22 receitas com repolho roxo para inovar sem abrir mão do sabor

Escrito por Thainá Cardoso

O repolho roxo é um vegetal de origem asiática que contém alto teor de potássio e vitamina C. É possível usá-lo não só no preparo de saladas, como é popularmente conhecido, mas também em tortas, outros pratos diversos e até como recheio de sanduíches.

Se você gosta de variar bastante no cardápio da semana, confira uma seleção de ideias que te ajudará a preparar uma refeição deliciosa atrás da outra.

Saladas com repolho roxo

1. Salada de repolho roxo agridoce: essa receita é supercaprichada e serve perfeitamente para uma ocasião especial, como as festas de fim de ano. A salada fica saborosa, fresquinha e vai muito bem com frango grelhado, peru, tender e outras carnes brancas.

2. Salada de repolho roxo e molho de iogurte grego: essa salada é ideal para dias mais quentes, porque ela é super fresquinha e leve. A mistura do repolho roxo com a cenoura, o molho cremoso do iogurte, o mel e a mostarda, é uma verdadeira explosão de sabores.

3. Salada de repolho roxo com molho picante: esse prato é daqueles que foge da mesmice da salada básica do dia a dia. Por ter um molho de salada diferente, feito com óleo vegetal, o sabor se acentua e dá ainda mais vontade de consumí-la. Você terá uma ótima opção para saborear vegetais crus, frescos e coloridos e, ao mesmo tempo, se enriquecer de nutrientes.

4. Salada de repolho roxo com maçãs: as frutas frescas complementam o valor nutricional da salada e combinam perfeitamente com o sabor do repolho roxo. Se você acrescentar algumas oleaginosas na receita, então, conseguirá obter todos os nutrientes de uma refeição completa consumindo apenas um prato de salada!

5. Salada de repolho roxo com maçã e amendoim: o repolho roxo protege contra doenças cardíacas e possui baixas calorias, por isso, essa é uma receita para consumir sem medo. Para deixar o prato mais interessante, a dica é misturar maçãs e oleaginosas, como o amendoim.

6. Salada de repolho roxo com manga e hortelã: o hortelã, nessa salada, vem para facilitar a digestão e ser um ótimo calmante após a refeição. Junto com o repolho e a manga, essa proposta se torna um delicioso prato para consumir a noite, antes de dormir.

7. Salada de repolho roxo com rúcula e abacaxi: essa é uma das saladas mais certeiras da lista, porque a combinação do repolho com o abacaxi é simplesmente incrível. Além de ser rápida no preparo, é a mistura ideal para fornecer todos os nutrientes de uma refeição saudável.

8. Salada de repolho roxo com couve-flor e alho-poró: o repolho roxo tem todo o seu charme por conta da cor. Quando misturado com couve-flor cozida e alho-poró, se torna uma incrível salada! Basta temperar com limão, sal e azeite e fazer sucesso com a turma.

9. Salada de repolho roxo e quinoa: essa receita é uma opção diferente para quem quer sair da mesmice de salada apenas com folhas ou frutas. Coloque a quinoa já cozida em uma travessa, tempere com seus condimentos preferidos, marine com azeite de oliva, rale o repolho e misture-os. Depois, é só acrescentar a maçã na travessa e complementar com folhas
verdes de sua preferência.

10. Salada de repolho roxo, iogurte, queijo feta e semente de girassol: essa receita é bem diferente e mais ousada que as anteriores. Além disso, é uma salada ideal para o verão: a mistura do iogurte com limão, gergelim, queijo e manjericão confere ao prato uma explosão de sabores, texturas e camadas. É ideal para combinar com carnes brancas, como a suína.

11. Salada refrescante de repolho roxo com manga, abacaxi e uva pasa: não há salada mais refrescante que essa. A mistura das frutas com o repolho traz um sabor agridoce e leve ao prato tropical. O molho, feito à parte, tem como base creme de leite de castanha de caju, limão e sal. Vamos aprender?

12. Salada de repolho roxo fantástica: essa salada é um sucesso só. Os ingredientes principais, além do repolho roxo, são a acelga, o tomate cereja, o abacaxi, a cebolinha e um molho especial, que você aprende no vídeo. É, de fato, uma receita fantástica e que merece um lugar no seu menu!

Outras receitas com repolho roxo

13. Repolho roxo refogado: o repolho refogado é supersimples de fazer e ideal para servir de acompanhamento em uma refeição, especialmente quando você quer fazer algo prático. Basta picá-lo em tiras finas, temperar com alho e refogar com azeite por aproximadamente três minutos.

14. Repolho roxo à moda alemã: esse repolho é feito como o anterior, porém, é preciso adicionar na panela o suco de limão com açúcar, vinagre de maçã, vinho, água e alguns cravos. Em seguida, é só cozinhar até que tudo fique bem macio.

15. Repolho roxo à carbonara: o molho à carbonara é tradicionalmente servido envolvendo massas e é feito basicamente com gema, parmesão e bacon. Neste caso, esse delicioso molho é despejado no repolho roxo refogado e o resultado é uma refeição muito saborosa, colorida e com diversas texturas.

16. Costelinhas com repolho roxo: receita deliciosa e superprática. Primeiro de tudo, você precisa fritar as costelinhas em uma frigideira convencional ou na fritadeira sem óleo. Depois, em outra panela, é só triturar semente de mostarda com grãos de pimenta-do-reino, acrescentar o repolho picado até que ele fique macio e temperar como preferir.

17. Folhas de repolho roxo com cogumelo e tofu: nesse vídeo você vai aprender como fazer uma espécie de rolinho vietnamita, só que, ao invés de folhas de arroz, foram utilizadas as de repolho roxo. O recheio é leve e delicioso, com tofu e cogumelos.

18. Risoto de repolho roxo com camarão e bacon: a mistura de carne com frutos do mar é muito comum em algumas partes do mundo e o seu sabor é indescritível. Quando o risoto de bacon estiver pronto, é só juntar com o repolho roxo cozido e o camarão. Essa combinação se torna surpreendente.

19. Repolho roxo e maçã verde com molho de cerveja especial: essa receita não é tão rápida, mas é extremamente fácil. Basta você picar o repolho roxo, as maçãs verdes e despejar esses ingredientes em uma panela com manteiga e sal. Enquanto eles vão cozinhando, você precisa despejar cerveja preta e deixar descansando por duas horas. Para finalizar, é só acrescentar folhas de salsinha por cima.

20. Filé de porco com repolho roxo e vinho branco: essa é uma daquelas receitas que lembram o sabor e o aroma de cozinha de vó. O tom do prato é totalmente alemão, principalmente por conta dos temperos utilizados. Confira para ficar por dentro de todas as dicas.

21. Chucrute de repolho roxo: o chucrute é um alimento probiótico e bastante natural. Acompanhado de temperos como o coentro e a pimenta, o repolho se torna um delicioso ingrediente para esse prato incrível. Experimente!

22. Charutinho de repolho roxo: essa receita é adaptada da original, mas, aqui, se utiliza peito de frango assado, arroz integral e lentilhas. É só acrescentar temperos e misturar esses ingredientes em uma folha de repolho. Além de serem deliciosos, esses charutinhos são mais fáceis de fazer do que parece.

Viu só? Essa verdura é versátil e pode ser temperada com uma infinidade de condimentos. Se você adora esse tipo de ingrediente e quer mais opções para testar em casa, confira também essas receitas com repolho.

PARA VOCÊ