24 receitas de salada no pote que são a cara do verão

Escrito por Bruna Pacheco

Verão é a estação de pegar leve, de apostar em refeições menos gordurosas e mais frescas. As saladas são uma excelente escolha para esta época do ano. Mas não pense que com a correria do dia a dia precisa deixar a saúde e o bem-estar de lado. Para comer melhor, aposte nas salada no pote.

Práticas e rápidas, essa invenção culinária veio para quem tem pouco tempo e gosta de organizar a semana antes do trabalho ou o estudo começar. Para montar a salada no pote, siga algumas dicas infalíveis: coloque sempre o molho primeiro, as folhas por último e escolha alguma proteína para complementar. E não esqueça, quanto mais colorida, mais saudável. Confira 24 receitas entre saladas e molhos para salada:

Saladas no pote práticas

1. Salada no pote colorida: quanto mais cores, melhor! Essa receita leva cenoura, beterraba, milho, batata palha, tomates cereja, alface roxa, alface americana e rúcula. Para finalizar, faça um molho com azeite de oliva, orégano e sal. E pronto!

2. Salada no pote com mandioquinha: simples e nutritiva, essa salada não leva folhas verdes. É uma boa opção para o almoço ou jantar, já que leva cenoura, brócolis e mandioquinha. Cozinhe a batata e o brócolis e, depois que esfriar, monte com a cenoura e com um molho de salada da sua escolha.

3. Salada no pote com atum: os peixes são excelentes opções para o verão. Nesta receita, o atum é o escolhido. Para completar a salada, coloque cenoura ralada crua, soja cozida, alface crespa, alface roxa, rúcula e um molho de salada à sua escolha.

4. Salada no pote com salmão: desta vez, o protagonista é o salmão cozido. Adicione também o tomate cereja, cenoura, beterraba, pepino, castanhas, folhas verdes e um molho da sua escolha. Simples, saboroso e sofisticado.

5. Salada de abobrinha no pote: a abobrinha crua é a estrela desta receita. Afinal, ela fica crocante, tem sabor delicado e suave e deixa o prato delicioso. Para temperar esta salada, aposte no limão (siciliano ou tahiti) e pimenta ou pimentão. O alho dá um toque especial e a cebola roxa deixa a salada mais linda e deliciosa.

6. Salada low carb no pote: para quem aposta na alimentação low carb, esta receita é perfeita. Pepino japonês, cenoura, abobrinha, folhas verdes, azeite, sal, sálvia, semente de girassol, frango desfiado ou sardinha montam uma salada deliciosa.

7. Salada de frutas no pote: a salada de frutas também pode ganhar a versão no pote. Junte maçãs, morangos, manga, kiwi e um molhinho de limão siciliano com mel. Finalize com banana e aveia.

8. Salada mediterrânea vegana no pote: nesta receita, são dispensados os ingredientes de origem animal. Para começar, coloque o molho, a quinoa cozida, tomate picado, pepino, cebola roxa, bastante tofu, azeitona preta e finalize com alface.

9. Salada de atum e cenoura: colorida e saborosa, esta salada leva pepino, cenoura, tomate, seleta de legumes, milho, atum, repolho, mix de folha e um molho da sua escolha. Organize tudo no pote, lembrando que o molho vai por baixo.

10. Salada crocante no pote: esta receita brinca com texturas. A salada crocante de pote leva bacon, queijo branco, croutons, tomate cereja, alface, mostarda e azeite. O bacon deve ser frito antes de montar a salada. Quer pegar mais leve? Pode optar pelo atum ou frango desfiado, por exemplo.

11. Salada Caesar no pote: o clássico revisitado! Quem ama salada Caesar pode comemorar! Essa receita é simples e saborosa. Para montar, coloque croutons, frango grelhado e picado, pétalas de parmesão e alface americana. Para finalizar, leve o molho de salada Caesar e coloque na hora de montar.

Salada de macarrão no pote

12. Salada de macarrão no pote: as saladas com macarrão são completas e fazem sucesso nas marmitas do dia a dia. Esta receita leva um molho com alho picadinho, manteiga, maionese, páprica, pimenta-do-reino e cheiro verde. Coloque no fundo do pote metade do molho e acrescente o macarrão cozido, o tomate cereja, a cenoura ralada, o milho em conserva, a azeitona preta ou verde e o frango desfiado e temperado. Finalize com a outra metade do molho.

