15 receitas de comida indiana para aproveitar o rico sabor dessa culinária

Escrito por                          

A comida indiana é muito conhecida por seus pratos coloridos e cheios de sabor. Diversas especiarias são usadas para incrementar os preparos. A masala ou o curry são itens bem comuns que são compostos por uma combinação de temperos. Anis, cardamomo, açafrão, gengibre, cravo, canela e noz-moscada são algumas opções que entram em cena. Confira:

1. Pão indiano

Farinha de trigo integral, água e sal são os únicos ingredientes usados nessa receita. Eles são misturados com as mãos mesmo. Quando a massa estiver homogênea, é hora de sovar um pouquinho, esticar e levar a uma frigideira para fritar. Depois, é preciso colocar o pão direto no fogo. Em poucos minutos, você obtém um pão quentinho.

2. Arroz pulao

Para inovar no arroz do dia a dia, vale a pena testar essa opção em casa. Aqui, o grão usado é do tipo basmati. Além da água para o cozimento, também é preciso ter em mãos sementes de cominho, gengibre ralado, sal, alho, cebola, cravo, canela em pau e ervilha. O resultado é um sabor bem aromático, ideal para sair da rotina.

3. Frango butter chicken

Nessa receita, o frango é temperado com sal, garam masala ou curry, pimenta chili, açafrão e gengibre. Depois de descansar um pouco no tempero, a carne é grelhada. Para o molho é necessário manteiga, cebola, alho, tomate, castanha-de-caju, sal, pimenta, água e açúcar. Para finalizar o prato, creme de leite e salsinha também entram em cena.

4. Couve-flor indiana

Que tal preparar uma receita saudável para o seu dia? Aqui, a couve-flor é assada, o que é uma ótima pedida para quem quer fugir de frituras. Para incrementar o sabor do legume, os principais itens são curry, molho de iogurte, lascas de castanhas e um pouquinho de tandoori. Confira a lista de ingredientes e o passo a passo completos.

5. Samosa

A samosa é um tipo de pastel frito indiano. O recheio fica por conta de cubos frango grelhados com um tempero bem caprichado. Na hora de servir, a dica é incrementar o petisco com limão, chutney, ketchup ou outros molhos de sua preferência. Essa é uma ótima pedida de comida indiana para testar em casa.

6. Arroz indiano

Essa receita é feita com arroz basmati, cebola, alho, salsinha, cravo, canela em pó, amendoim sem casca, uva passa, cenoura, pimentão verde, masala ou ou curry, azeite e sal. O modo de preparo é bem parecido com o do arroz tradicional, a grande diferença fica por conta dos temperos usados.

7. Frango tikka masala

O tikka maala é um prato indiano de grande sucesso. Ele é composto por frango ao molho feito com tomate, pimentão, iogurte e, é claro, diversas especiarias. Nessa receita você ainda confere como fazer o gram masala em casa, que nada mais é do que uma combinação de diversos temperos.

8. Frango tandoori

iStock

Essa é outra opção de um prato indiano feito com frango. Aqui, a dica é usar coxas e sobrecoxas. Além disso, suco de limão, gengibre ralado, alho, pimenta, iogurte natural, masala, cebola e sal entram em cena. A carne precisa descansar em uma marinada feita com os temperos por pelo menos 4 horas, então é preciso se programar com antecedência.

9. Caril de peixe

Filé de peixe, cebola, tomate, óleo, creme de leite, sal, pimenta e caril, também conhecido como curry, compõem essa receita de comida indiana. São poucos ingredientes, mas que rendem um peixe ao molho com um sabor bem marcante. Ficou com água na boca só de ler? Então confira todas as dicas do modo de preparo no vídeo.

10. Chai latte

Essa é uma receita de chá bem temperadinho servido com leite vegetal. Isso faz com que essa bebida possa ser consumida tanto por intolerantes e alérgicos à lactose, quanto veganos. Ficou curioso? Então anote aí os ingredientes: chá preto, canela, cravo, pimenta-do-reino, cardamomo, água, noz-moscada, gengibre, leite vegetal e açúcar ou adoçante.

11. Masala chai gelado

Para ajudar a mandar o calor embora, essa bebida cai muito bem. O chá preto é incrementado com cardamomo, pimenta-do-reino, cravo, anis-estrelado, canela, gengibre, rodelas de laranja, gelo, hortelã e, opcionalmente, leite vegetal. O resultado é um chazinho bem aromatizado e refrescante.

12. Lassi de manga

Tem gente que fala que misturar leite e manga faz mal, mas isso é só um mito. Essa é uma bebida feita no liquidificador com manga, leite de amêndoas, gengibre, cardamomo e melado ou mel. Essa é uma opção de bebida nutritiva e bem gostosa para o seu dia.

13. Bolo indiano

Já ouviu falar do bolo indiano? Ele não leva farinha de trigo, mas sim a de rosca. A massa ainda conta com uma pitada de canela para dar aquele toque aromático. Para o recheio e a cobertura, é feito um creme com leite condensado, gemas, manteiga e leite. O ponto é de brigadeiro mole, ok?

14. Gulab jamun

E que tal fazer um docinho indiano? Esse é um bolinho de leite fritos e mergulhados em uma calda de açúcar, limão e cardamomo. A massa é feita com leite em pó, manteiga derretida, bicarbonato de sódio, farinha de trigo e leite. A aparência lembra um bolinho de chuva, mas o sabor é completamente diferente. Vale a pena experimentar.

15. Doce indiano de cenoura

Esse outro doce indiano usa como base a cenoura. A versão original é servida quente e em uma travessa, porém, aqui, ele ganha o formato de um docinho de festa. Além do legume, só é preciso ter em mãos leite, açúcar, manteiga ghee, sementes de cardamomo e castanha-de-caju. Esse último ingrediente é usado na hora de enrolar.

Como você pôde ver na lista, há várias opções de pratos indianos que podem ser feitos tranquilamente na sua cozinha. Se você gosta de um tempero exótico, confira essas receitas com curry e se esbalde com todo o sabor.

PARA VOCÊ