Tradicional de Goiás, a galinhada com pequi é perfeita para um almoço em família. O prato combina sabores marcantes e uma apresentação vibrante, com o frango caipira bem suculento, molho, arroz e vários temperos. Uma refeição completa. Será sucesso garantido na mesa!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Um dos pontos mais importantes no preparo da galinhada é garantir que o frango caipira fique suculento e o arroz não vire papa ou queime. Para evitar isso, doure bem o frango. Adicione o arroz, somente após perceber que a carne já está macia. Não deixe a água secar completamente e não descuide da panela, mexendo de vez em quando.
Para enriquecer a textura do prato, você pode adicionar legumes, como cenoura, abóbora e batata-doce. Outra opção é substituir a água do cozimento por um caldo caseiro, seja de legumes ou de galinha. Fica uma delícia!
Após adicionar o arroz, terminar o cozimento com leite de coco, deixará a galinhada com pequi mais cremosa, além de trazer um toque tropical para o prato. Nesse caso, você pode finalizar com coco ralado fresco.
Além dos temperos utilizados, vale adicionar outros de sua preferência, por exemplo, pimenta-de-cheiro, que não é ardida, porém aromatiza o preparo. Optamos por utilizar a pimenta-biquinho amarela, mas a vermelha também é uma boa opção. Um toque de limão ajuda a realçar os sabores da galinhada.
Na hora de comer, não esqueça que o pequi não deve ser mordido, pois ele tem espinhos internos. É preciso roer a polpa ou usar uma colher para comer. Esse fruto rende muitas delícias da culinária sertaneja! Aproveite para conferir outras receitas com pequi que já preparamos por aqui.

Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!