42 receitas com biomassa de banana verde para uma alimentação funcional

Rica em vitaminas, minerais e fibras, a biomassa de banana verde é uma preparação feita com bananas verdes cozidas. Graças à sua versatilidade e ao seu sabor neutro, ela pode ser usada no preparo tanto de doces quanto de salgados. Ficou com vontade de acrescentar essa delícia à sua dieta? Então confira esta seleção de receitas e aproveite!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Receitas doces

iStock

1. Brigadeiro: essa sugestão é ideal para quem gosta de saborear um doce bem leve e gostoso depois daquele treino puxado na academia! Anote aí tudo o que você vai precisar: biomassa de banana verde, cacau em pó, leite em pó desnatado, açúcar demerara e manteiga sem sal.

2. Brigadeiro vegano: quem é vegano vai ficar apaixonado por essa receita simplesmente incrível de brigadeiro sem ingredientes de origem animal. Muito fácil de fazer, ela é uma mão na roda para aqueles dias em que bate uma vontade imensa de comer um doce bem saboroso.

3. Beijinho: clássico de festas infantis, o beijinho é um doce tão democrático que agrada crianças e adultos. E aqui, você aprende a fazer uma versão mais leve e com uma deliciosa biomassa de banana verde.

Publicidade

4. Ganache de chocolate: essa ganache é perfeita para usar nos mais variados doces, seja como recheio, cobertura ou apenas comer de colher! E para uma receita vegana, você pode usar um chocolate sem leite e substituir o mel por agave. Fica uma delícia.

5. Cookies: crocante, saudável e saboroso, esse cookie é ideal para colocar na lancheira do seu filho ou saborear no café da tarde. E o modo de preparo é bem simples, basta misturar todos os ingredientes, formatar bolinhas e levar para assar por pelo menos meia hora!

6. Bombons: quer ter um docinho na geladeira para saborear a qualquer hora do dia? Então, aposte nessa versão maravilhosa de bombom feito com biomassa de banana. Importante o chocolate deve passar pela temperagem antes, assim ele ficar mais firme e não derrete com o contato das mãos.

Publicidade

7. Bombom de morango: para os amantes do famoso bombom de chocolate com morango, essa receita ensina o passo a passo de uma versão do doce funcional muito mais leve e saudável do que a tradicional. Você irá precisar somente da biomassa de banana, chocolate amargo derretido, leite de coco e morangos.

8. Trufas: feita com apenas três ingredientes – cacau em pó, biomassa de banana e chocolate meio amargo – essas trufas são uma excelente opção de sobremesa para aquele jantar mais refinado. Prepare aí na sua casa e receba muitos elogios.

9. Trufa funcional de biomassa com chocolate: essa receita de trufa funcional de biomassa de banana com chocolate é simplesmente maravilhosa, já que só tem ingredientes “do bem” – como chocolate amargo e mel – e ajuda a manter o organismo sempre em equilíbrio.

10. Bolo de chocolate: clássico dos clássicos, o bolo de chocolate é o tipo de sobremesa que não tem erro: todo mundo gosta e é muito fácil de preparar. E para quem gosta de apostar em novas receitas, essa opção feita com biomassa de banana é um ótima pedida!

11. Bolo de amendoim: difícil encontrar alguém que não goste de um bolo simples, mas feito no capricho, não é mesmo? E aqui, você aprende a preparar um bolo de amendoim prático, mas com um sabor e uma textura totalmente irresistíveis.

12. Brownie: o primeiro passo é misturar todos ingredientes, exceto as nozes, até obter uma massa homogênea. Em seguida, acrescente as nozes, transfira a massa para uma forma untada e polvilhada com cacau em pó e leve ao forno preaquecido por cerca de vinte minutos. Prontinho!

13. Leite condensado: receita obrigatória para quem é vegano ou intolerante à lactose, esse leite condensado feito de biomassa é prático, fácil de fazer e pode ser usado em diferentes doces. Vale a pena conferir.

14. Creme de biomassa de banana: esse delicioso creme é feito com 10 bananas verdes e pode ser utilizado em uma enorme variedade de receitas de sobremesas ou simplesmente consumido puro de colher. Ele é rico em vitaminas e fibras e conta com um sabor suave.

