10 receitas com aquafaba para quem gosta de comidas veganas

Escrito por    
Em 27.08.20

A aquafaba é o líquido de cozimento de leguminosas, como o grão-de-bico. Muito usada em doces e salgados veganos, ela é uma ótima substituta do ovo. Está morrendo de curiosidade para saber como isso funciona? Então, confira nossa seleção de receitas com aquafaba e descubra um mundo novo e cheio de possibilidades na cozinha!

1. Aquafaba em neve

Que tal começar aprendendo uma receita superfácil e prática de aquafaba em neve? Você só vai precisar ter em mãos a água do cozimento do grão-de-bico! Coloque o líquido em uma tigela e bata com o auxílio de uma batedeira. Depois de alguns minutos, você vai ver a magia acontecer. Ficou curioso? Então, assista ao vídeo e teste na sua casa!

Continua após o anúncio

2. Manteiga de aquafaba

Quem é vegano, intolerante à lactose ou apenas gosta de explorar novas receitas precisa conhecer essa versão incrível e muito gostosa de manteiga de aquafaba. Para a quantidade descrita no vídeo, você consegue obter cerca de 200 g de manteiga, o que equivale a um potinho da opção comum.

3. Maionese de aquafaba

Que tal deixar os seus lanches mais leves e saudáveis com essa versão deliciosa de maionese vegana? Olha só os ingredientes necessários: aquafaba, óleo vegetal, cebola, alho, pimenta-do-reino, sal, suco de limão e goma xantana. O resultado é um creme homogêneo e muito gostoso.

4. Maionese de aquafaba com mostarda

Dê um toque a mais para a sua maionese e adicione alguns temperinhos extras, como orégano, cebola em pó e mostarda. Mas, atenção: ela precisa já estar no ponto correto, ok? Assim que atingir uma textura firme e bem cremosa, é só temperar e servir – seja com lanches, saladas ou pratos especiais.

Continua após o anúncio

5. Maionese verde de aquafaba

Maionese verde é um clássico de qualquer lanchonete, não é mesmo? E se você não consome produtos de origem animal, então essa receita totalmente vegana vai te deixar suspirando. Aqui, a aquafaba é usada como base de um creme incrível e pra lá de saboroso. Aproveite!

6. Chantilly de aquafaba

Surpreenda todos os seus convidados com um delicioso chantilly vegano. Para isso, você só vai precisar da água do cozimento do grão-de-bico, açúcar refinado, goma xantana e limão. Bata tudo com o auxílio de uma batedeira e você terá um merengue extremamente saboroso e diferente!

7. Suspiro de aquafaba

Perfeito para aquelas horas em que bate uma vontade de comer um docinho, esse suspiro é bem fácil de fazer e rende bastante. Para deixar todos do mesmo tamanho e formato, a dica é usar um bico de confeiteiro de tamanho maior. Confira o vídeo e aprenda o passo a passo certinho de como fazer essa maravilha.

8. Mousse de chocolate de aquafaba

Uma sobremesa que todo mundo gosta é, com certeza, a mousse de chocolate. E para não deixar ninguém de fora, a dica é apostar nessa versão 100% vegana feita a partir de aquafaba em neve, que você já aprendeu a fazer com essa lista. Prepare aí na sua casa e esteja pronto para receber muitos elogios!

9. Mousse de maracujá de aquafaba

Continua após o anúncio

                   

Se você gosta de doces com aquele fundo azedinho, então essa receita é para você! Deliciosa, essa mousse de maracujá de aquafaba fica extremamente aerada e saborosa. Para dar um toque todo especial, não se esqueça de preparar uma calda de maracujá bem gostosa e coloque por cima antes de servir.

10. Sorvete de café com aquafaba

Dias mais quentes pedem doces mais geladinhos, não é mesmo? E para quem é fã de receitas gourmets, esse é o sorvete ideal! Feito com aquafaba, leite de coco, açúcar de coco, baunilha, café solúvel e sal, ele fica extremamente cremoso e com aquele sabor de café supermarcante.

Essas receitas com aquafaba com certeza vão mudar o modo como você cozinha! E para conhecer mais opções sem ingredientes de origem animal, confira esses queijos veganos variados e muito saborosos.