52 receitas com repolho que te farão aproveitar o sabor da verdura

Escrito por                          

O repolho é uma verdura de origem asiática, porém ela se difundiu por países como Alemanha, Polônia e Rússia. Assim, foram os europeus que trouxeram esse ingrediente para a América do Sul. Atualmente, esse é um alimento que faz um grande sucesso na mesa de grande parte da população ao redor do mundo.

Você pode usar o repolho no preparo de saladas, tortas, recheios de sanduíches, conservas e também de outros pratos diversos. Além disso, o repolho é um ingrediente rico em nutrientes e é responsável por gerar vários benefícios ao nosso corpo, como ajudar no combate ao Alzheimer, na proteção ao estômago e na melhora do sistema imunológico.

Para conhecer alguns pratos que você pode fazer em casa com o uso desse item, conheça algumas receitas abaixo:

Entradas e petiscos com repolho

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

1. Conchinha de repolho: a maneira que você escolhe para montar seu prato faz toda a diferença no resultado final, por isso, a proposta dessa receita é inovar no jeito de servir. Aqui, o repolho é usado para fazer uma concha, que é recheada com outros legumes. O resultado é uma entrada saborosa e extremamente colorida.

2. Charuto de repolho roxo: essa é uma adaptação de um prato árabe muito famoso. Folhas de repolho são recheadas com arroz branco, carne moída e temperos. O preparo é um pouco trabalhoso, mas o sabor compensa todo o tempo na cozinha.

3. Picles de repolho roxo: usando poucos ingredientes é possível preparar uma conserva com um sabor incrível. Você pode comer o prato cru ou com torradas, mas saiba que de qualquer maneira o resultado é muito gostoso.

4. Charutos de repolho e couve: três folhas são usadas para fazer essa receita de charutos: repolho, couve e folha de uva. O resultado é bem refrescante e foge do tradicional, por isso, é uma boa pedida para quem quer inovar, mas sem ter muito trabalho extra.

5. Repolho recheado: se você está procurando por uma entrada leve e cheia de sabor, pode ter acabado de encontrar a opção ideal já que aqui as folhas do repolho são recheadas com uma ricota bem temperadinha. Sem um preparo muito elaborado é possível se deliciar com uma entrada muito gostosa e que pode agradar diferentes paladares.

6. Repolho recheado light: essa receita é a prova de que nem sempre é complicado preparar pratos que são saudáveis e ao mesmo tempo saborosos. Aqui, a verdura é combinada com diversos legumes e também com sardinha. Como resultado você terá uma refeição super nutritiva e muito gostosa.

7. Rolinho de repolho com avelã: essa é uma receita para quem gosta de evitar desperdício. Aqui, o resíduo que sobra no preparo do leite de avelã é usado para fazer um creme pra ser usado como recheio das folhas de repolho. Além de ser uma opção altamente nutritiva, o resultado tem um sabor incrível, por isso, vale a pena testar.

8. Conserva de repolho: aprenda a preparar uma conserva de repolho super saborosa e aromatizada. Nessa receita, várias especiarias entram em cena para deixar a verdura ainda mais gostosa. Além disso, o preparo é rápido e você ainda pode armazenar o alimento por bastante tempo na geladeira.

9. Charuto de repolho: você também pode preparar em casa essa receita árabe que faz o maior sucesso nas mesas dos brasileiros. As folhas da verdura são recheadas com arroz e carne moída e diversos temperos entram em cena para incrementar o sabor do prato e deixar sua refeição ainda mais gostosa.

10. Guioza vegano: o guioza é um pastelzinho cozido no vapor e de origem chinesa. Normalmente, o recheio usado é o de carne, mas aqui, a proteína de soja entra em cena para fazer com que esse petisco tenha um versão vegana muito saborosa.

Salada de repolho

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

11. Salada de repolho picante: aqui, além de aprender a preparar uma salada que combina o repolho com cenoura, pepino em conserva e tomate, você também confere como fazer um molho agridoce e picante ao mesmo tempo. É ideal para quem quer fugir da rotina, mas sem ter muito trabalho na cozinha.

