10 receitas com fava para quem gosta de explorar novos sabores de feijão

Escrito por    
Em 27.07.20

Também conhecida como feijão-fava ou feijão-de-lima, a fava é uma opção gostosa para quem gosta de inovar nas refeições do dia a dia. Muito saborosa, ela precisa ser bem lavada e passar por um processo de fervura antes de ser cozida com os demais ingredientes – isso evita aquele amargor indesejável dos grãos. Confira a seleção de receitas com fava que separamos e aproveite!

Continua após o anúncio

1. Fava branca simples

Mega simples e gostosa, essa receita é perfeita para servir tanto no almoço, quanto na janta. O sabor delicioso fica por conta de um mix de temperos totalmente divino. Anote aí: alho, salsinha, louro, sálvia, pimenta-calabresa e pimenta-do-reino. Para complementar, tomate, cenoura e um fio de azeite generoso.

2. Fava com toucinho

Quem gosta de carne de porco vai se apaixonar por essa opção feita com toucinho. Fácil e prática de fazer, ela tem apenas alguns segredinhos para ficar perfeita – como ferver o feijão por aproximadamente cinco minutos antes de preparar o restante da receita.

3. Fava com carne seca e costelinha

Uma refeição completa e para ninguém botar defeito, essa versão de fava leva dois ingredientes pra lá de especiais: a carne seca e a costelinha. Se você gosta de uma comidinha mais apimentada, não deixe de colocar meia pimenta-dedo-de-moça. Fica uma delícia!

4. Fava com costela

Um segredo simples para não deixar a sua fava amarga é colocar os grãos no fogo para escaldar e depois escorrer bem a água. Feito isso, é só colocar tudo em uma panela e cozinhar até a costela ficar macia. Ficou com água na boca? Então, confira essa receita maravilhosa e aproveite!

5. Fava com costela e bisteca de porco

Com gostinho de comida de mãe, essa receita vai fazer um carinho no seu estômago. E além de ser muito gostosa, ela também é superfácil de fazer – ótima combinação, não é mesmo? Para acelerar o processo, a sugestão é deixar o medo de lado e cozinhar a fava em uma panela de pressão.

Continua após o anúncio

6. Fava com carne de porco

Perfeita para servir em uma reunião com a família, essa fava conquista os mais variados gostos e paladares. Aqui, a carne de porco usada é a panceta, mas você também pode usar a costelinha, por exemplo. O melhor de tudo é que essa receita suja apenas uma panela! Prática, né?

7. Fava com leite de coco

O leite de coco é um ingrediente versátil e que deixa qualquer receita – seja doce ou salgada – mais gostosa e diferente. E aqui, ele entra em cena e ajuda a compor um delicioso feijão fava, que também leva outras delícias, como bacon, linguiça calabresa, linguiça paio e carne seca.

8. Fava com costelinha e orelha de porco

Nada de torcer no nariz! Muito gostosa, essa receita surpreende, de maneira positiva, todo mundo que experimenta. As outras carnes usadas para deixar esse prato ainda mais delicioso são: bacon, costelinha de porco, linguiça calabresa e linguiça paio. Ficou curioso? Então, confira o vídeo e corra para a cozinha para testar.

9. Fava com mocotó

Também conhecida como mocofava, essa receita é totalmente irresistível. Com aquele gostinho simples e muito delicioso de comida de sítio, ela é ótima para servir como prato principal de um almoço bem animado com bastante gente reunida. Assista ao vídeo e aprenda cada etapa do processo de preparação dessa delícia!

10. Risoto com linguiça e fava

Continua após o anúncio

Azeite, cebola, arroz arbóreo, linguiça, feijão fava, caldo de carne, vinho, sal e pimenta-do-reino são os ingredientes que compõem esse delicioso risoto! E o modo de preparo é bem fácil e qualquer um consegue tirar de letra. Não deixe de provar e se suprrender com essa gostosura.

Sabe o que combina muito bem com todas essas opções deliciosas que você acabou de conferir? Um arroz cremoso bem quentinho e feito no capricho!

PARA VOCÊ