59 receitas com carne de porco suculentas e de sabores marcantes

A carne de porco é uma fonte de proteínas nutritiva e muito suculenta, mas, muitas vezes, por ser tão comum na mesa do brasileiro, passa a ter sempre o mesmo preparo, acompanhamentos e sabor.

Seus diversos cortes apresentam várias possibilidades de preparado: assados, fritos, cozidos, dentre outros. Pensando nisso, preparamos uma seleção com 59 receitas de carne de porco para sair da rotina.

Receitas com Costelinha

1. Costelinha de porco assada com maçã: esta receita de costelinha é ótima para finais de semana devido ao tempo de descanso da carne. Se preparada corretamente resulta em uma carne suculenta com sabor adocicado das maçãs.

Publicidade

2. Costelinha de porco agridoce: o molho agridoce é muito comum na cultura oriental e combina perfeitamente com a receita de costelinha ao misturar o sabor doce e amargo com os temperos da costela.

3. Costelinha de porco na panela de pressão: um maneira prática de se preparar costelinha é na panela de pressão para preservar a suculência da carne. A presença do shoyu te dá a possibilidade de caramelizar a carne, de acordo com sua preferência.

4. Costela suína caramelizada: esta receita de costelinha ao forno é incrementada pelo molho que a carameliza, à base de melado de cana. O tempero da costelinha com o sabor adocicado do molho tornarão a sua refeição ainda mais especial.

5. Costelinha com molho barbecue: esta receita tem um passo a mais que a difere das tradicionais, antes do preparo ao forno, as costelinhas devem ser postas para ferver em uma panela à parte. Após este preparo estarão prontas para o forno e se tornam mais suculentas e macias.

6. Costelinha com molho de goiabada: ainda com um toque agridoce, esta receita acompanhada de molho de goiabada é um diferencial. De fácil preparo, além de delicioso, acrescenta um elemento especial para a apresentação do prato. Experimente diferentes tipos de molhos com receitas de carne e brinque com os diversos sabores.

7. Costelinha do Outback: preparada na brasa, é uma receita com preparo mais longo, uma vez que a costelinha é cozida lentamente. Após assada, o molho barbecue é acrescentado diretamente à carne em vez de ser servido separadamente. É uma receita ideal para impressionar os amigos no fim de semana.

Publicidade

8. Costelinha com especiarias : preparada com açúcar mascavo, cominho, páprica, canela e outras especiarias, esta receita de muitos ingredientes traz para a costela um sabor mais complexo, composto pela construção de diversas camadas de temperos. As especiarias, juntamente com o molho barbecue, tornam esta costelinha um diferencial no repertório de qualquer cozinheiro.

9. Costelinha com batatas: receita tradicional de costelinha acompanhada com batatas. Para melhorar a textura, as batatas devem ser cozidas separadamente e levadas ao forno no momento de acrescentar o molho à costela. Por ter menos passos e ingredientes o preparo desta receita é mais rápido e prático.

10. Costelinha na cachaça: ideal para churrascos, esta receita de costelinha preparada na brasa e temperada com especiarias leva aproximadamente 1 hora, para assar lentamente e tornar a costela mais macia. Acompanhada do molho de cachaça e pimenta torna a receita ainda melhor e mais descontraída.

11. Costelinha 4 queijos: preparada ao forno, esta costelinha cortada e desfiada é ideal para o preparo deste sanduíche com cebola caramelizada. O molho 4 queijos, além de delicioso, contribui para que não tenhamos um prato seco, mas sim suculento e com muita textura.

Receitas com Bisteca

12. Bisteca de porco com suco de laranja: esta é mais um receita muito saborosa com toque agridoce. Essa adaptação da receita de bisteca frita é preparada ao forno, garantindo suculência e o leve sabor adocicado das laranjas.