13. Salada de massa com pesto de tomate seco: comece fazendo o pesto de tomate seco. Drene o tomate seco, descasque um dente de alho, separe as folhas de manjericão e rale o queijo parmesão. Coloque tudo no processador, adicione azeite de oliva e amêndoas. Acerte o sal e coloque pimenta. Agora, só preparar a salada. Coloque o molho no fundo, a massa, o tomate cereja e a ricota.

14. Salada de macarrão com palmito e brócolis: para começar, prepare o molho com iogurte natural, hortelã picado, azeite, sal e pimenta-do-reino. Coloque no fundo do seu pote, adicione o brócolis cozido, o pimentão amarelo, os tomates cereja, palmito picado, cenoura ralada, macarrão cozido e pronto!

15. Salada de macarrão, berinjela e beterraba: essa é uma receita bem diferente e muito saborosa. Para começar, coloque a berinjela e a beterraba para assar no forno enquanto faz o macarrão. Quando estiverem cozidos, coloque a beterraba no liquidificador com iogurte natural, zatar, azeite e sal. Coloque este purê de beterraba no pote, em seguida o macarrão cozido, a berinjela em cubos, as folhas de salsinha e as nozes picadas.

16. Salada de macarrão instantâneo no pote: o famoso macarrão instantâneo pode virar uma salada no pote deliciosa. Coloque no pote o missô, o frango desfiado, o tomate cereja e o macarrão cru. Antes de comer, coloque água quente e espere 5 minutos.

Molhos para salada no pote

17. Iogurte mix: para que as saladas no pote fiquem ainda mais gostosas, a melhor pedida é apostar em molhos deliciosos. Para fazer um molho de iogurte supercuringa, coloque iogurte desnatado, maionese light, água, suco de limão e hortelã picado. Para preparar, é só misturar bem.

18. Vinagrete: para fazer uma vinagrete, que vai bem com salada e com churrasco, você precisa de cebola, tomate, limão e pimentão. Pique o tomate e tire as sementes, faça o mesmo com o pimentão e pique a cebola também em cubinhos. Junte tudo em uma tigela e tempere com limão, azeite e sal. Pode acrescentar também cebolinha e cheiro verde.

19. Mostarda e mel: simples e inconfundível, o molho de mostarda e mel leva limão, azeite, além da mostra e mel. Esprema o limão, adicione os outros ingredientes e misture. Pronto!

20. Agridoce: com um toque mais oriental, este molho é uma excelente opção. Para fazer, coloque o vinagre, a água, o açúcar e o catchup em uma panela. Para engrossar, use a maisena com água. É só isso. Fica ótimo para saladas, mas pode acompanhar carnes também.

21. Molho para salada: para este molho curinga de saladas, você deve colocar o suco de limão, o azeite de oliva, o sal, o alho triturado ou picado, pimenta-do-reino e água. Para fazer, coloque tudo em um pote com tampa e chacoalhe.

22. Molho grego de iogurte: refrescante e com inspiração grega, este molho de iogurte pode acompanhar salada, carnes e lanches. Para começar, coloque no processador o pepino sem sementes, sal, suco de limão, alho, alecrim, hortelã e iogurte natural. Para fazer, é só bater tudo.

23. Molho de queijo vegano: molho de queijo é uma preferência absoluta. Este é vegano, ou seja, não leva nenhum ingrediente de origem animal. Deixe de molho a semente de girassol, depois de hidratada, coloque no processador com missô, suco de limão e sal. Acrescente cúrcuma e alho em pó. Coloque mais água e bata. Para finalizar, coloque levedura nutricional.

24. Molho Caesar: para fazer o molho dessa salada clássica, pique uma anchova em conserva e em um pote acrescente gema, mostarda, suco de limão, alho bem amassado e a anchova. Coloque óleo de girassol até incorporar e misture o queijo parmesão ralado. Pronto!

Gostou das ideias de salada no pote? Confira também as receitas de saladas de legumes deliciosas e refrescantes.

PARA VOCÊ