18 receitas de pão de milho fofinho para um lanche saboroso

Pão de milho, ou também chamado de pão de fubá, é a cara de comida de sítio! Quem tem família que mora nessas regiões com certeza já saboreou um pãozinho desses feito no fogão a lenha. Quer coisa mais gostosa do que passar uma camada de manteiga ou margarina em cima do pão quentinho saído do forno?

Se você quer trazer essa atmosfera do campo para a sua casa, preparar esse tipo de pão pode ser uma boa pedida. Sem dúvida, seu café da manhã ou lanche da tarde vai ficar mais especial. Confira as melhores receitas de pão de milho para você fazer em casa:

Receitas de pão de milho tradicional

pão de milho

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

1. Pão de milho caseiro: esse é o típico pão para comer ainda morninho, acompanhado de uma xícara de café! Após misturar todos os ingredientes e sovar o pão, você deve cobrir a massa com filme plástico e deixá-la descansar por 20 minutos. Asse o pão até que ele esteja dourado.

2. Pão de milho fácil: a parte inicial dessa receita é feita como se fosse uma polenta, ou seja: você vai incluir a farinha de milho já cozida na massa. O que demora mais nessa preparação é o tempo de descanso da massa, que é de uma hora e meia.

3. Pão de milho do campo: ah, o sabor do campo! Essa atmosfera de sítio encanta muita gente e você pode trazê-la para a “cidade grande”. Os ingredientes necessários para fazer esse pão são: água, açúcar, sal, farinha de milho fina, óleo, leite, fermento, farinha de trigo e ovo.

4. Pão de fubá delicioso: para ter sucesso com essa receita, é importante sovar a massa por 10 minutos sem parar! A gordura do pão vem do uso da margarina, em temperatura ambiente, adicionada à massa. Você ainda pode incluir erva-doce para aromatizar ainda mais o pão.

5. Pão de milho para cachorro-quente: quer turbinar seu cachorro-quente? Faça um delicioso pão de milho que combina perfeitamente com festas juninas. A dica dessa receita é esquentar um pouquinho o leite e adicionar a manteiga na leiteira para derretê-la.

6. Pão de milho fofinho: para fazer esse pão muito macio, você vai precisar de fubá, farinha de trigo, fermento seco para pão, açúcar, uma pitada de sal, água e leite em temperatura ambiente, um ovo e manteiga ou margarina. O mais legal dessa receita é que você não precisa sovar o pão!

7. Pão de milho de latinha: para acentuar ainda mais o sabor do pão, que tal usar milho em conserva na preparação? Você vai precisar apenas de uma latinha para fazer um pão imenso tamanho família. A hora do lanche vai ficar bem especial.

8. Pão de milho de liquidificador: todo mundo adora receitas feitas no liquidificador, porque elas são práticas e evitam muita bagunça na cozinha. Nessa receita, você vai usar o psyllium, que é uma fibra natural que ajuda no funcionamento do intestino.

9. Pão de milho americano: esse pão, famoso nos Estado Unidos, é servido como entrada ou acompanhamento de pratos preparados com muita carne e feijão! A dica para ter sucesso é preaquecer o forno a 200°C e colocar a forma que será usada para o pão para esquentar. Faça isso porque, originalmente, o pão é feito em uma frigideira de ferro fundido

10. Pão de milho sem sovar: mais uma opção de pão que não é necessário sovar, sendo o tipo de receita ideal para quem tem pouco tempo para preparar algo na cozinha. Basta misturar todos os ingredientes em uma vasilha e levar ao forno.

11. Pão de milho verde: o sabor desse pão é bem potente, porque ele leva temperos bem saborosos. Para prepará-lo, você vai precisar de água morna, óleo, azeite de oliva, milho verde, açúcar, sal, alho amassado, orégano seco, pimenta caiena, fermento, farinha de trigo, azeite para untar e fubá ou farinha de polenta para polvilhar.

Receitas de pão de milho mais saudáveis

pão de milho

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

12. Pão de milho e farinha integral: que tal preparar pãezinhos caseiros deliciosos usando farinha integral e fubá para criar sanduíches mais saudáveis para sua família? Essa receita leva farinha de trigo, farinha de trigo integral, fubá, fermento seco, mel, sal, nata ou manteiga, leite morno e um ovo.

13. Pão de milho e centeio: outra maneira de deixar um pão mais saudável é usar a farinha de centeio na preparação, isso porque esse tipo de farinha tem o poder de gerar maior saciedade se comparada com a farinha de trigo comum. Vale a pena apostar!

14. Pão de milho semi-integral: essa receita ensina você a preparar um pão semi-integral, porque você vai usar a farinha de trigo comum e a farinha de trigo integral. Porém, saiba que é possível usar somente a farinha 100% integral que o resultado será espetacular.

15. Pão de milho de minuto sem glúten: pão sem glúten pode parecer heresia para algumas pessoas, mas depois de comer uma fatia, você vai mudar de ideia! Para fazer esse pão, você vai precisar de farinha de arroz, fubá, fermento, sal, ovos, iogurte natural, azeite, mel e açúcar.

16. Pão de milho sem glúten e lactose: quem tem algum tipo de restrição alimentar precisa encontrar alternativas para saborear pratos tradicionais feitos com ingredientes diferentes, mas ainda assim com muito sabor. Nessa receita, você aprende a fazer um pão sem glúten e lactose, que leva fibra de maçã na massa.

17. Pão de milho com semente de chia: a chia é uma semente amplamente utilizada em pratos para quem quer perder peso. Ela não aparece na massa propriamente dita, mas sim polvilhada em cima do pão para garantir uma crocância saudável em cada mordida.

18. Pão de milho vegano: fazer um pão caseiro sem nenhum ingrediente de origem animal também é possível. Você vai precisar de milho verde cozido, água, fermento biológico fresco, farinha de trigo, sal, açúcar e óleo vegetal.

Com todas essas opções de receitas em seu caderninho, com certeza você vai trazer a atmosfera do campo para sua  casa. Aproveite e confira as melhores receitas de pão de leite para tornar o café da tarde em família ainda mais incrível.

PARA VOCÊ