48 receitas com milho verde para refeições mais coloridas e nutritivas

O milho verde é um ingrediente muito utilizado na culinária brasileira. Cozido, assado ou em conserva, ele é usado para dar sabor e textura às receitas.

Publicidade

Além de ser um alimento supernutritivo, também é uma ótima opção para pessoas com intolerância ao glúten e pode compor receitas de cremes, bolos, sobremesas e até bebidas!

Sopas e cremes com milho verde

1. Sopa cremosa de milho verde: apesar de simples, essa sopa é uma refeição completa, além de ser vegetariana e ideal para os dias de inverno. O passo básico da receita é bater o milho no liquidificador com água e, depois, ferver até o ponto de creme, acrescentando o restante dos ingredientes.

2. Angu de milho verde: o angu é um prato típico da culinária brasileira. Geralmente preparado com fubá e água, nessa receita, a consistência é obtida apenas pelo milho. Para complementar, utilize sal, orégano, cheiro-verde, pimenta-do-reino branca e alho.

3. Sopa de milho verde em conserva: essa receita é superfácil e pode ser feita com o milho de caixinha. O leite e a manteiga ajudam a dar ainda mais cremosidade. Para finalizar, basta salpicar noz-moscada e salsa fresca picadinha.

Publicidade

4. Sopa de milho verde com batata: além de deliciosa, essa sopa é ótima para aqueles momentos de falta de inspiração na cozinha. Ela leva ingredientes que quase sempre temos em casa, como batata, azeite, cebola, creme de leite e calabresa.

5. Creme de milho verde e cogumelos: esse creme de milho é uma opção de acompanhamento para carnes ou saladas. A escolha dos ingredientes é fundamental para o sabor do prato, então, tenha em mãos queijo brie, curry, cogumelos brancos e alecrim.

6. Creme de milho verde light: o milho é um cereal importante para o nosso organismo e pode ser usado nesse creme gostoso e saudável. A receita é feita com farinha de aveia e leite desnatado. Pode ser acompanhado por peito de frango grelhado e salada!

Publicidade

Pratos salgados com milho verde

7. Costelinha de porco com milho verde: essa costelinha de porco com milho é um prato simples, mas com um sabor surpreendente. A dica é deixar a carne cozinhar bem para que fique bem dourada e suculenta. A espiga de milho é cortada em pedaços grandes e adicionada ao prato.

8. Salada de milho verde: que tal servir uma saladinha como acompanhamento no almoço? Essa, além do milho, leva também tomate, pimentão, cebola e pimenta. Para finalizar, adicione suco de limão e folhinhas de coentro.

9. Maminha assada com suflê de milho verde: nessa receita, o milho compõe um delicioso suflê de milho verde, que, depois de assado, é polvilhado com adoçante e queimado com um maçarico. O prato acompanha uma deliciosa maminha ao ragu de cogumelos e shoyu.

10. Filé de frango com creme de milho: apesar de comum, essa receita pode ser feita de várias formas diferentes. Essa versão é bem prática e deliciosa! O frango, depois de assado em cubinhos, recebe o creme de milho e o queijo ralado para gratinar.

11. Batata gratinada com milho: esse gratinado combina com carnes vermelhas e brancas e é um sucesso. A batata e o milho são refogados com cebola e alho e misturados ao creme de leite.

12. Caldo de carne com milho verde e mandioca: perfeito para os dias mais frios e chuvosos, o sabor desse caldo vai te surpreender. Depois de bater a mandioca no liquidificador com água, é só misturar a carne e o milho e refogar. Pode ser servido com cheiro verde e torradas!

13. Carne moída com milho verde: essa é daquelas comidas com gostinho de caseira. A carne moída é refogada, temperada e incrementada com o milho. Pode ser servida sozinha, como recheio de tortas ou panquecas ou ainda acompanhada de arroz.

14. Arroz com milho verde fresco: para dar um novo sabor ao tradicional arroz branco, essa receita é uma ótima opção. O arroz é cozido com alho, cebola e açafrão. Depois, o milho é acrescentado na mesma panela para finalizar o cozimento.

15. Frango desfiado com creme de milho: nessa receita, você pode aproveitar aquela sobra de frango que está sem muita utilidade. O frango é cozido com cebola, tomate, pimentão, caldo de galinha e colorau. Na finalização, o prato é coberto pelo creme de milho.

Publicidade

16. Macarrão ao molho de milho verde com frango: combinar o milho com massas também pode ser uma ótima opção. É o caso desse macarrão com um delicioso molho de milho, frango, queijo ralado e cheiro-verde. O tempero fica por conta de sal, pimenta, alho e cebola.