13. Bisteca de porco na panela de pressão: também variando em relação à bisteca frita, este preparo na panela de pressão é ideal para uma refeição rápida e sem sujeira de fritura. É uma opção ainda mais saudável se considerarmos que não é preciso óleo para dourar a carne, utilizando apenas sua gordura própria.

14. Bisteca suína grelhada: mais uma receita para nos mostrar que carne de porco pode ser uma opção saudável, é esta opção de preparo grelhada. Seu preparo é lento, devido ao processo de marinar a carne para que o tempero a penetre ao máximo, mas o resultado final compensa a espera. Para variar ainda mais na receita, acrescente outros vegetais como acompanhamentos e surpreenda a todos.

15. Bisteca suína com maçãs douradas: além de compor lindamente a apresentação do prato, as maçãs contribuem para diminuir a acidez do vinagre e balancear o sabor adocicado do mel, tendo como resultado um prato suave e delicado.

16. Bisteca suína com molho de maçã: ainda para os amantes de agridoce, esta proposta de molho de maçãs vai se encaixar perfeitamente às suas refeições, uma vez que as maçãs trazem para a receita leveza, sem tirar o destaque do principal elemento do prato.

Publicidade

17. Bisteca na mostarda: grelhada na brasa, esta receita de bisteca é ótima para variar no seu churrasco. O molho de mostarda possui uma grande variedade de especiarias para incrementar o sabor da carne. O processo de grelhar a bisteca juntamente com o molho é importante para que o sabor das especiarias penetre bem na carne e te proporcione uma churrascada inesquecível.

18. Bisteca com bacon e alho: com preparo rápido e ideal para as refeições do dia a dia. O bacon neste receita proporciona, além do sabor, suculência à carne que tende a ficar seca após ser levada ao forno. Uma ótima variação é servir como acompanhamento batatas, sejam assadas, fritas ou em purê.

19. Bisteca caipira: temperada ao alho, sal e o diferencial de shoyu e limão, esta receita é bem temperada para ser levada à brasa e não perder sabor, uma vez que esta bisteca não é marinada. Com preparo de apenas 20 minutos, essa receita pode compor tanto o cardápio do dia a dia, como de ocasiões especiais, agradando a todos os paladares.

20. Bisteca à milanesa: para essa receita, deve ser retirado o osso da bisteca, facilitando o processo de empanar e tornando a crosta mais uniforme. É ideal para refeições rápidas, pois possui um preparo simples e prático, além de apresentar a sua família uma opção suína empanada, variando do tradicional frango empanado.

Receitas com Lombo

21. Lombo de porco com mostarda e mel: simples, de fácil preparo e que não exige muitos conhecimentos, esta receita é ideal para quem está iniciando sua prática culinária. O molho de mostarda e mel garante que o lombo suíno continue suculento e com sabor dulcificado para agradar diversos paladares.

22. Lombo agridoce: remetendo à cultura oriental, além de propor um mix de sabores com o molho agridoce, composto por pimentões e abacaxi, esta receita diversifica também nas texturas apresentadas, variando desde os acompanhamentos (arroz e vegetais) até o acréscimo de gergelim para diversificar e fazer deste um prato único e delicioso.

23. Lombo de porco recheado com maçã: o sabor suave das maçãs compõe os temperos da carne e garante que o recheio permaneça úmido. Um opcional desta receita que faz toda a diferença, é cobrir o lombo com fatias de bacon antes de levar ao forno, garantindo ainda mais suculência e tornando o prato ainda mais apetitoso.

24. Lombo assado com farofa: uma receita simples de lombo e que pode facilmente compor nossas refeições diárias é o lombo assado com farofa. É importante selar o lombo na panela com molhos que temperam e impedem que a carne fique seca, compondo um prato ainda mais apetitoso. Experimente também o acompanhamento com purê de batatas e salada simples para uma refeição ainda mais deliciosa.

