7 receitas de lagarto ao molho madeira perfeitas para prato principal

Escrito por                          

Conhecido no Sul como Tatu e na Bahia como Paulista, o lagarto é um corte bastante saboroso da parte traseira do boi. Aqui, você aprende a utilizá-lo em preparos bastante saborosos: as receitas de lagarto ao molho madeira.

Confira sete opções diferentes desse prato que podem render um jantar elegante e muito gostoso!

1. Lagarto na panela de pressão ao molho madeira

Fácil de fazer e com um rendimento considerável, essa receita é ideal para um almoço de domingo ou para um jantar mais caprichado. Os ingredientes são: azeite, cebola, alho, louro, extrato de tomate, molho inglês, lagarto temperado com sal e pimenta e água. Coloque tudo isso na panela de pressão e deixe por mais ou menos quarenta minutos. Depois, para de fato preparar o molho madeira, adicione farinha de trigo, vinho madeira e champignon.

2. Lagarto recheado ao molho madeira

Anote os ingredientes necessários para o preparo dessa receita: 1kg e meio de lagarto, água, sal, pimenta-do-reino, pimenta calabresa, três folhas de louro, um tablete de caldo de carne ou de picanha, suco de um limão, três colheres de sopa de azeite, uma colher de sopa de manteiga ou margarina, uma cebola grande picada em cubos grandes, um pacote de creme de cebola de 65g, quatro colheres de sopa de vinagre de vinho tinto e um gomo de linguiça calabresa defumada.

3. Lagarto na panela de pressão ao molho madeira com vinho tinto seco

Para essa receita, você vai precisar de 1,6kg de lagarto, alho, cebola, sal a gosto, pimenta-do-reino ou páprica picante a gosto também, molho inglês, 200ml de vinho tinto seco, 250g de champignons, uma xícara de farinha de trigo e uma xícara de água. Seguindo o passo a passo corretamente, a carne fica bem molinha e saborosa, então, preste atenção!

4. Lagarto na panela de pressão com vinho e molho madeira pronto

Uma peça inteira de lagarto, azeitonas, pimenta de cheiro, quatro colheres de sopa de óleo, sal, duas cebolas grandes picadas em rodelas, palmito, quatro colheres de sopa de creme de cebola, 500ml de água, uma xícara de chá de vinho tinto e 780g de molho de madeira pronto são os itens necessários para o preparo dessa receita. Simples de fazer e conquista pelo sabor!

5. Lagarto assado com molho de madeira pronto e cogumelos

Para a carne, você vai usar 1kg de lagarto, cerca de 10 folhas de sálvia, uma colher de sobremesa de tempero, uma xícara de vinho tinto seco e uma folha de papel celofane. Por outro lado, para o molho, são necessários 200g de cogumelo paris fresco, 1/3 de xícara de água e um vidro de molho madeira pronto. Extremamente simples e fácil de fazer, essa receita pode ser uma opção curinga para seu almoço ou jantar.

6. Lagarto assado na pressão ao molho madeira

Para fazer a carne, você vai precisar de 1kg de lagarto, um tablete de caldo de carne, quatro folhas de louro, tempero caseiro a gosto, um limão, três colheres de molho inglês e 500ml de água fervida. Enquanto isso, para o molho madeira, separe 100ml de vinho madeira – ou vinho tinto), duas colheres de sopa de farinha de trigo, duas colheres de sopa de manteiga ou margarina, 100g de champignon, sal, pimenta-do-reino, 300ml de caldo de carne e salsinha picada.

7. Lagarto cozido na panela de pressão ao molho madeira com conhaque

Aqui, o vinho tinto, tradicionalmente utilizado no molho madeira, sai de cena e dá lugar ao conhaque! Os ingredientes que você precisa ter em mãos para prepara essa receita são: lagarto, conhaque, água, molho shoyu, amido de milho, caldo de carne em tablete e champignon. Prepare esse prato em casa, sirva para toda a família e aproveite!

Ainda, confira também receitas de lagarto recheado para inovar seu cardápio, aprendendo a utilizar essa carne de maneiras diferentes e surpreendendo sua família e amigos.

PARA VOCÊ