15. Picolé funcional: aqui você confere o passo a passo para preparar quatro picolés funcionais e de sabores diferentes com biomassa de banana verde. São eles: frutas vermelhas, açaí, manga e coco. Refrescantes e saborosos!

Publicidade

16. Sorvete de chocolate: esse sorvete de chocolate com biomassa de banana é maravilhoso, bem cremoso, sem nada de gordura e bastante saboroso. Entre os principais ingredientes, estão o leite integral, ameixas sem caroço, cacau, extrato de baunilha, chocolate meio amargo e melado. Intolerantes à lactose podem usar leite vegetal e chocolate sem traços da proteína.

17. Mousse de chocolate: essa receita de mousse de chocolate é sem lactose e feita com biomassa de banana e cacau em pó (rico em antioxidantes). Para adoçar, aposte em opções saudáveis como açúcar demerara, mel, agave ou melado. Você pode incrementar também com coco ralado, frutas ou castanhas.

18. Mousse de maracujá: que tal uma sobremesa saudável, gostosa e refrescante para o final de semana em família? É uma mousse de maracujá vegana feita com biomassa de banana e castanhas de caju cruas, que é rica em fibras e não leva açúcar refinado entre os ingredientes.

19. Chocolate quente funcional: o chocolate quente é praticamente indispensável naqueles dias mais friozinhos, certo? Que tal uma receita da bebida em uma versão saudável para que você possa consumir sem escapar da dieta? Anote os ingredientes: cacau em pó 50% e leite vegetal.

20. Iogurte vegano com biomassa: esse é um iogurte vegano super leve e saudável feito com biomassa de banana verde, castanhas de caju, leite de coco, suco de limão e gotinhas de stévia. É uma sobremesa perfeita para os dias quentes e para acompanhar as frutinhas da estação.

21. Tortinha de bala de banana e chocolate amargo: essa é uma tortinha de bala de banana feita com biomassa e chocolate amargo, que além de deliciosa, é sem lactose, sem glúten e vegana. É também uma sobremesa rica em fibras e antioxidantes, o que a torna perfeita para matar a vontade de doce sem fugir da dieta de emagrecimento.

22. Canjica funcional: essa é uma incrível receita de canjica funcional perfeita para se deliciar nos dias mais friozinhos e aproveitar para matar a vontade de uma sobremesa sem culpa. Entre os ingredientes estão o açúcar demerara, leite de coco caseiro e amendoim picado.

Receitas salgadas

iStock

23. Biomassa de banana verde: receita básica e fácil que ensina a preparar uma deliciosa biomassa de banana verde, repleta de vitaminas e minerais que auxiliam na saúde e no emagrecimento. Com ela, você pode fazer cremes, molho branco, massas de tortas, pizzas e pães, maionese, coberturas e recheios de bolos.

24. Maionese: biomassa de banana verde, água, azeite de oliva extravirgem, suco de limão, sal, alho, cebola, pimenta-do-reino e mostarda de Dijon são os ingredientes que compõem essa opção incrível de maionese totalmente vegana.

Publicidade

25. Patê: perfeito para acompanhar o lanche da tarde, esse patê é bem fácil de fazer e leva poucos ingredientes. Anote aí: biomassa de banana verde, azeite de oliva, suco de limão, sal, pimenta-do-reino, orégano e outros temperos que você gostar.

26. Bolinho de arroz: sabe aqueles dias quando você chega em casa cansado e tudo o quer é saborear uma comida gostosa e que seja fácil de fazer? Pois então, você não pode deixar de conferir essa opção maravilhosa de bolinho de arroz! Muito simples e prático, ele fica pronto bem rapidinho.

27. Pão de queijo: que tal preparar um pão de queijo sem queijo? Muito gostosa, essa opção surpreende com um sabor e textura muito parecidos com o original. Você vai amar!