17. Carne de jaca com creme de milho verde: a carne de jaca é uma excelente opção de carne vegetal e combina com vários ingredientes. Nesse prato, ela é combinada com um incrível creme de milho, feito com milho, amigo de milho e creme de leite vegetal.

18. Cuscuz de milho verde com frango: o cuscuz é uma comida tipicamente caipira. Nessa receita, ele é feito com frango e milho verde e gratinado com queijo meia cura. Depois de retirado do forno, é polvilhado com salsinha picada. Pode acompanhar salada, legumes cozidos ao vapor ou arroz branco.

19. Arroz de forno com milho verde: o arroz de forno é uma receita muito versátil e essa é uma versão simples que podemos fazer reaproveitando alimentos. Depois de cozido, o arroz é colocado em uma travessa junto com ervilha, milho, molho de tomate, creme de leite e queijo ralado.

Lanches rápidos com milho verde

20. Panqueca de milho verde: por serem rápidas e fáceis de fazer, as panquecas sempre são uma salvação na hora da fome. O ideal nessa receita é usar o milho verde fresco. No preparo, basta misturar todos os ingredientes e levar para a frigideira.

21. Trouxinha de milho verde: essa trouxinha de milho verde é uma ótima opção para lanches da tarde ou para servir em uma festa. A massa segue a receita básica de ovo, manteiga e farinha de trigo. Já o recheio leva, além do milho, cebola, amido, extrato de tomate, creme de leite e salsinha.

22. Pão de milho verde: para preparar esse delicioso pão de milho verde, você vai precisar apenas de um liquidificador. Basta misturar todos os ingredientes – milho, farinha de trigo, ovo e fermento – e deixar a massa descansar e assar por cerca de 40 minutos.

23. Bolo salgado de milho verde: se quer fugir do tradicional bolo doce de milho, uma ótima opção é apostar nesse bolo salgado cheio de temperos que vão te surpreender.

24. Bolinhos de milho verde: nessa receita, o milho precisa ser “in natura”, não pode ser enlatado. Depois de bater o milho das espigas no liquidificador ou no processador, é só misturar o restante dos ingredientes, modelar e fritar em óleo bem quente.

Publicidade

25. Torta de milho verde: o milho é utilizado para incrementar a massa da torta, dando textura e sabor. No recheio, utilize carne seca, tomate, cebola e queijo coalho. A torta deve ser assada de 25 a 30 minutos, até ficar bem dourada.

26. Petisco de bagaço de milho verde: que tal reaproveitar o bagaço de milho verde que sobrou na sua cozinha? Esse delicioso petisco é feito com este ingrediente, que ainda ganha a adição de ovo, farinha de trigo, cebola ralada, sal e fermento.

Bolos com milho verde

27. Bolo de milho verde com goiabada: para quem procura um bolo bem úmido e fofinho, essa receita é a pedida certa. A massa é despejada na forma e, depois, são adicionados cubinhos de goiabada passados na farinha de trigo. O ideal é que seja uma forma funda, para que a goiabada não desça para o fundo e o bolo fique mais bonito na hora de desenformar.

28. Bolo de milho verde vegano: além de delicioso, esse bolo é sem lactose, sem glúten e vegano. O milho dá uma textura incrível para a massa, deixando-a bem fofinha. Apesar de não levar coco seco na massa, o leite e o óleo de coco trazem um sabor todo especial.

29. Bolo de milho verde com iogurte: esse bolo de milho tem uma textura bem macia, semelhante ao bombocado. A massa leva, além do milho, leite, ovos, iogurte natural e manteiga.

30. Bolo de milho verde com fubá: se bolo de milho já é bom, imagina misturado com outro ingrediente especial de receitas de bolo: o fubá. Os ingredientes, entre eles o milho, o fubá e o coco ralado, são todos batidos no liquidificador. Fica uma delícia se servido com uma camadinha de manteiga derretida por cima!

31. Bolo de milho verde com coco: milho e coco sempre formam uma combinação surpreendente e deliciosa. É o caso desse bolo que leva espiga de milho, coco ralado e leite condensado na massa. Depois, leve-o ao forno por mais ou menos 35 minutos.

32. Bolo de milho verde cremoso: esse bolo, além de gostoso, é superprático e leva apenas 5 ingredientes. Entre eles, estão a espiga de milho verde, o leite condensado, os ovos e o óleo. O milho deve ser bem batido no liquidificador com o restante dos ingredientes.

Doces com milho verde

33. Curau de milho verde: o curau é aquela receita básica e fácil que todo mundo é capaz de preparar. Ele leva apenas 4 ingredientes: espiga de milho verde, leite, açúcar e canela em pó. Depois de engrossado em fogo baixo, o creme deve ser levado para a geladeira durante uma hora para ficar com a textura firme.

