11 receitas de lagarto assado que vão te provar como essa carne é incrível

Escrito por                          

O lagarto assado é um prato no qual a carne – que tem textura e gosto bem característicos – é preparada no forno ou na churrasqueira. Para versões inovadoras desse prato, você pode variar no tempero, no recheio e também nos molhos que acompanham a carne. Confira receitas deliciosas:

1. Lagarto assado com vinho branco

O segredo do sabor incrível dessa opção do prato é o marinado que tempera a carne. O preparo leva sal, azeite, vinho branco, cebola desidratada, pimenta-calabresa e pimenta-do-reino. Na hora de assar, acrescenta-se alho e cebola, que devem apurar junto com o molho na finalização.

2. Lagarto assado na cerveja

Para compor o tempero dessa receita, você vai precisar de sal grosso, alho, páprica doce, cerveja e pimenta-do-reino. Após marinar por mais ou menos duas horas, a carne é combinada com cebola e levada para assar embrulhada em papel alumínio.

3. Lagarto assado na churrasqueira

Nessa receita o lagarto é cortado em manta e temperado com cerveja, alho, cebola e sal grosso. A carne é levada para selar na churrasqueira e o ponto alto do preparo é o recheio, feito com bacon, calabresa e queijo meia cura. O lagarto é assado por mais ou menos duas horas e a manteiga é usada para dourar.

4. Lagarto assado na brasa

Aqui, a carne é selada na churrasqueira, colocada para defumar e, então, cortada em bifes. Os pedaços do lagarto são levados para grelhar. O tempero é feito com creme de alho e a carne é cortada em tiras quando pronta. A sugestão é servir com farofa.

5. Lagarto recheado com calabresa

Só o recheio dessa opção de lagarto já é de deixar qualquer um com água na boca. O preparo combina a carne com calabresa, cenoura, pimentão, alho-poró e bacon. Para o tempero pra lá de especial, utiliza-se cheiro-verde, sal e azeite. A carne é coberta por papel alumínio e assada na churrasqueira.

6. Lagarto assado com presunto e queijo

O alecrim é o ingrediente diferencial dessa receita. Para compor o recheio da carne, você vai precisar de presunto, azeitona e os queijos mussarela e parmesão. O tempo de churrasqueira vai depender do tipo de braseiro utilizado.

7. Lagarto recheado com farofa

Esse é um preparo supercompleto: o lagarto em manta é temperado e recheado com uma farofa de bacon, ameixa seca, azeitona, cebola e alho. O caldo utilizado para deixar a carne mais macia e suculenta é feito com água e vinho branco.

8. Lagarto assado ao molho de mostarda

A carne nessa receita é assada com uma mistura de alho, manteiga e sal grosso. O molho de mostarda é preparado à parte e depois adicionado, então o prato vai para o forno para dourar por aproximadamente 10 minutos. O manjericão ainda é usado para dar um toque especial na decoração.

9. Lagarto assado com batatas

A batata é aquele ingrediente coringa que deixa qualquer prato mais gostoso e com o lagarto não seria diferente. Após deixar a carne marinando de um dia pro outro, deve-se colocar em uma forma e combinar com tomate, batata, cebola e azeite. Depois de um tempo assando, é preciso colocar água para formar um molho – usado para servir com a carne.

10. Lagarto selado e assado

O preparo dessa receita é bem fácil. A peça de carne é passada inteiramente em uma mistura com sal e tempero seco a gosto. Então, o lagarto é selado na frigideira com azeite e levado para finalizar no forno por cerca de 15 minutos. A carne pode ser servida tanto quente quanto fria.

11. Lagarto assado fake

Essa é uma opção de lagarto para quem quer comer uma carne assada, mas não deixa a praticidade de lado. O tempero é feito com pimentas, ervas, vinho e sal, e deve ficar em contato com a carne por 12 horas. O preparo é realizado selando o lagarto e finalizando na panela de pressão – o que deixa a carne mais macia.

Com tantas versões apetitosas de lagarto assado fica até difícil de escolher uma só. Esse prato é uma ótima opção para servir naquele almoço que reúne a família toda e com certeza vai deixar seus convidados salivando. Aproveite e veja também receitas de lagarto recheado e lagarto ao molho madeira!

PARA VOCÊ