23 receitas de salada de legumes deliciosas e refrescantes

Por

Desconstruindo aquela ideia de que toda salada é sem graça, essa seleção de 23 receitas de salada de legumes vai te surpreender. Seja para perder peso, ter uma alimentação mais saudável ou simplesmente se deliciar, uma salada é sempre uma boa opção.

Publicidade

Confira, abaixo, 23 receitas de saladas de legumes que irão te dar água na boca e que prometem garantir uma explosão de sabores! Independente de qual for a sua escolha, a salada, que pode ser servida tanto como entrada quanto prato principal, ficará sensacional.

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Salada de legumes crus

1. Salada fresh com manga

Salada fresh com manga
  • Preparo: 5min

Saladas refrescantes com fruta são sempre um acerto. Nessa receita, o pepino é combinado com manga, abacate e tomates. O resultado é delicioso!

Publicidade

2. Salada colorida de brócolis

Salada colorida de brócolis
  • Preparo: 25min

Para um prato colorido e saudável, você precisará de brócolis, cenoura, cebola roxa, tomate, maçã, pistache, parmesão e salsinha. A salada é regada com molho com iogurte natural e o resultado é delicioso!

3. Salada fatuche

Salada fatuche
  • Preparo: 10min

Pronta em um instante, a salada fatuche leva tomate, pepino japonês, rabanete e temperos deliciosos. O seu diferencial é a crocância do pão sírio em pedaços que combinado com o toque de hortelã, em uma refrescante mistura de sabores.

4. Salada caprese com pesto

Salada caprese com pesto
  • Preparo: 7min

Em uma versão inovadora, essa salada já chama a atenção pela aparência. Além de combinar tomate, manjericão e temperos, essa receita também leva mussarela de búfala, noz pecan e castanhas. Ideal para quem quer surpreender, essa é uma opção bem fácil de ser feita.

5. Salada de abobrinha com pesto de hortelã

Salada de abobrinha com pesto de hortelã
  • Preparo: 30min

Essa salada mistura o sabor da abobrinha com o broto de couve, banhados por um molho pesto delicioso.

Publicidade

6. Salada coreana de pepino

Salada coreana de pepino
  • Preparo: 15min

Faça a salada coreana de pepino e aproveite uma refeição leve e bem rápida de ser preparada. Com vinagre, shoyu, gergelim, pimenta dedo de moça e açúcar, o resultado é irresistível!

7. Salada de berinjela crua

Salada de berinjela crua
  • Preparo: 135min

Aprenda a preparar uma receitinha superfácil, simples e saborosa de salada de berinjela crua. Ela ainda leva tomate, azeitona, cebola e pimentão! Além de um acompanhamento colorido, o sabor vai te surpreender.

8. Salada primavera com macarrão konjac

Salada primavera com macarrão konjac
  • Preparo: 25min

Que tal uma salada primavera com macarrão konjac refrescante? Essa receita saudável é muito fácil de fazer. As abobrinhas são cortadas em tira e combinadas com repolho roxo.

9. Salada de beterraba e cenoura com amendoim

Salada de beterraba e cenoura com amendoim
  • Preparo: 20min

Superprática e rápida, essa receita leva mel, pasta de amendoim, shoyu e limão para um molho que se complementa aos sabores da beterraba e cenoura. O amendoim proporciona uma crocância gostosa ao prato.

10. Salada de quinoa

Salada de quinoa
  • Preparo: 10min

Aprenda a preparar uma deliciosa salada de quinoa, supersimples e nutritiva. O prato ainda leva cenoura, rúcula, rabane, tomate-cereja e queijo parmesão. Serve como uma refeição leve ou acompanhamento.

Publicidade

Salada de legumes cozidos

11. Salada mediterrânea de quinoa

Salada mediterrânea de quinoa
  • Preparo: 30min

A salada mediterrânea combina folhas verdes, legumes, grãos e queijo, em um prato colorido e saboroso. Nessa versão, a quinoa dá uma liga especial à mistura com pimentão, cebola, coentro e queijo feta. Vale a pena experimentar!