34. Docinho de milho verde e coco: esse docinho é uma ótima alternativa aos tradicionais brigadeiros. O milho é batido com água no liquidificador. Depois, é adicionado a uma mistura de açúcar, leite em pó, coco ralado e manteiga. Os docinhos são enrolados e passados no coco ralado.

35. Mousse de milho verde com goiabada: a mousse é feita inteira no liquidificador, juntando o milho, o leite, o leite condensado, o creme de leite e a gelatina incolor. A goiabada é cozida com um pouco de água em fogo baixo, até virar uma geleia bem firme. Então, é só montar nas taças, colocando a goiabada no fundo e juntando com o creme de milho.

36. Pudim de milho vede: o tradicional pudim ganha um novo sabor nessa receita. O milho verde é batido no liquidificador junto com todos os outros ingredientes – ovo, leite e leite condensado. A calda segue a receita básica de açúcar, água e mel.

37. Sorvete de milho verde vegano: o verão sempre pede um sorvete e esse, de milho, fica com um sabor incrível, além de ser vegano. Ele leva apenas 4 ingredientes e fica muito cremoso! O milho é batido no liquidificador com o leite de coco e cozido até virar um creme. Depois, é só levar para o congelador!

38. Brigadeiro de milho verde: o modo de preparo desse brigadeiro é quase o mesmo do tradicional de chocolate. O milho verde é batido no liquidificador com leite até dissolver totalmente. Então, é colocado em uma panela junto com o leite condensado e a manteiga. Depois de frio, enrole e passe no açúcar cristal.

39. Waffle de milho verde: esse delicioso waffle de milho verde é uma sugestão para um lanche da tarde diferente. A massa é feita com milho, ovo, polvilho, açúcar, coco e fermento e levada para assar. A cobertura com coco e canela traz ainda mais sabor para a receita!

40. Pamonha de forno: a pamonha de forno é uma excelente opção para quem quer experimentar essa delícia sem ter muito trabalho no preparo. Para a massa, todos os ingredientes são batidos no liquidificador e levados ao forno até dourar levemente. Por dentro, o resultado é um doce bem molhadinho.

41. Pudim de milho verde com calda de tangerina: caso queira variar o pudim, esse com calda de tangerina é uma ótima escolha. A massa leva milho, iogurte, leite condensado, ovo e açúcar. A calda é feita com água e geleia de tangerina!

42. Bombocado de milho verde : apesar da textura de bombocado, essa receita fica com um sabor bem próximo ao de uma pamonha cremosa. O bom desta receita é que ela não leva fermento e pode ser feita batendo todos os ingredientes no liquidificador.

43. Pudim light de milho verde: essa receita é para quem não quer exagerar, mas não abre mão de um docinho. O açúcar é substituído por adoçante culinário e o leite por leite em pó desnatado. A calda, no entanto, precisa ser feita com açúcar, já que o adoçante não vira caramelo.

Bebidas com milho verde

44. Bebida quente de milho verde: essa bebida, além de esquentar o corpo, dá muita sustância. Semelhante a um curau, porém um pouco mais rala, ela leva leite, leite de coco e leite condensado. Depois de colocada no copo ou na xícara, polvilhe com canela em pó.

45. Suco de milho verde: o suco de milho verde é uma opção refrescante e saborosa. Os grãos do milho são batidos no liquidificador com o leite e passados na peneira. Depois, acrescente o açúcar e engrosse no fogo até virar um creme. Deixe esfriar, bata no liquidificador com leite e sirva.

46. Licor de milho verde: para festas ou reuniões com os amigos, um licor sempre vai bem. Esse é feito com milho, leite, leite condensado e essência de baunilha. A bebida utilizada pode ser a da sua escolha, como cachaça, gin, rum, vodka ou álcool de cerais.

47. Suco de milho verde cremoso: esse suco de milho verde cremoso é de dar água na boca em qualquer pessoa. O milho usado deve ser o de espiga para que a receita fique ainda mais natural. Ele é batido com água, leite e leite condensado.

48. Batida de milho verde: que tal uma batida de milho para se refrescar e ainda aproveitar com os amigos? Nessa receita fácil e prática, o milho, que pode ser de lata, é levado ao liquidificador junto com água, leite condensado, creme de leite, vodka e gelo.

O milho verde prova a sua versatilidade ao se encaixar em diversas receitas – doces e salgadas – e, por isso, não existe desculpa boa o suficiente para não utilizá-lo em seu dia a dia. Se você ainda quer conhecer mais opções, confira também outras receitas de bolo de milho verde, curau e creme de milho.