12. Salada de quinoa e repolho: já essa é uma opção para quem gosta de acrescentar frutas à salada. Nessa receita, quem entra em cena para dar um toque especial ao prato é a maçã. Mesmo usando poucos ingredientes, é possível saborear um deliciosa salada fresquinha.

13. Salada de repolho refrescante: essa é uma ótima pedida de salada para os dias quentes de verão, pois além da combinação de frutas e verduras ser super fresquinha, você ainda vai usar uma boa quantidade de hortelã, o que faz com que o prato fique extremamente refrescante. Então, que tal experimentar?

14. Salada de repolho com maionese: os principais ingredientes usados para o preparo dessa salada são o repolho e a maionese, mas você também vai precisar de cenoura, cebola e outros temperos diversos. O legal dessa opção é que você pode servir como acompanhamento de um almoço ou até mesmo como recheio de um sanduíche.

15. Salada de repolho com bifum: essa é uma receita que conta com um preparo prático, mas que pode surpreender quem experimentar. O bifum é um macarrão de arroz que leva apenas alguns minutos para ficar pronto. Além dele e do repolho, você também vai precisar de amendoim, um ingrediente que deixará seu prato mais gostoso e nutritivo.

16. Salada de repolho oriental: nessa receita, a verdura é combinado com shoyu e gengibre, os ingredientes responsáveis por dar o toque oriental ao prato. O resultado é uma salada extremamente saborosa e que pode deixar qualquer um com água na boca.

17. Salada de repolho com beterraba: essa é outra opção que pode ser servida como salada e até mesmo como recheio para sanduíches. O resultado é uma cor incrível e um sabor extremamente gostoso. Além disso, é possível armazenar o alimento por um bom tempo na geladeira, por isso, essa é uma receita muito prática.

18. Repolho refogado: se você está procurando por uma opção de salada simples, pode ter acabado de encontrar a receita ideal. Aqui, a verdura é apenas refogada com temperos e depois está pronta para ser servida. A vantagem é que você pode combiná-la com seus pratos do dia a dia.

19. Salada de repolho e alho-poró: para quem gosta de praticidade, preparar uma salada crua pode ser uma excelente escolha. Aqui, além do repolho e do alho-poró, a couve-flor também entra em cena para deixar seu prato mais nutritivo e saboroso.

20. Salada de repolho com sementes: já a dica dessa receita é incrementar sua verdura com gergelim e sementes de girassol. Além desses ingredientes, você também vai precisar de uma boa quantidade de temperos, que farão com que seu prato fique muito mais gostoso.

21. Salada de repolho com amêndoas: que tal preparar um molho de amêndoas para deixar sua salada ainda mais gostosa? Essa é a proposta dessa receita, que não dá muito trabalho para ser feita, mas que fica muito gostosa e combina com vários pratos.

22. Salada de repolho agridoce: essa é uma receita em que a verdura é coberta com um molho feito com shoyu, açúcar, vinagre, sal, pimenta e glutamato monossódico. É ideal para quem gosta de um toque oriental nas refeições.

23. Salada de repolho com kani: já aqui, a verdura é combinada com cenoura, kani e um molho de iogurte. Então, se você gosta de uma salada cremosa, pode testar essa opção, com certeza o resultado será um sucesso.

Salada de repolho com frutas

Foto: Reprodução / Veganana

24. Salada de repolho com laranja: essa é uma salada que já pode começar encantando pela aparência, já que a combinação de cores fica extremamente chamativa. Mas não pense que o sabor também não é marcante, viu? A combinação da laranja com a verdura deixará seu prato muito mais gostoso e nutritivo.

25. Salada de repolho com pera: a pera é uma fruta com um sabor bem suave, por isso, pode ser facilmente usada no preparo dos mais variados pratos. Esse é o caso dessa salada levinha, que cai muito bem com qualquer refeição.

