha. Aposte também em outros ingredientes como cebola, pimentão vermelho, milho verde e azeitonas.

Receitas de empadas salgadas sem carne

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

14. Empada aberta de queijo: essa empadinha aberta de queijo é uma receita perfeita para preparar em ocasiões como festas de aniversário infantil, pois é simples e agrada bastante a criançada. Se preferir, você pode fazer os salgados com antecedência, deixá-los congelados e no dia ter apenas o trabalho de servir.

15. Empada de legumes: que tal preparar uma empada de legumes variados e bem temperadinhos em uma incrível massa que derrete na boca? Dica: quem é vegano deve preparar a massa com margarina vegetal e sem a gema. Caso a massa fique um pouco seca, vá pingando água gelada até dar o ponto.

Continua após o anúncio

16. Empada de queijo coalho: extremamente gostosa e viciante, essa empadinha de queijo coalho é deliciosa e ideal para servir a qualquer momento do dia. Para preparar, tenha em mãos também outros ingredientes como queijo parmesão, creme de leite, ovos, cachaça, sal e pimenta do reino.

17. Empada de palmito: esse é um salgado clássico e vegetariano apaixonante com recheio de palmito caprichado bem temperadinho e uma massa que derrete na boca. A receita pode ser usada para fazer empadões ou empadinhas, pois rende 1,5 litro de volume, que é uma assadeira bem pequena ou uma quentinha retangular.

18. Empada com recheio cremoso de milho e palmito: ideal para um lanchinho da tarde bem saboroso, essa receita ensina a preparar uma empada com recheio cremoso de milho e palmito, que ainda conta com uma massa zero quebradiça super leve e simplesmente suculenta.

19. Empada de berbigão com coentros: aprenda a preparar em casa uma deliciosa empada de berbigão com coentros, que foge dos sabores comuns e é de dar água na boca! Você vai precisar dos seguintes ingredientes: berbigão, cebola, folha de louro, manteiga sem sal, farinha, gemas, coentros, sal, pimenta branca e noz moscada.

Receitas de empadas salgadas saudáveis

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

20. Empada de tapioca: versátil, saudável e super gostosa, essa é uma empada muito especial feita à base de ovo com goma para tapioca. Você pode rechear, temperar e complementar da forma que preferir, desde recheios vegetarianos, até os feitos com carnes. O importante é que sejam sempre sequinhos.

21. Empada de palmito funcional: aqui você aprende a preparar uma versão de empadinha para comer sem culpa, já que a receita é livre de glúten, ovos e ainda é funcional, pois conta com ingredientes do bem como grão de bico, farinha de arroz integral, psyllium e biomassa de banana verde.

22. Empada sem glúten e sem lactose: já pensou em se deliciar com uma empadinha sem escapar da dieta? Com essa receita isso é possível, pois ensina a preparar uma empada sem glúten e sem lactose feita com farinha de arroz integral e também com farinha de grão de bico, que é rica em proteínas e super nutritiva.

23. Empada integral: essa é uma ótima receita de empadinha integral para oferecer em festas e lanches e você pode criar uma infinidade de recheios deliciosos e saudáveis. Para preparar a massa, você vai precisar apenas de farinha de trigo integral, margarina vegetal bem geladinha e sal a gosto.

24. Empada de queijo com massa integral: essa é outra receita incrível de empadas com massa integral, sendo recheada com os queijos minas e mussarela. Como eles são mais gordurosos e cremosos, prepare a massa com margarina ou creme vegetal, que ajudam a deixá-la mais sequinha e crocante.

25. Empadas proteicas: essa é uma receita especial para os adeptos de academia e de dietas ricas em proteínas, pois ensina o passo a passo de uma empadinha gostosa e nutritiva feita com uma mistura pronta para panquecas proteicas sabor frango, água, frango desfiado com ameixa e banana amassada com canela.

Receitas de empadas doces

Foto: Reprodução / Gordelícias

26. Empada de leite condensado: se você é apaixonado por leite condensado, sem dúvidas vai se encantar por essa maravilhosa empada doce. Para preparar essa delícia, você vai precisar dos seguintes ingredientes: farinha de trigo, manteiga, açúcar, gema e leite condensado. A receita rende cerca de 20 unidades.

27. Empada doce com recheio de morango: aqui, você aprende a fazer em casa empadinhas doces suculentas recheadas com geleia de morango. O segredo para o recheio não subir e derramar na hora de colocar para assar é optar por um recheio que seja menos líquido e, depois, preencher apenas até a metade das forminhas.

28. Empada de banana: ideal para uma sobremesa deliciosa em família aos finais de semana, essa receita de empadinha de banana tem um gostinho incrível e rende cerca de 15 unidades. Entre os ingredientes básicos, estão farinha, manteiga, óleo (ou azeite), gemas, sal e bananas pratas bem maduras.

29. Empada de doce de leite e ameixa: que tal iniciar a semana com uma receitinha doce bem saborosa? São empadinhas recheadas com doce de leite e ameixa encantadoras que vão surpreender toda a sua família! Para a massa, aposte em farinha, margarina, açúcar, iogurte natural, fermento e sal.

Qual é a sua receita de empada preferida? Espere por uma ocasião especial, corra para a cozinha e prepare em casa essa delícia que com certeza vai surpreender todos os seus convidados. Bom apetite!

PARA VOCÊ