9 receitas de massala para se sentir na Índia

Escrito por    
Em 15.04.20

Há quem ame a culinária indiana e acredite que a massala é um tempero único, criado por esse país. No entanto, qualquer pessoa pode criar sua própria mistura, já que se trata de um misto de temperos à sua escolha. Então, o que você acha de experimentar as receitas abaixo e se sentir na Índia?

Continua após o anúncio

1. Massala ayurveda

Nessa receita, o maior desafio envolve encontrar alguns ingredientes, como o feno grego e o urucum. Tendo isso em mãos, é só triturar e misturar, com a ajuda de um processador, e estará pronto para servir.

2. Gram massala

Aqui você irá trabalhar com ingredientes que já fazem parte da sua cozinha, como a canela e a pimenta-do-reino. Basta misturar todos os itens direto na panela, enquanto estiver preparando algum prato com toque indiano. Se for guardar o tempero, pode misturar tudo em um potinho.

3. Massala vata

Apesar de ser bem prática e fácil de fazer, essa receita precisa de mais itens e você vai usar o processador para obter a mistura de temperos. Além disso, o feno grego é necessário para obter o sabor ideal.

4. Massala para chá

Nessa sugestão, a ideia é preparar as especiarias para usar em um chá. O vídeo deixa claro que cada família indiana tem sua própria receita, mas sugere usar anis estrelado, canela, gengibre, pimenta-preta e outros ingredientes que são fáceis de encontrar no Brasil.

Continua após o anúncio

5. Massala para dosha pitta

Essa versão da massala usa itens que são bem conhecidos, como o coentro, o hibisco e a menta. A ideia é produzir uma mistura com sabor forte, e é importante ter o processador por perto para misturar tudo.

6. Massala com noz-moscada

Essa dica é interessante por ter um passo a mais no preparo do tempero. Além de misturar tudo, é importante dar uma leve tostada, para garantir o sabor perfeito. A mistura usa ingredientes fáceis de encontrar e que você pode ter em sua casa, como a canela, o cominho e o cravo-da-índia. Confira os demais itens na receita.

7. Massala doce

Essa receita é indicada para quem está em busca de um tempero diferente para alimentos doces. Aqui, todos os ingredientes utilizados vão dar aquele toque perfeito, levemente adocicado. Apesar de usar alguns temperos diferentes, como anantamool e fava tonka, o preparo é rápido e fácil.

8. Sambar massala

O grande diferencial da receita é que você vai levar um pouco mais de tempo para ter seu tempero pronto. Antes de triturar os ingredientes, será necessário cozinhar levemente todos eles na frigideira.

9. Massala chai

Essa é uma segunda sugestão para quem deseja experimentar a massala chai (ou chá de massala). Aqui, você vai usar alguns ingredientes doces, como açúcar mascavo, favo de baunilha e raspas de laranja, com o intuito de dar um sabor diferente para a receita.

Continua após o anúncio

Seguindo a linha da culinária indiana, além de experimentar a massala, aproveite e dê uma espiada também nessas receitas indianas. Elas são incríveis e vão permitir que você aproveite o rico sabor das comidas típicas da Índia.

PARA VOCÊ