12. Salada de batata com gorgonzola

Salada de batata com gorgonzola
  • Preparo: 15min

A salada de batata com gorgonzola é um acompanhamento delicioso para qualquer refeição. As batatas são temperadas com mostarda dijon ou amarela, limão, sal e pimenta-do-reino. Por último, adiciona-se o queijo à mistura, finalizando com cheiro-verde.

13. Salada de grão-de-bico com batata-doce

Salada de grão-de-bico com batata-doce
  • Preparo: 65min

Aqui, você aprende a fazer uma salada colorida e bem temperadinha. Além do grão-de-bico e da batata-doce, uma boa quantidade de pepino e rúcula entram em cena. Pimenta, gergelim e temperos completam o sabor da salada.

14. Salada de legumes cozidos fácil

Salada de legumes cozidos fácil
  • Preparo: 30min

Fácil e tradicional, essa salada leva uma variedade de legumes cozidos, tendo como resultado um prato colorido e supernutritivo! Você pode caprichar no tempero de sua preferência e acompanhar proteínas magras, como um frango ou salmão.

15. Salada de batata com atum

Salada de batata com atum
  • Preparo: 25min

Se você é daqueles que sempre querem experimentar uma receita nova para não cair na rotina, essa opção de salada de legumes com atum é perfeita! Isso porque essa é uma salada diferente, saborosa, rápida e você vai precisar de poucos ingredientes para experimentá-la. Aqui você deve usar apenas cebola, azeitona, pimentão, ervilha, batata e atum.

16. Legumes salteados no shoyu

Legumes salteados no shoyu
  • Preparo: 15min

Essa é outra salada que leva vagem e cenouras cozidas. Além disso, você também vai precisar de abobrinha, alho, gergelim e shoyu. Resultado: um prato colorido e saboroso.

17. Salada de batata com bacon

Salada de batata com bacon
  • Preparo: 40min

Um delicioso acompanhamento para churrasco ou assados em geral, essa receita é superprática. Você pode acrescentar ainda queijo parmesão ou minas frescal para mais cremosidade.

18. Salada de chuchu fácil

Salada de chuchu fácil
  • Preparo: 20min

Que tal uma salada saborosa e simples? Confira como preparar salada de chuchu fácil e bem temperada para o almoço. A receita consiste no legume temperado com limão, ervas e cebola.

19. Salada de maionese de mandioquinha

Salada de maionese de mandioquinha
  • Preparo: 30min

Aprenda a preparar esta deliciosa receita de salada de maionese de mandioquinha. Um prato com cara de domingo. A receita leva uvas-passas, milho verde, cenoura, maionese e creme de leite.

Salada de legumes assados e grelhados

20. Salada de berinjela no forno

Salada de berinjela no forno
  • Preparo: 30min

Essa é outra opção quentinha, mas que vai ao forno. Anote o que você vai precisar: berinjela, pimentão, cebola, azeitona, sal, pimenta-do-reino, ervas, vinagre e azeite. Mesmo tendo uma lista de ingredientes simples, fica uma delícia!

21. Salada de batata alemã

Salada de batata alemã
  • Preparo: 40min

Uma opção saborosa para acompanhar carne vermelha, a salada de batata alemã é feita na frigideira com bacon, cebola e um delicioso caldo de vinagre e açúcar, que dão um toque mais que especial ao prato. A finalização fica por conta de salsinha e cebolinha. Acompanhar a refeição com um vinho tinto realça os sabores.

22. Salada à portuguesa

Salada à portuguesa
  • Preparo: 16min

Cansou da mesmice? A salada à portuguesa traz cor e variedade de ingredientes para a sua refeição. Vale a pena experimentar!

23. Beterrabas assadas com queijo cottage

Beterrabas assadas com queijo cottage
  • Preparo: 50min

Que tal inovar no preparo da salada? Essa receita ensina a preparar beterrabas assadas com queijo cottage, uma coalha de sabor suave. A combinação de sabores e texturas é uma delícia!

Adotar o hábito de comer salada é importantíssimo para se manter saudável e evitar uma série de doenças. Por isso, se você quer ter uma alimentação equilibrada, não deixe os legumes fora do seu prato. Se você não dispensa receitas saudáveis, dá uma olhada nessa lista com 22 receitas com repolho roxo.