26. Salada de repolho com frutas secas: se você está procurando por uma salada bem colorida e que combina sabores bem variados, pode apostar nessa opção. Aqui, além da verdura e das frutas secas, você também vai precisar de maçã verde e um molho de iogurte, por isso, o resultado é bem cremoso.

27. Salada de repolho com abacaxi: o abacaxi é uma fruta digestiva e tem um sabor ao mesmo tempo doce e ácido que pode agradar variados paladares. Então, se você gosta do sabor dessa fruta, não deixe de experimentar essa receita.

28. Salada de repolho com uva passa: essa é uma receita de salada crua, por isso, seu preparo é extremamente prático e rápido. Além disso, a maionese entra em cena para dar um toque de cremosidade ao prato. Então, se você não tem muito tempo para passar na cozinha, vale a pena testar essa opção.

29. Salada de repolho, maçã e passas: essa é uma receita super prática e refrescante, por isso, é ideal para os dias de calor intenso. Além do repolho, da maçã e da uva passa, você ainda vai precisar preparar um molho feito com creme de ricota e mel. O resultado é tão saboroso que com certeza essa receita entrará para o seu caderninho.

30. Salada de repolho, maçã e curry: se você está procurando por uma salada que combine diversos sabores, pode apostar nessa receita. Aqui, além do curry, o mel também entra em cena para dar um gostinho extra ao prato. Além disso, o amendoim é usado para acrescentar sabor e deixar sua salada crocante.

31. Salada de repolho, maçã e amendoim: com poucos ingredientes, é possível preparar uma salada que fará toda a diferença na sua refeição. Essa é a proposta dessa receita que combina a verdura com maçã e amendoim. Além disso, um molho de shoyu e laranja também é usado para deixar seu prato ainda mais gostoso.

32. Salada coleslaw simples: que tal preparar uma receita de salada que combina repolho, maçã, cenoura, uva passa, maionese, mostarda, salsinha e morangos? A mistura pode até parecer estranha, mas vai por mim, o resultado é extremamente saboroso e você ainda pode servir como acompanhamento nas refeições ou como recheio para o seu pão.

33. Salada de repolho com cranberry: essa é uma salada que usa ingredientes caros, como cranberry e pinoli, porém, o resultado é tão saboroso, que vale a pena investir nesses itens. Além disso, o preparo é extremamente prático.

34. Salada de repolho, escarola e laranja: essa é outra opção de salada crua que fica pronta em apenas alguns minutos. Então, se você está buscando por praticidade, pode apostar nessa receita sem medo. A combinação de sabores fica muito gostosa e seu tempo na cozinha será bem curtinho.

Carnes com repolho

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

35. Trouxinha de repolho com carne: nessa receita, você confere como rechear folhas de repolho com carne moída. Essa é uma opção que fica com uma aparência incrível e um gostinho extremamente saboroso. Além disso, seguindo o passo a passo atentamente, você não terá muito trabalho na cozinha.

36. Repolho com bacon: essa é uma receita extremamente simples, mas que pode fazer toda a diferença na sua mesa. Você só precisa fritar os ingredientes, acrescentar alguns temperos e depois seu prato está pronto para ser servido.

37. Frango com repolho cremoso: essa é uma receita em que o frango é combinado com a verdura, com bacon e com um molho de nata, requeijão e queijo extremamente cremoso. Como resultado você tem um prato delicioso.

38. Porco com repolho: a dica dessa receita é preparar um filé de porco e servir acompanhado de um repolho alemão. Aqui, a verdura é misturada com vinagre, açúcar, passas, canela e sal. Com poucos ingredientes é possível ter uma refeição super saborosa.

39. Costelinha com repolho: a costelinha de porco é outra carne que combina super bem com o repolho. Essa é uma receita que exige o uso de uma fritadeira elétrica, mas se você não tem problemas com gordura, pode fazer em uma panela normal.

