18 receitas de comida indiana para conhecer essa rica culinária

A comida indiana é bem conhecida por seus pratos coloridos e cheios de sabor! Diversas especiarias são usadas para incrementar os preparos, como masala, curry, anis, cardamomo, açafrão, gengibre, cravo, canela e noz-moscada. Quer aprender a usar esses temperos e criar diferentes pratos? Então, confira estas receitas de comida indiana que vão te impressionar.

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Salgados

Uma explosão de sabores, essa sopa indiana vai deixar os seus dias frios mais quentinhos e gostosos graças à combinação de temperos incríveis. Para decoração, você pode servir em uma tampa de coco.

Publicidade

Conhecido como detox da Ayurveda, o kitchari é rico em carboidratos, proteínas e fibras. Esse prato alimenta o corpo e te ajuda a fazer uma boa limpeza digestiva. Vale a pena conferir.

Para uma versão um pouco diferente, aposte nesse kitchari assado delicioso. Além de ser detox, ele também é um mix de especiarias muito saboroso e saudável.

Inove as suas refeições de maneira fácil e diferente com essa couve-flor indiana. Para dar o sabor bem característico dessa culinária, capriche nas especiarias, em especial no garam masala.

Muito tradicional na Índia e popular no mundo todo, o frango indiano tem um sabor de curry bem marcante. Para deixar o prato suculento, escolha a sobrecoxa de frango desossada.

Publicidade

Saboroso e colorido, o arroz indiano é feito com o arroz basmati, um grão logo e originário da Índia. Já o toque final fica por conta de uvas-passas brancas. Você precisa experimentar!

Em busca de uma janta que deixe o coração quentinho? Faça esse ensopado indiano de grão-de-bico e surpreenda-se com um sabor intenso de especiarias.

Nessa receita de curry de camarão indiano, o sabor do leite de coco combinado com o suco de limão, pimenta-verde, gengibre e cúrcuma resultam em um prato magnífico.

O chapati é um tipo de pão sem fermento amplamente consumido em várias regiões do sul da Ásia, incluindo a Índia. Conheça essa versão low carb que vai conquistar todo mundo.

Existem várias teorias sobre a origem do frango Tikka Masala e a mais famosa é que ele foi criado por chefs indianos no Reino Unido durante os anos 1960 ou 1970. Se você ainda não provou essa delícia, confira a receita completa e teste aí na sua casa.

Publicidade

O frango Tandoori é um prato popular da culinária indiana e é especialmente associado à região do Punjab. O nome tem relação com o seu preparo tradicional: assado em um tandoor, um forno cilíndrico de barro.

Doces e bebidas

Essa é uma espécie de bebida indiana que também pode ser consumida como doce. O lassi é feito à base de iogurte e especiarias. Para essa versão a escolhida são as sementes de cardamomo.

Uma espécie de arroz-doce indiano, o kheer é uma mistura de sabores incrível que combina o leite de coco com cardamomo em pó, açafrão e cascas de limão-siciliano.

Também conhecido como Gajar ka halwa, o doce de cenoura indiano é uma exuberância de sabores e texturas, pois leva pistache sem casca e cardamomo na sua composição.

Um bolinho para quem gosta de alinhar sabor e saúde, esse bolo indiano funcional é feito com farinha de amêndoas e farinha de arroz. Essa é uma boa opção para quem é celíaco.

Publicidade

Um dos chás indianos mais populares em todo o mundo, o masala chai é perfumado e possui uma história bem antiga: os primeiros registros são do século X. Vale a pena experimentar essa delícia.

Essa é outra versão gostosa desse chá tão especial, o chai latte fácil vai deixar o seu coração quentinho. Para liberar o perfume e o sabor, a dica é macerar as especiarias em um pilão.

Para combinar com os seus docinhos indianos, a dica é preparar esse chai latte e servir ainda quentinho. Lembre-se de utilizar especiarias de qualidade e um bom chá-preto.

Experimentar pratos, doces e bebidas de outros países é sempre uma ótima maneira de conhecer diferentes culturas sem sair de casa.

Se você adora explorar o mundo diretamente da sua cozinha, aproveite e confira também as receitas de comidas africanas ricas em sabor e cultura.