25. Refogado de lombo suíno e vegetais: preparado com corte de cubinhos, este refogado é uma receita simples e que agrada ao paladar de todos, principalmente pela variedade de legumes que podem ser alterados de acordo com a sua preferência e bacon que acrescenta ainda mais sabor a essa receita.

Publicidade

26. Lombo suíno ao leite: o diferencial desta receita é a presença do leite, que promete tornar a carne mais macia e apetitosa sem interferir no sabor dos demais ingredientes e temperos. Essa receita se demonstra prática também por não precisar marinar a carne, e por isso pode ser preparada em pouco tempo.

27. Lombo desfiado com condimentos: este preparo de lombo na panela de pressão é ideal para facilitar o processo de desfiar a carne e pode ser servido das mais variadas formas, tanto em refeições tradicionais acompanhado de arroz, feijão e saladas quanto compondo pratos rápidos como, sanduíches. As possibilidades de apresentação deste prato dependem da sua preferência e da ocasião.

28. Lombo mineiro com farofa: essa receita de lombo frito com farofa amanteigada é ideal para reunir a família em um almoço delicioso. Além da farofa, combina com os acompanhamentos tradicionais do brasileiro (arroz, feijão e salada) e a carne pode ser incrementada com molhos a seu critério.

29. Lombo marinado ao vinho branco: essa receita possui preparo lento devido à marinada, porém, como o resultado final temos um delicioso lombo ao molho que compensa a demora. Além das especiarias, o vinho e a mostarda compõem o sabor marcante do molho, tornando esse prato um trunfo nas suas refeições.

30. Lombo recheado com queijo e bacon: ideal para ser acompanhado com farofas, o lombo recheado é uma receita de carne macia e suculenta. É importante selar a carne em uma frigideira, para que preserve os sucos e não fique seca após ser levada ao forno. Com esse prato, você pode brincar com a criatividade e testar vários tipos de recheios, até encontrar seu preferido.

31. Lombo assado suculento: preparada na brasa, essa receita de lombo é perfeita para o seu churrasco. Além de uma carne suculenta, a presença do mel carameliza a carne e traz o sabor agridoce para a receita.

32. Lombo com molho aromático: nesta receita de lombo suíno preparado ao forno, a marinada é substituída pela salmoura, que salga a carne e contribui para a suculência do lombo suíno. O molho com vegetais e especiarias, como anis, canela e cravo, acrescenta sabor e torna uma receita aromática para ser apreciada em todos os sentidos.

33. Lombo ao molho madeira: o molho madeira é muito apreciado em restaurantes e combina perfeitamente com o lombo suíno. No preparo do molho, o açúcar quebra a acidez do vinho e do molho shoyu, tornando uma receita mais leve e suave. Para que o lombo fique ainda mais suculento, uma ótima dica é pincelar a peça com manteiga ou margarina. É um prato sofisticado e de fácil preparo, perfeito para receber seus convidados.

Receitas com Medalhão

34. Medalhão de filé mignon suíno: de preparo simples, essa é a típica receita de última hora, mas que não perde em sabor nem em apresentação para os demais pratos. Basta temperar e selar a carne, certificando-se de que também está cozida por dentro. O ponto da carne varia entre mal passado, ao ponto e bem passado. Os acompanhamentos? Bom, só soltar a criatividade!

35. Medalhão suíno com crosta de brócolis e castanhas: de maneira geral, o medalhão suíno é um prato simples de preparar. Para torná-lo mais sofisticado experimente esta crosta de brócolis e castanhas. Além de uma apresentação linda, a textura das castanhas será um diferencial para o seu prato, impressionando seus convidados.

36. Medalhão suíno com abacaxi grelhado: esta receita de medalhão preparado na grelha é uma opção mais saudável e diferenciada do prato. É importante que a grelha esteja bastante quente para selar a carne e mantê-la suculenta. O diferencial está no abacaxi, que incrementa bem as especiarias usadas no tempero e acrescentam sabor agridoce à receita.

