23 receitas de salada de legumes deliciosas e refrescantes

Escrito por Carol Monteiro

Desconstruindo aquela ideia de que toda salada é sem graça, essa seleção de 23 receitas de salada de legumes vai te surpreender. Seja para perder peso, ter uma alimentação mais saudável ou simplesmente se deliciar, uma salada é sempre uma boa opção.

Confira, abaixo, 23 receitas de saladas de legumes que irão te dar água na boca e que prometem garantir uma explosão de sabores! Independente de qual for a sua escolha, a salada, que pode ser servida tanto como entrada quanto prato principal, ficará sensacional.

Salada de legumes crus

1. Salada mista de legumes: essa receita é simples, prática e super-rápida de ser feita. Aqui você vai precisar de apenas três ingredientes, que são: alface roxa crespa, rabanetes e cenoura. Além disso, por ser feita apenas com alimentos crus, essa salada fica pronta em pouco tempo e é perfeita para aqueles dias corridos. Confira a receita e se surpreenda!

2. Salada de macarrão de arroz com legumes: o ingrediente de destaque dessa receita é o macarrão de arroz, que é uma alternativa mais leve e mais nutritiva. Além disso, para saborear esse delicioso prato você irá precisar de pepino japonês, cenoura, cebolinha e kani. Essa opção é perfeita para ser servida em um almoço de família ou em uma comemoração especial.

3. Salada de legumes com queijo: essa é uma salada prática e simples de ser preparada. Por combinar ingredientes bem diferentes, ela fica supercolorida e bonita. E além de ser saborosa e nutritiva, essa opção tem um toque especial que fica por conta do queijo. Esse ingrediente garante um sabor único à salada!

4. Salada de legumes japonesa: o grande segredo dessa salada e que faz toda a diferença é o gergelim torrado. Isso porque esse ingrediente garante um sabor delicioso à receita, além de conferir uma apresentação mais sofisticada ao prato. Aqui, você irá usar os seguintes legumes: pepino japonês, cenoura, pimentão vermelho, pimentão amarelo e cebola.

5. Salada de legumes com atum e soja: leve, colorida e cheia de frescor, essa opção é ótima para os dias quentes. Por ser refrescante, saborosa e nutritiva, essa salada de legumes garante ser a cara do verão. E para preparar esse prato em sua casa você irá precisar de pimentões, cenoura, cebola roxa, soja em grãos, tomate cereja, palmito e atum. Além disso, o toque especial fica por conta do atum e da soja, que combinados com os outros ingredientes garantem um sabor único e surpreendente.

Salada de legumes cozidos

6. Salada de legumes fácil: apesar de exigir muitos ingredientes, essa receita é simples e fácil de ser feita, além de ficar deliciosa. Aqui você irá precisar de batata, vagem, cenoura, pimentão, pepino, cebola e maçã. E o diferencial dessa receita fica por conta de um creme preparado à base de creme de leite, mostarda, sal, suco de limão e salsinha. O resultado é surpreendente e promete agradar todos os paladares.

7. Salada de batata, pimentão e ervilha com atum: se você é daqueles que sempre querem experimentar uma receita nova para não cair na rotina, essa opção de salada de legumes com atum é perfeita! Isso porque essa é uma salada diferente, saborosa, rápida e você vai precisar de poucos ingredientes para experimentá-la. Aqui você deve usar apenas cebola, azeitona, pimentão, ervilha, batata e atum.

8. Salada de legumes com ovo: essa é uma ótima dica para uma refeição rápida e ao mesmo tempo saborosa. Aqui você irá precisar de apenas quatro ingredientes principais, que são cenoura, batata, ervilha e ovo. E o toque especial dessa salada fica por conta do ovo, que confere um sabor delicioso à receita.

9. Salada de legumes com grão-de-bico: o protagonista dessa receita é o grão-de-bico, que é uma ótima fonte de proteínas e de vitaminas. Além disso, essa opção serve cerca de quatro pessoas e é perfeita para levar naquela reunião com os amigos ou para servir em uma ocasião especial. Você irá precisar apenas de grão-de-bico, cenoura, batata, ervilha e cebola. Que tal testar ainda hoje?

10. Salada de couve-flor com legumes: simplesmente deliciosa, essa salada de couve-flor com legumes vai te encantar de primeira e ser um verdadeiro sucesso na mesa. Com um passo a passo fácil, essa receita fica pronta bem rapidamente. Além disso, o segredo aqui é deixar a salada por 20 minutos na geladeira antes de servir porque assim ela fica ainda mais refrescante.

11. Salada de vagem e cenoura cozidas no vapor: o diferencial dessa receita é o cozimento no vapor, o que conserva os nutrientes dos alimentos. E para que a salada fique ainda mais gostosa, você deve utilizar cebola, cebolinha, sal, azeite e vinagre para temperar. Além disso, a dica aqui é colocar os temperos apenas na hora em que for servir para evitar que estraguem ou azedem.

