10 receitas de joelho de porco que vão te ensinar a preparar um clássico alemão

O joelho de porco, também conhecido como eisbein, é um prato de origem alemã, muitas vezes servido acompanhado de chucrute e batatas assadas. Dependendo da região do país, o nome e o modo de preparo podem variar, mas o sabor sempre surpreende.

Esse é um corte de carne barato, mas que pode resultar em uma refeição muito suculenta. Além disso, é possível encontrar versões cruas ou defumadas para testar em casa. Para melhorar ainda mais, você pode escolher entre fazer o joelho assado, cozido, na pressão ou de outras maneiras.

Para que você fique por dentro de como preparar esse prato, que é mais comum no sul no Brasil, basta conferir a lista abaixo:

Publicidade

1. Joelho de porco com chucrute

Aqui, já no começo do vídeo, você aprende como escolher um belo joelho de porco para fazer em casa. A carne é furada, temperada e, depois, assada em uma grelha. Para que sua refeição fique ainda mais gostosa, você ainda confere como fazer um delicioso chucrute falso e batata sauté.

2. Joelho de porco assado no forno

Preparar um bom joelho de porco assado no forno pode ser mais simples do que você imagina! Aqui, a carne ainda é incrementada com cenoura, cebola e uma combinação de temperos bem caprichadinha. O tempo que a carne deve ficar assando é de aproximadamente 2 horas, o que não é muito demorado para esse tipo de prato.

Publicidade

3. Joelho de porco defumado

Essa é uma receita em que a carne já é comprada defumada, mas depois ela deve ir ao fogo em uma panela de pressão com uma boa quantidade de água. Depois de 15 minutos, o joelho deve ir ao forno. Além disso, a água do cozimento é usada para o preparo de algumas batatas, o que gera uma combinação perfeita para uma refeição saborosa.

4. Joelho de porco na panela de pressão

Para quem busca praticidade e não quer perder muito tempo na cozinha, essa receita em que a carne é feita na panela de pressão pode ser uma excelente escolha. Para testar essa opção em casa, só é preciso temperar o joelho e colocar na panela para cozinhar por aproximadamente 40 minutos depois que pegar pressão.

5. Joelho de porco no sous vide

Essa é uma receita em que a carne é preparada de um jeito diferente com o auxílio de um aparelho. A técnica sous vide consiste em cozinhar alimentos em sacolas plásticas fechadas à vácuo. Se você possui esse eletrodoméstico em casa, não deixe de conferir essa opção.

Publicidade

6. Joelho de porco pururuca

Quem curte carne de porco costuma ficar louco com a pururuca – aquela casquinha crocante cheia de sabor e gordura! Aqui, a carne é levada ao forno enrolada em papel alumínio por 3 horas. Depois disso, o papel deve ser aberto, a carne deve ficar em pé em uma forma com o auxílio de palitos e deve ficar assando até que fique crocante.

7. Joelho de porco na churrasqueira

Para quem é fã de um bom churrasco, conhecer essa receita pode ser uma boa pedida. Aqui, a carne é temperada, colocada em um espeto, enrolada em um papel alumínio e, depois, levada para grelhar. O tempo de espera não é dos mais curtos, mas o resultado final é incrível.

8. Joelho de porco grelhado na cerveja

Se você gosta de carnes que são preparadas com cerveja, essa pode ser a opção ideal para ser testada na sua casa. Além disso, temperos, azeite e bacon entram em cena para deixar o joelho suíno ainda mais gostoso! Tudo isso com um passo a passo que não é complicado de ser reproduzido.

Publicidade

9. Joelho de porco fácil

Essa é uma receita em que primeiramente a carne defumada deve ficar 15 minutos na panela de pressão. Depois disso, com muito cuidado, é preciso jogar óleo sobre ela, o que faz com que a casquinha fique extremamente crocante. O passo a passo é simples, mas o sabor é irresistível, por isso, vale a pena testar em casa.

10. Joelho de porco com feijão branco

Se você quer um prato um pouco mais incrementado, essa receita, que combina joelho suíno com feijão branco e bacon, pode ser uma excelente escolha. Essa não é uma das receitas mais rápidas, mas o resultado final é tão gostoso, que vale a pena testar em casa.

O joelho de porco é um prato clássico alemão, mas que pode ser preparado tranquilamente no conforto da sua cozinha. Se você quer uma refeição temática, ainda pode conferir deliciosas receitas de chucrute para testar!