37. Medalhão suíno com limão rosa: o filé mignon suíno é mais acessível que o bovino e igualmente saboroso. Utilizando uma frigideira bem quente a carne é selada mantendo seus sucos e suculência. Esta receita que abre possibilidade para diversos acompanhamentos, desde farofas, purês e nhoques.

38. Medalhão suíno no espeto: uma receita prática que com certeza vai abrilhantar o seu churrasco. O filé suíno é envolto por bacon e levado à churrasqueira em espetos. O tamanho das porções é definida de acordo com a quantidade de convidados e garante que não haja desperdício, aproveitando cada parte da peça.

Receitas com Pernil

39. Coxinha de pernil: tradicional em festas de final de ano, o pernil é um velho conhecido de todos. Nesta receita, a proposta é diversificar seu preparo, sendo utilizado como recheio em uma coxinha. Seu preparo é rápido e com poucos ingredientes se obtém um lanche diferente e muito saboroso.

40. Pernil assado: essa receita simples de pernil, nos mostra que não é preciso aguardar uma época específica do ano para saborear esse corte suíno. Uma ótima estratégia para que os temperos penetrem bem a carne é perfurá-la com uma faca, tornando o seu sabor homogêneo. Para um pernil mais suculento, regue-o com o molho restante da marinada e, após o cozimento, é só aproveitar com a família e se deliciar com essa receita.

41. Pernil desfiado com cerveja: seu preparo na panela de pressão é fundamental para tornar mais simples o processo de desfiar a carne. A presença da cerveja escura nesta receita traz a ela um sabor caramelizado, sem que se torne um prato doce, e fica totalmente equilibrado com os demais temperos.

42. Pernil assado simples: esta receita simples de pernil é ideal para impressionar seus convidados com o tempero especial desta carne. A suavidade das ervas inseridas na marinada suaviza a carne de porco e torna sua refeição mais leve. Uma ótima dica é forrar a forma com papel alumínio, assim, garante suculência à carne, além de facilitar a lavagem.

43. Pernil assado com molho de mel: o alho, limão e mel traz acidez e sabor agridoce à carne, mas podem ser utilizadas também ervas e especiarias a gosto para a marinada. Ao levar à brasa, é importante envolver a peça em papel alumínio para preservar o tempero e os sucos da carne.

44. Pernil com bacon : esta receita de pernil fatiado, tem tempo de forno de 3 horas, mas o resultado final com certeza compensa a espera. Resulta em um prato com carnes suculentas e acompanhada de bacon para dar um sabor ainda mais especial. Diversifique ainda mais e inclua acompanhamentos como batatas, cenouras e demais legumes para incrementar sua receita e saborear com a família.

45. Pernil na cerveja preta: o acréscimo da cerveja preta na marinada contribui para uma carne mais macia e saborosa. Além do sabor, a presença dos pimentões e especiarias torna o prato além de apetitoso, bastante aromático.

46. Pernil no fogo de chão: apesar de ser uma receita com tempo de preparo maior, é um prato tradicional e saboroso, além de ser uma experiência incrível o seu preparo em fogo de chão. O resultado é um pernil bem temperado com o sabor característico de carne defumada. Convide os amigos para ajudar e vivenciem esse preparo diferenciado.

Receitas Diversas

47. Carré suíno com molho agridoce: com um toque oriental, essa receita de carré suíno possui poucos ingredientes e seu diferencial é o molho agridoce. O equilíbrio do molho está na delicadeza do vinho que contrapõe os sabores fortes do catchup e do shoyu.

48. Picadinho suíno ao molho gorgonzola: uma variação da receita tradicional de picadinho, esta versão mais sofisticada da receita é preparada com filé mignon, queijo gorgonzola e nozes. O delicioso molho à base de gorgonzola incrementa perfeitamente as especiarias utilizadas no tempero da carne, como pimenta-do-reino e orégano e traz diversas possibilidades de apresentação do prato.