12. Salada de cenoura e abobrinha cozidas no vapor com ricota: essa salada é perfeita para eventos especiais porque é elegante, sofisticada mas ao mesmo tempo simples. Portanto, você com certeza irá surpreender todos com essa receita deliciosa, que combina o sabor da cenoura, abobrinha e ricota.

Salada de legumes assados e grelhados

13. Salada de cebola, ervilha, tomate e vagem: essa opção combina diversos legumes e pode ser tanto uma entrada quanto um acompanhamento. Além disso, a dica aqui é servi-la com carnes, como peixes, carnes vermelhas ou carnes brancas. O resultado fica delicioso.

14. Salada de camarão e legumes assados: deliciosa e surpreendente, essa salada é uma ótima opção para prato principal. Isso porque ela combina as proteínas do fruto do mar com os nutrientes e vitaminas dos legumes, sendo uma salada nutritiva. E quem rouba a cena aqui é o camarão, que fica ainda mais saboroso quando assado no forno com os legumes.

15. Salada de legumes com lentilhas: é uma combinação diferente e ao mesmo tempo deliciosa. Aqui você vai utilizar além da lentilha, cebola, alho e tomate cereja. E o resultado é uma mistura de sabores intensos e que promete surpreender todos. Depois de pronta, a dica é servi-la em ocasiões especiais, como Natal e Ano Novo.

16. Salada de quinoa com legumes grelhados: essa é uma boa dica para quem quer surpreender na cozinha e agradar os mais diferentes paladares. Com uma aparência bonita e muito saborosa, essa salada de quinoa com legumes grelhados promete encantar a todos. E para fazê-la em sua casa você precisa de quinoa, tomate caqui, berinjela, abobrinha, cebola e cenoura. Além disso, o tempero fica por conta do azeite, do sal e da pimenta-do-reino.

17. Salada de abobrinha, beringela e tomate grelhados: essa salada é bem simples e fácil de ser feita. E o resultado vai te surpreender porque os legumes grelhados combinados com os temperos conferem um sabor único à salada, que fica irresistível. Além disso, aqui você precisará de abobrinha, berinjela e tomate. Depois disso, você fará um molho à base de manjericão, limão, mostarda, queijo parmesão light e sal, que dará um toque especial na receita.

18. Salada de legumes grelhados na brasa: essa é uma opção perfeita para um almoço de domingo em família porque é simplesmente incrível e surpreendente. Além disso, os legumes grelhados na brasa absorvem mais os temperos, criando assim um sabor delicioso. E uma boa dica aqui é servir a salada junto com o arroz e uma proteína para que se tenha uma refeição completa. Experimente ainda hoje!

Salada de maionese com legumes

iStock

19. Salada de maionese colorida: essa salada de maionese é bem colorida porque combina diferentes ingredientes. Além disso, ela tem uma apresentação simples, mas ao mesmo tempo sofisticada. E o grande segredo para deixar essa receita deliciosa é o creme de leite, já que esse ingrediente confere uma cremosidade e um sabor irresistível à salada. Essa opção sacia quatro pessoas e é perfeita para ser servida em reuniões com amigos.

20. Salada de batata, cenoura e vagem com maionese: essa receita é leve, prática e irresistível. Além disso, é uma ótima opção para comemorações e eventos porque a sua apresentação é sofisticada. E para fazer essa salada você deve misturar a maionese com a batata, a cenoura e a vagem. Depois disso, adicione uvas passas para garantir um toque especial.

21. Salada de batata, ervilha, cenoura e vagem com maionese vegana: essa salada de legumes com maionese é simples de ser preparada porque você deve usar apenas seis ingredientes: batata, ervilha, milho, cenoura, vagem e palmito. Para fazer a maionese vegana você irá precisar de um leite vegetal. Além disso, a dica aqui é servir essa salada com batata palha para que ela fique ainda mais gostosa.

22. Saldada de batata, cenoura e pepino com maionese vegana: essa opção é perfeita para dias quentes por ser bem refrescante. É uma receita leve, simples de ser preparada e o sabor promete surpreender e encantar. E, além disso, aqui você irá aprender a fazer uma maionese incrível e supersaborosa à base de arroz.

23. Salada de batata com maionese caseira e ovo: o toque especial dessa receita fica por conta da combinação do ovo com uma deliciosa maionese caseira. Essa é uma opção ótima para aqueles dias em que você precisa cozinhar algo especial rapidamente. Aqui, além do ovo, da maionese e da batata, você irá precisar de cenoura, milho, ervilha e tomate.

Adotar o hábito de comer salada é importantíssimo para se manter saudável e evitar uma série de doenças. Por isso, se você quer ter uma alimentação equilibrada, não deixe os legumes fora do seu prato. Se você não dispensa receitas saudáveis, dá uma olhada nessa lista com 22 receitas com repolho roxo.

PARA VOCÊ