21 receitas com açaí tão gostosas que vão te deixar com água na boca

Escrito por                          

O açaí é uma das frutas brasileiras por excelência, já que seu local de origem é a região amazônica, onde é muito consumido. Ele cresce em palmeiras da região e trata-se de um fruto pequeno e roxo.

O açaí é muito saboroso e também muito rico em nutrientes, fibras e gorduras boas, ou seja, é uma fruta muito importante e que pode nos trazer muitos benefícios.

Para inseri-lo em nosso dia a dia, nada melhor do que conhecer receitas que dão água na boca, então, confira o quanto essa fruta pode ser democrática e aparecer em pratos diversos!

1. Açaí na tigela

O bom e velho açaí na tigela costuma ser o primeiro prato com a fruta que a maior parte das pessoas conhece. É uma receita fácil, que só precisa de açaí congelado, mel, banana e um liquidificador potente. O resultado é um açaí geladinho e muito cremoso!

2. Sacolé/geladinho recheado

Um dos mais pedidos no verão, geladinho – ou sacolé – de açaí vem recheado com leite condensado. É muito simples de preparar: basta fazer um suco com o açaí e colocar no saquinho para congelar. Quando estiver semi-congelado, é só acrescentar o leite condensado.

3. Picolé de açaí com salada de frutas

Foto: Reprodução / receitas de minuto

Uma receita com cara de verão, o picolé de açaí com salada de frutas é bastante adaptável ao paladar do freguês, pois as frutas escolhidas podem ser as que você mais gosta ou as que tiver aí na geladeira. Caso você não tenha forminhas de picolé, também pode transformar a receita em geladinho.

4. Milk shake de açaí e banana

Quem é fã de açaí na tigela com banana e granola, vai se deliciar com esta receita de milk shake que contém esses ingredientes mais iogurte e leite. É ótimo para os dias quentes, já que deve ser servido geladinho, e também para os dias que você quer variar um pouco na sobremesa.

5. Milk shake de açaí com banana diferente

Foto: Reprodução / tempero alternativo

Quem curte milk shake e, sobretudo, açaí, mas tem restrições ao leite, pode optar por esta receita que é bem parecida com a anterior, mas que além do açaí e da banana, acompanha também castanha de caju, açúcar mascavo e água.

6. Rocambole de açaí

Foto: Reprodução / i could kill for dessert

O rocambole é aquela sobremesa com cara de vó! Provavelmente, você já comeu rocambole recheado com goiabada ou mesmo com chocolate, porém, esta receita vem com recheio de mousse de açaí incorporado com chantilly. O resultado é leve e refrescante.

7. Salame de açaí

Foto: Reprodução / pitadinha

Por essa você não esperava, hein? O salame de açaí, apesar do nome, é doce e feito com a versão em pó da fruta. O que dá o aspecto de salame é a bolacha que no meio da massa, fica parecendo a parte branca do salame.

8. Cheesecake de açaí

O cheesecake é uma sobremesa que costuma conquistar a todos. Esse aqui é feito com uma camada de biscoito triturado, outra camada de creme de cream cheese e a cobertura é uma maravilhosa calda de açaí. Você precisa experimentar!

9. Pudim gelado de açaí 

Essa é uma receita deliciosa de pudim que é feita com açaí descongelado, leite, creme de leite e gelatina hidratada. Essa receita de pudim não leva ovos e, para os amantes do açaí de verdade, é possível trocar o leite por mais açaí.

10. Torta de açaí

Confira uma torta com gosto de açaí na tigela – só que muito mais sofisticada. A torta é dividida em um bolo e uma mousse de açaí que deve ser colocada logo acima, com a ajuda de um aro ou forma de fundo removível. No fim, você pode decorar com o açaí em fruta mesmo ou até com outras frutas!

