10 receitas de fermento natural para fazer de olhos fechados

Escrito por                          

Para que bolos e tortas possam crescer e ficar ainda mais gostosos, é preciso usar o fermento. E porque não investir no fermento natural, feito em casa? Veja como preparar e incremente suas receitas!

1. Fermento natural com farinha de trigo

Esse é um fermento que leva ingredientes que todo mundo tem em casa, e mais: é um fermento para compartilhar com amigos. Você pode dividi-lo em três partes, uma você usa na receita, outra você guarda para voltar a multiplicar e a terceira parte você dá de presente! É só colocar num potinho bonito de vidro e anotar as instruções de como “multiplicar”.

2. Fermento natural com farinha integral

Em apenas alguns dias você transforma farinha e água em fermento para usar eternamente em suas receitas de pão! Bastam 5 minutos por dia, uma colher de medida e alguma paciência e dedicação.

3. Fermento natural de abacaxi

Quem diria que abacaxi pode virar fermento? Duvida? Essa receita é pra quem gosta de desafios diários e exige um pouco de paciência, que é a essência para se fazer um fermento perfeito.

4. Fermento natural sem glúten

Fermento natural selvagem, ou “massa madre”, esse fermento é indicado para pessoas que têm alergia à glúten e também para aquelas que sofrem com candidíase recorrente. A receita leva farinha de arroz e será preciso usar uma balança de cozinha.

5. Fermento natural diferentão

Aqui tem duas opções, uma para quem quer começar do zero e outra para quem já tem a mistura inicial, assim você terá fermento para sempre! Você levará um susto no terceiro dia, com o crescimento da massa!

6. Fermento natural com mix de farinhas

Essa receita leva uma mistura de farinhas (de preferência orgânicas) e você vai se sentir cuidando e alimentando um monstrinho comilão. Mas ele cresce de forma bonita e te ajuda a fazer receitas saudáveis depois.

7. Fermento natural de batata

Um fermento que fica pronto bem rápido e pode ser feito até por quem não entende muito de cozinha. Leva pouca farinha e deixa o pão bem leve, porque usa batata e água como elementos principais.

8. Fermento natural de maçã

Uma maçã ralada pode ser o início de um fermento natural, que leva ainda farinha de trigo integral e muita dedicação. Mas vale a pena, porque ele cresce muito e você vê a transformação diariamente.

9. Fermento natural de kefir

O kefir não serve somente para fazer iogurte, ele faz um ótimo fermento que fica pronto em poucos dias. Essa receita leva produtos bem básicos e instrumentos que toda cozinha tem.

10. Fermento natural de frutas secas

Você vai começar capturando as leveduras de frutas nessa receita bem natural e depois que adicionar a farinha, a mágica acontece bem rápido: você vai ver a massa dobrar de tamanho em poucas horas! Um fermento leve e com aroma de frutas.

E aí, qual delas você vai tentar? Agora que você já sabe tudo sobre fermentação natural, que tal tentar usar um desses fermentos nestas receitas de pão caseiro?

PARA VOCÊ