28. Quiche light: extremamente saborosa, a massa dessa quiche é feita com biomassa de banana verde. Para dar uma crocância gostosa, a dica é polvilhar as forminhas com aveia antes de levar para assar. E o recheio é feito com requeijão, ricota e espinafre. Não tem como dar errado, não é mesmo?

29. Panqueca: ótima para quem quer começar o dia com uma refeição gostosa, essa panqueca é muito fácil de fazer! Basta ter em mãos ovos, biomassa de banana verde, aveia em flocos, farinha de chia, sal e pimenta-do-reino.

30. Nhoque: muito macio e saboroso, esse nhoque de biomassa vai bem com qualquer molho: seja o vermelho, o branco ou outra opção mais refinada. Você pode preparar e congelar. Confira o passo a passo do modo de preparo e corra para a cozinha para testar!

31. Nhoque vegano: essa é uma receita básica de nhoque sem glúten feita com biomassa de banana, farinha de arroz, azeite, sal e temperos que fica simplesmente maravilhosa e não muito atrás da massa tradicional.

32. Escondidinho de mandioca: o almoço de domingo nunca mais será o mesmo depois que você experimentar esse delicioso escondidinho. Aqui, a massa é feita com mandioca e biomassa. Já o recheio fica por conta de um tradicional molho de carne moída.

33. Escondidinho funcional com abóbora e biomassa: para quem gosta de receitas variadas de escondidinho, essa aqui é saborosa e funcional feita com abobora cozida, frango e biomassa de banana. É uma receita sem lactose, sem ovos, sem glúten e sem açúcar perfeita para o almoço em dias de semana.

34. Strogonoff de frango: para testar essa versão, você vai precisar de cebola, alho, peito de frango, sal, pimenta-do-reino, suco de limão, tomate, mostarda, curry, biomassa e champignon. O resultado final é de deixar qualquer um com água na boca.

35. Strogonoff sem lactose com biomassa: esse maravilhoso strogonoff feito com biomassa é sem lactose, e sua receita não leva ketchup nem creme de leite, o que a deixa bem mais leve e saudável. Além disso, é fácil de preparar e o gosto fica sensacional.

36. Strogonoff vegano: ficou encarregado de preparar o almoço com amigos e ainda não sabe o que fazer? Que tal agradar todo mundo com uma comidinha vegana leve e deliciosa? Com esse strogonoff maravilhoso, você prepara uma refeição incrível que vai deixar seus convidados bem felizes!

37. Pão: quem adora pão vai ficar encantado com essa receita. Muito fácil de fazer, essa sugestão fica macia e saborosa. Você pode comer com doces, salgados ou apenas saborear puro, de tão gostoso que fica!

38. Pão de biomassa com gergelim: essa é uma receita de um pãozinho delicioso e funcional feito com base de biomassa de banana, linhaça e gergelim, que além de saborosa e fácil de fazer, é também sem glúten e sem lactose.

39. Hambúrguer: uma ótima opção de lanche, esse hambúrguer é muito nutritivo, saboroso e fácil de preparar. Dê só uma olhadinha no que você vai precisar: biomassa, farinha de mandioca, chia, cebola, alho, pimenta-do-reino e cominho.

40. Torta de palmito: vai receber os amigos em casa e quer agradar todo mundo com um salgado gostoso e saudável? Então, aposte nessa torta de palmito! Sirva com um suco gelado e aproveite!

41. Queijo de biomassa de banana: essa é uma receita ideal para quem não dispensa um bom queijinho no dia a dia, já que ela imita o sabor e a textura de um queijo, apesar de não ser ele propriamente dito. Anote os ingredientes: biomassa de banana amolecida, suco de limão, sal, azeite de oliva e açafrão da terra.

42. Vagem com cogumelo cremoso e biomassa de banana: se você é uma das pessoas que ainda torcem o nariz para a vagem, precisa experimentar esta delícia cozida com cogumelos frescos, suculentos e saborosos. Além da biomassa de banana, você irá precisar de azeite, alho, mostarda em grãos, shoyu, alecrim, sal e pimenta do reino.

Com tantas opções deliciosas, variedade é que não vai faltar no seu cardápio. Aproveite e veja também receitas com farinha de banana verde para pratos mais saudáveis.