Deixar seu dia mais gostoso será uma tarefa supersimples com uma sopa de capeletti bem quentinha. De origem italiana, o nome capeletti remete ao diminutivo de chapéu devido à semelhança no formato da massa.
Você pode usar capelettis comprados em supermercados ou até mesmo conferir como preparar os seus em casa para preparar sopas deliciosas. Além disso, o caldo pode ser feito com legumes, carne bovina, de frango ou até mesmo com uma combinação desses ingredientes.
Para preparar essa receita, a sugestão é usar capeletti já pronto feito com farinha de grão duro em vez do de massa fresca. Aqui, o caldo é feito com salsão, cebola, salsinha, cebolinha, cenoura, pimenta-do-reino, sal e peito de frango cortado em cubinhos. Todos os ingredientes devem cozinhar por meia hora. Depois disso, basta retirar da panela os ingredientes sólidos e adicionar a massa, que deve cozinhar por 15 minutos.
2. Sopa de capeletti tradicional italiana
Publicidade
O capeletti é uma massa já muito deliciosa. Quando acompanhada de carne bovina e frango, ela fica melhor ainda! Essa receita é a prova de que o modo de preparo clássico, com um caldo leve, é a escolha perfeita para esse macarrão.
Nessa opção, primeiro, você deve fritar cubinhos de carne bovina em uma panela de pressão e, depois, dourar alho e cebola. O próximo passo é acrescentar água, salsinha e cebolinha. Então, a panela deve ser tampada e ficar na pressão por 15 minutos. O próximo passo é acrescentar os legumes e esperar mais 15 minutos. Por último, a massa entra em cena e deve ficar na pressão por 5 minutos.
4. Capeletti in brodo diferente
Publicidade
Que tal preparar seus próprios capelettis em casa? Essa é a proposta dessa receita, que não é muito rápida de ser feita, mas fica com um gostinho muito bom. Depois que a massa estiver pronta, você só precisa cozinhá-la em um caldo de sua preferência.
Essa é outra receita em que você aprende a fazer uma massa caseira de capeletti, mas, aqui, você também aprende a preparar um caldo de frango com legumes. Como a massa é recheada com carne moída, o contraste de sabores fica bem interessante e pode agradar os mais variados paladares.
Publicidade
6. Capeletti in brodo delicioso
Nessa receita, você pode conferir como preparar um caldo de frango e outro de carne que será usado para o preparo da sopa de capeletti. Assim, você pode variar no sabor sempre que quiser. Como os caldos podem ser congelados, é bom fazer uma grande quantidade e deixar guardado para usar sempre que precisar.
Já pensou em preparar um caldo com carnes de frango e bovina? Essa é a proposta desta receita, que ainda leva pedacinhos de carne na sopa. O sabor é incrível, porém, o caldo leva aproximadamente 3 horas para ficar pronto, o que pode ser um pouco demorado.
Publicidade
8. Sopa de capeletti com caldo caseiro
Nessa receita, você aprende a preparar um caldo com coxas de frango, cebola, alho, orégano, tomate, cheiro-verde e folhas de louro. Quando a panela pegar pressão, é preciso esperar por 10 minutos. Depois que o caldo estiver pronto, basta coar, desfiar o frango, cozinhar o capeletti e acrescentar a carne à panela.
Para testar essa opção em casa, é preciso cozinhar batata, cenoura e cebola picadas. Depois que os ingredientes estiverem cozidos, é preciso bater tudo, para que o resultado seja um creme, e, depois, acrescentar os capelettis. Para quem gosta de uma sopa mais encorpada, essa pode ser uma boa escolha.
Essa é uma opção extremamente prática, pois para temperar a água é usado um caldo de galinha pronto, junto com pedaços de cenoura e cebola picada. Depois que tudo estiver cozido, é preciso bater no liquidificador, colocar na panela de novo e acrescentar a massa para que ela cozinhe.
Publicidade
Preparar uma sopa de capeletti pode ser uma tarefa demorada ou rapidinha, tudo vai depender do caldo escolhido para dar sabor ao seu prato e do tipo de massa usada, mas, independente da sua escolha, o resultado renderá uma refeição bem saborosa. Para que você faça mais delícias em casa, que tal conferir receitas de capeletti e de sopas variadas?
Johnny é comunicólogo formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá. Taurino apaixonado por boa comida, também ama música pop, Britney, Madonna e livros. Além disso, é um colecionador (um pouco compulsivo) louco por mídia física.
minhas listas instagram