11. Torta de açaí com banana 

Foto: Reprodução / tempero
alternativo

Essa torta tem uma pegada mais natural, se comparada com a anterior. Para ter uma ideia, a massa tem farinha de aveia, farinha de trigo integral e melado de cana para adoçar (que pode ser trocado por outro açúcar de sua preferência). A cobertura é feita de polpa de açaí e castanha de caju e você pode decorar com farinha de tapioca!

12. Frozen de açaí com banana e morangos

Foto: iStock

Uma receita superprática para os dias quentes! É só bater o açaí semi-congelado no mixer e acrescentar a banana picada. Quando estiver em ponto de frozen, basta colocar em taças grandes e decorar com morangos e rodelas de banana.

13. Mousse de açaí com caminha de bananas

É basicamente o que o nome indica: mousse de açaí sobre um monte de banana picada. A banana, porém, vai estar assada e salpicada com canela, açúcar e noz-moscada. O mousse vem em seguida e, por cima dele, amêndoas picadas e tostadas.

14. Mousse de açaí com banana e chocolate branco

O mousse é, sem dúvida, uma dessas receitas a que se deve recorrer quando queremos uma sobremesa leve. Esta receita tem um detalhe nada básico a mais: o chocolate branco derretido como cobertura do mousse. Irresistível!

15. Brigadeiro de açaí com corante

Foto: Reprodução / pintadinha

Quem quer dar um tempo do chocolate ou apenas quer experimentar algo novo, pode apostar nesse brigadeiro de açaí. Ele é feito de maneira muito parecida com o brigadeiro tradicional, mas, além da polpa de açaí, vale a pena acrescentar corante para que ele fique com uma cor bem bonita e dê ainda mais vontade de comer!

16. Brigadeiro de açaí com 3 ingredientes

Foto: Reprodução / Trem bom

É isso mesmo que você leu: mais um brigadeiro de açaí, porque uma receita só não basta. Desta vez, a receita leva somente três ingredientes e o resultado é um pouco mais parecido com o brigadeiro tradicional. Inclusive, a sugestão é que você enrole a massa pronta e acrescente o granulado, se quiser.

17. Mousse de açaí superfácil

Confira mais uma receita de mousse de açaí para você poder variar no preparo de sobremesas com essa fruta. A receita é tão fácil que você nem vai acreditar que o resultado fica com uma textura tão incrível!

18. Pão de açaí

Foto: Reprodução / pitadinha

Um pão delicioso cuja receita foi baseada na receita de pão de açafrão! O açaí deixou o pão com uma aparência inusitada – rosa! – e muito saboroso. Quanto mais gosto de açaí você quiser sentir ao provar o pão, é só aumentar a quantidade dele.

19. Sorbet de açaí com farinha de tapioca

Foto: Reprodução / cozinha da matilde

O sorbet é um sorvete que lembra um pouco a raspadinha, mas essa é uma dessas receitas que são mais sofisticadas do que parecem. O sorbet de açaí é a mistura de calda de glucose, açúcar e água com a polpa de açaí e, por fim, você adiciona merengue italiano. Fica incrível e você ainda pode salpicar a farinha de tapioca no final!

20. Pirarucu na folha de bananeira com emulsão de açaí e farofa de aviú 

Foto: Reprodução / cozinha da matilde

Nem só de receitas doces e geladas vive o açaí, também é possível preparar um prato salgado com o ingrediente! Nesta receita, as folhas de bananeira devem ser passadas nas chamas do fogão para amolecerem, já que o pirarucu ficará dentro delas, fechado com um palito de dente. O açaí forma a calda, temperado com sal e azeite.

21. Caipirinha de açaí e maracujá 

Foto: iStock

Quem gosta de drinques vai se encantar por esse aqui. Basta acrescentar o açaí, o maracujá e o xarope a um copo, amassar todos eles e, por fim, acrescentar a cachaça com o gelo. O sabor do açaí com o maracujá dá o toque especial para esta bebida.

Se você é fã de receitas com frutas, vai gostar de conhecer também receitas com acerola que, assim como o açaí, vão te surpreender!

PARA VOCÊ