13 receitas com ervilha seca para inovar no dia a dia

Por                                
Em 11.04.20

Saborosa e nutritiva, a ervilha seca é uma ótima alternativa para quem gosta de evitar o desperdício. Afinal, essa versão do legume dura por até dois anos caso seja armazenada corretamente. Tudo isso sem contar no seu sabor e versatilidade. Para aprender a usá-la em seus pratos, veja as receitas abaixo!

Publicidade

1. Ervilha seca cozida

Essa é uma receita prática, mas que precisa ser programada com antecedência. Isso porque a ervilha deve ficar de molho durante uma noite para ser cozida no dia seguinte. Assim, não é preciso utilizar a panela de pressão e você elimina as substâncias que geram gases. Além disso tudo, você ainda confere dicas de armazenamento.

2. Hambúrguer de ervilha seca

Nessa receita, a ervilha é o principal ingrediente utilizado para preparar o hambúrguer. Além dela, você também vai precisar de farinha de trigo e temperos. A lista de ingredientes é simples, assim como o modo de preparo, mas esse hambúrguer vegano fica delicioso.

Publicidade

3. Salada de ervilha simples

Bem colorida, essa salada combina ervilha, pimentão amarelo, tomate-cereja, cebola roxa, cenoura roxa e salsinha. Para o tempero, a dica é fazer um molho com azeite, limão, sal, mostarda e melado. O resultado é uma combinação de cores e sabores que vai te surpreender.

4. Guisado de lentilha com ervilha seca

Barata e gostosa, essa ainda é uma receita nutritiva para o seu dia. Para melhorar ainda mais, não há segredos no preparo do guisado. Assim, até mesmo quem não tem experiência na cozinha consegue facilmente um resultado de sucesso. Veja o passo a passo.

Publicidade

5. Patê de ervilha seca

Feita no liquidificador, essa receita é sinônimo de praticidade. Isso sem contar que o patê fica uma delícia com pães e torradas. Além disso, ele é preparado apenas com as ervilhas, tofu, alho, mostarda dijon, sal, azeite e levedura nutricional sabor parmesão.

6. Ervilha seca com cenoura

Essa receita é perfeita para variar no feijão do dia a dia. Isso porque a ervilha conta com um caldinho e ainda é incrementada com cenoura. Gostou? Então, veja o modo de preparo e faça aí na sua casa.

7. Caldinho de ervilha seca

Ideal para mandar o frio para bem longe nos dias de inverno, essa é uma receita gostosa e nutritiva. O modo de preparo não é complicado e você ainda obtém uma textura bem cremosa. Para rolar um contraste, sirva o caldo com croutons crocantes.

8. Caldo de ervilha com bacon

Extremamente saborosa, essa é uma receita que merece sua atenção. Aqui, o prato é feito com ervilha seca, água, bacon, alho, caldo de galinha, tempero baiano, azeite e sal. Caso você queira, ainda é possível variar nos temperos usados para que o caldo fique a sua cara.

9. Ervilha seca com especiarias

Existe uma grande variedade de especiarias que você pode utilizar na cozinha para diferenciar o sabor dos seus pratos. Aqui, você confere uma combinação que fica perfeita com a ervilha seca. Brócolis, milho e abacaxi são outros ingredientes que ajudam a compor a receita. Vale a pena experimentar em casa.

Publicidade

10. Sopa de ervilha seca na panela de pressão elétrica

Quer uma sopa que fique pronta em poucos instantes para matar a sua fome? Nesse momento, a panela de pressão elétrica pode ser uma grande aliada. Se é praticidade que você busca, essa é uma boa sugestão para você experimentar.

11. Sopa de ervilha seca com costelinha defumada

Se você quer uma sopa com um sabor divino, mas que não leve muitos ingredientes, vale a pena conferir essa receita. Aqui, costelinha defumada e bacon ajudam a fechar com chave de ouro o sabor da sopa feita com ervilha seca.

12. Sopa de ervilha com bacon vegana

Livre de ingredientes de origem animal, essa receita fica com uma textura bem cremosa e é finalizada com bacon vegano. Se você busca muito sabor a cada garfada, confira todas as dicas do vídeo.

13. Pãozinho sem glúten de ervilha seca

Aprenda a fazer uma massa caseira para deixar suas refeições muito mais gostosas. Com aproximadamente 20 minutos na cozinha, seu pão estará prontinho para ser consumido! Veja o passo a passo e se surpreenda com o sabor.

Agora que você aprendeu como utilizar a ervilha seca para preparar diferentes pratos, que tal checar essas receitas com milho verde? As opções também são super saborosas!

Publicidade