40. Camarão com repolho: que tal preparar uma receita que tem uma lista de ingredientes bem curtinha, mas que pode surpreender pelo sabor? Essa é a proposta dessa receita que mescla um fruto do mar com uma verdura.

41. Fraldinha com repolho: nessa receita, a fraldinha é assada com mostarda e servida acompanhada de repolho grelhado. É uma opção simples e que não demora muito para ser feita, mas que pode surpreender qualquer um pelo seu sabor.

Pratos diversos com repolho

Foto: Reprodução / Pitadinha

42. Torta de repolho leve: essa é uma receita que deixa a farinha de trigo de lado e dá espaço para a de linhaça. Por isso, essa é uma opção que está liberada para os intolerantes ao glúten. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha e saudável.

43. Pierogue de repolho: essa é uma receita típica polonesa em que uma massa é recheada, nesse caso, com repolho e coberta por um molho, que aqui é feito com óleo, bacon e cebola. Com um passo a passo simples é possível saborear uma refeição incrível.

44. Macarrão com repolho e cenoura: se você está procurando por uma refeição rápida, refrescante e nutritiva, pode apostar nessa receita. Ela é ideal para os dias quentes e ainda não será preciso passar muito tempo na cozinha.

45. Moqueca de repolho: mesmo sendo feita sem peixe, essa é uma receita de moqueca extremamente saborosa. Isso acontece porque o azeite de dendê e o leite de coco são ingredientes que dão um toque especial ao prato. Além disso, a combinação com repolho fica muito boa, então, mesmo que você não seja vegetariano ou vegano, vale a pena experimentar.

46. Torta de repolho: já pensou em preparar uma torta em que o recheio é feito com repolho refogado com alho e ainda leva um toque de creme de castanha? Além disso, a massa é bem fininha e crocante. A combinação de texturas e sabores é tão gostosa que será quase impossível comer apenas um pedaço.

47. Risoto de camarão com repolho: o risoto é um prato super prático de ser preparado, mas ao mesmo tempo também é uma opção sofisticada para colocar na mesa. Por isso, essa é uma ótima opção para quem busca uma receita descomplicada e com um sabor incrível.

48. Torta cremosa de repolho: já essa é uma receita de torta bem incrementada, ideal para quem gosta de misturar vários sabores na mesma garfada. Além da verdura, por exemplo, você também vai precisar de presunto, mussarela, tomate e requeijão.

49. Torta de repolho e bacon: que tal preparar uma torta tipicamente irlandesa? Nessa receita, o repolho é combinado com bacon e coberto por uma massa folhada. Mesmo usando poucos ingredientes é possível ter uma refeição super saborosa para servir na sua mesa. Além disso, conhecer pratos de outras culturas é uma ótima pedida para variar o cardápio.

50. Repolho roxo à carbonara: o espaguete à carbonara é um prato bem famoso, mas aqui, a massa é deixada de lado e quem entra em cena é o repolho. A verdura é combinada com bacon, gemas de ovos, queijo parmesão ralado e alguns temperos.

51. Yakissoba vegetariano: o yakissoba é um prato muito comum na culinária oriental, mas que ganhou seu espaço por mesas ao redor do mundo todo. Isso acontece porque essa é uma receita que combina macarrão com legumes e algumas vezes carne – o que não acontece nesse caso -, fazendo com que a refeição seja extremamente saborosa e nutritiva.

52. Salteado de carne e legumes: se você quer preparar um prato bem rápido e que seja leve, essa pode ser a opção ideal. Aqui, diversos legumes e verduras são combinados com pedaços de carne bovina. O tempo na cozinha é curto, mas o sabor é irresistível.

O repolho é um alimento que pode ser acrescentado ao seu prato de diversas maneiras e como ele é um ingrediente muito nutritivo, merece um espaço no seu caderninho de receitas. Então, que tal testar algumas opções na sua cozinha e depois nos contar o resultado?

PARA VOCÊ