49. Lasanha de porco ao molho bechamel: tradicionalmente, temos o costume de preparar lasanhas com frango ou carne bovina moída, porém, uma ótima opção para sair do comum com um prato simples é a lasanha de carne de porco ao molho branco. Siga o passo a passo da receita e delicie-se!

50. Carne de porco ao molho agridoce: mais uma receita com toque oriental, a carne de porco complementada pelos legumes e gergelim trazem à mesa um sabor único com diferentes texturas, como a maciez da carne e crocância dos legumes. É uma receita de preparo rápido, que vale a pena ser experimentada e saboreada na companhia de amigos.

51. Filé suíno com molho de alho-poró: a proposta desta receita é experimentar um prato tradicional da culinária oriental com um toque brasileiro. O diferencial é o sabor do alho-poró que se destaca bastante na redução do molho agridoce e ganha complemento com a cebolinha, que além do sabor traz cor à apresentação do prato).

52. Picanha suína na manteiga: por não possuir tanta gordura, é importante que, para que o resultado final não seja um prato seco, a carne seja coberta com papel alumínio. Uma ótima estratégia é reservar os líquidos eliminados pela carne e utiliza-los para regar a carne após seu tempo de cozimento ao forno, criando um molho delicioso.

53. Almôndegas de porco: podemos remeter à cultura dinamarquesa com o preparo de almôndegas de porco. Consiste em temperar a carne e deixá-la descansar na geladeira para absorver bem o sabor dos temperos e em seguida basta moldar as almôndegas e levar à frigideira. Por seu preparo simples, é uma ótima opção de lanche da tarde ou petisco em confraternizações.

54. Hambúrguer de carne de porco: uma ótima opção para se diferenciar das hamburguerias tradicionais é o delicioso sanduíche com hambúrguer suíno. Seu preparo é rápido e simples e apresenta várias composições de recheios para o sanduíche que harmonizam com a carne de porco.

55. Croquetes de carne de porco: com a massa tradicional à base de leite e farinha, esta receita tinha tudo para ser apenas mais um bolinho tradicional. Seu diferencial está no recheio de carne de porco e na presença da mostarda escura que resulta em um sabor forte e picante.

56. Bolo de carne de porco: esta receita foge do tradicional, sua aparência que remete ao rocambole revela um delicioso bolo de carne de porco bastante temperado e envolto em bacon para preservar a suculência e acrescentar ainda mais sabor ao prato. Seu preparo é rápido e em poucos minutos proporciona a você e sua família uma refeição deliciosa. Inove ainda mais acrescentando recheios como legumes e palmitos, para que o prato tenha novos sabores e texturas.

57. Porco picante com purê de mandioquinha: esta receita resulta em uma refeição simples mas muito apetitosa, que explora a combinação perfeita entre cortes de carne de porco e purê de batatas. A carne pode ser apresentada em tiras ou cubinhos.

58. Carne de porco com leite de coco à tailandesa: esta receita de carne de porco preparada com pimenta da jamaica, gengibre e leite de coco remete aos temperos e aromas da culinária tailandesa. É simples, de preparo rápido e com sabor exótico para ser servida rapidamente e te levar para uma viagem culinária por outras culturas.

59. Barriga de porco com erva doce: um prato delicioso, barato e de preparo fácil, a barriga de porco pode ser acompanhada de polenta para compor uma receita mais leve. A peça é levada ao forno em uma cama de legumes que ajudam a suavizar o prato e dar a ele mais sabores e texturas. Além de muito saboroso, é um prato muito bonito!

Com essas receitas, será impossível cair na rotina. Convide os amigos e familiares e desfrute do sabor da carne de porco inovando em preparos, acompanhamentos e misturando culturas na sua cozinha.

Se você aprecia a carne de porco, aproveite também para conferir estas receitas com carne de javali e explore novos sabores.