10 receitas com pequi para inovar e surpreender na cozinha

Escrito por                          

O pequi é um fruto muito utilizado pela culinária sertaneja. O alimento tem origem na região do cerrado brasileiro e pode ser usado para compor diversos pratos.

As combinações mais tradicionais com pequi são com arroz e frango, mas o fruto também pode ser utilizado para compor molhos e conservas.

Os preparos com pequi são deliciosos e vão te conquistar pelo sabor inconfundível. Então, confira uma seleção de receitas com pequi para sentir o gostinho da cozinha de Goiás:

1. Maionese de pequi

Foto: Reprodução / SEM MEDIDA

Essa receita traz o pequi utilizado para compor uma maionese. O molho é feito com gema de ovo, óleo, polpa de pequi, sal e pimenta. Os ingredientes são todos combinados em uma tigela e a mistura é batida até ficar com uma textura homogênea. É uma ótima opção para acompanhar refeições e vai fazer sucesso na sua mesa!

2. Risoto de pequi com carne seca

Foto: Reprodução / COZINHA TRAVESSA

Essa receita de risoto traz uma combinação deliciosa: pequi e carne seca. O caldo utilizado para compor o prato é o de legumes e o tempero é feito com cebola, cachaça e manteiga. A finalização do risoto fica por conta do cheiro-verde, que dá um toque fresco ao preparo!

3. Galinhada com pequi

Foto: Reprodução / SEM MEDIDA

Esse é um preparo clássico e delicioso com pequi. A galinhada é feita com arroz, o fruto, milho verde, pedaços e miúdos de galinha. O tempero do prato fica por conta do açafrão, da pimenta de bode, do suco de limão, da cebola, do alho, do sal e da pimenta-do-reino. A sugestão é servir a galinhada com cheiro verde picado e acompanhada por vinagrete e tutu!

4. Arroz com pequi

Foto: Reprodução / CARAMELO E SAL

Esse arroz com pequi é um prato delicioso e prático. O preparo é feito com o fruto em conserva, arroz, óleo, alho picado e sal. O pequi é refogado e combinado com os outros ingredientes. O cozimento do arroz dura de dez a quinze minutos. Essa é uma opção gostosa e que vai te deixar salivando!

5. Frango com pequi e tomate

Foto: Reprodução / COZINHA DA MATILDE

Aqui, o pequi é combinado com frango caipira. Os ingredientes que compõem o prato, além do fruto e da carne, são cebola brunoise, tomates, óleo de canola e alho brunoise. O tempero é feito com sal, pimenta bode e salsinha picada. O preparo é feito reunindo todos os ingredientes em uma panela e o resultado conta com sabor e textura surpreendentes!

6. Risoto de bacalhau com caldo de pequi

Foto: Reprodução / COZINHA TRAVESSA

Essa opção de risoto de bacalhau traz o pequi utilizado na forma de caldo, feito com o fruto, água, azeite, cebola, alho e sal. O arroz arbóreo é preparado com vinho branco, manteiga, sal, pimenta, lascas de bacalhau e cebola. A sugestão é servir também com pequi!

7. Salada goiana

Foto: Reprodução / SEM MEDIDA

Essa receita traz uma salada feita com manga cortada em espaguete, cubos de frango grelhados com azeite e suco de limão, tomates-cereja, jiló, polpa de pequi em lascas, milho verde debulhado e pimenta fatiada. Os ingredientes são todos misturados e o tempero fica por conta da cebolinha, do azeite, do sal e do suco de limão. É uma opção ideal para os dias quentes, já que é fresquinha e gostosa!

8. Frango com pequi

Foto: Reprodução / SEM MEDIDA

Essa receita de frango com pequi traz uma combinação desses ingredientes com milho verde, alho e pimenta de bode. O tempero do prato é feito com suco de limão cravo, açafrão da terra, cheiro verde, sal e pimenta-do-reino moída. A sugestão é servir com arroz branco. O resultado é uma verdadeira explosão de sabores!

9. Conserva de pequi

Essa receita traz uma conserva simples e deliciosa de pequi. O preparo é feito reunindo os frutos em uma tigela e despejando azeite de oliva até eles estarem mergulhados no óleo. A conserva é reservada na geladeira e pode ser consumida por vários meses. É uma versão fácil e deliciosa!

10. Petit gateau de pequi

Foto: Reprodução / SEM MEDIDA

Essa é uma versão de petit gateau salgado e feito de pequi. O preparo do bolinho leva purê do fruto, manteiga, gemas, farinha de trigo, claras e sal. Os ingredientes são combinados e a mistura é mexida até ficar com uma textura homogênea. O petit gateau é levado ao forno por alguns minutos e deve ficar com a casca firme e cremoso por dentro.

As receitas com pequi são surpreendentes e contam com o sabor marcante desse fruto. Esses preparos vão te deixar com água na boca e precisam entrar para seu cardápio culinário. Experimente os pratos com esse fruto, que vão te conquistar pela praticidade e pelo gostinho irresistível!

PARA VOCÊ