18 receitas de brigadeiro de colher que vão te deixar com água na boca

Escrito por Mariana Sanches

Poucos doces são tão tipicamente brasileiros quanto o brigadeiro. Sucesso nas festinhas infantis, essa delícia tem ganhado variações nos últimos anos graças à onda de comidas gourmet. Uma delas é a versão de brigadeiro de colher.

Cremoso muito gostoso, o brigadeiro de colher é uma opção fácil de sobremesa, pois leva poucos ingredientes e fica pronto em questão de minutos. E, claro, você pode inovar e preparar outros sabores do doce, como limão, maracujá e até leite Ninho. Confira a seleção abaixo e escolha as suas receitas preferidas!

Brigadeiro de colher de chocolate

1. Brigadeiro de colher simples: em menos de meia hora você prepara um brigadeiro de colher simples, gostoso e bem diferente para matar a sua vontade de comer doce aí na sua casa. E se estiver com mais pressa ainda, você pode cozinhar no micro-ondas em menos de seis minutos. Vale a pena conferir!

2. Brigadeiro de colher com achocolatado: aqui, o primeiro passo é misturar todos os ingredientes em uma tigela e levar para o micro-ondas por dois minutos. Depois, tire, mexa e volte a esquentar por mais dois minutos. Repita o processo, mas dessa vez deixe apenas um minuto no micro-ondas. Está pronto!

3. Brigadeiro de colher com creme de leite fresco: leite condensado, chocolate em pó (a dica é usa o 100% cacau para um brigadeiro mais saboroso), manteiga sem sal, creme de leite fresco, sal e confeitos para decorar são os ingredientes necessários para preparar essa deliciosa versão de brigadeiro de colher!

4. Brigadeiro de colher com creme de leite de caixinha: chegou em casa cansado e está morrendo de vontade de comer um doce, mas está sem tempo de ficar na cozinha? Pois, então, aposte nessa versão de brigadeiro de colher. Simples, ele fica pronto rapidinho e leva ingredientes que com certeza você tem aí na sua casa!

5. Brigadeiro de colher com chocolate meio amargo em barra: leve ao fogo médio uma panela com o leite condensado, a manteiga e o chocolate meio amargo em barra picado. Misture bem para não queimar o fundo da panela. Continue mexendo até o brigadeiro começar a se soltar do fundo da panela. Então, junte o creme de leite e misture bem para incorporar. Desligue, espere amornar e aproveite!

6. Brigadeiro de colher sem leite condensado: para quem quer diminuir o doce, essa receita é a opção ideal, pois não leva leite condensado, mas, sim, leite integral. E o segredo para dar o ponto correto é mexer sem parar em fogo médio. O resultado final é um brigadeiro cremoso e muito gostoso!

7. Brigadeiro de colher com bala caramelo: que tal incrementar o seu brigadeiro de colher? Aqui, a bala de caramelo dá um toque todo especial para o doce! E para finalizar, você pode fazer uma cobertura bem gostosa de chocolate ao leite ralado com alguns confetes de chocolate coloridos. Fica um charme!

8. Brigadeiro de colher com Nutella: não tem combinação melhor do que brigadeiro com Nutella, não é mesmo? E aqui, essas duas maravilhas formam um doce simplesmente irresistível! Basta cozinhar tudo muito bem em uma panela até dar o ponto de colher e violà! Prontinho para você se deliciar!

9. Brigadeiro de colher com Ovomaltine: as bolinhas crocantes do Ovomaltine dão uma textura e um charme muito especiais para esse brigadeiro de colher. Os outros ingredientes que compõem essa receita são: leite condensado, chocolate amargo em barra e creme de leite. Confira o modo de preparo e aproveite!

10. Brigadeiro de colher low carb: além de ser mais saudável, essa versão de brigadeiro de colher ainda tem um sabor muito especial: café e cravo. Basta misturar tudo em uma panela e mexer até dar o ponto desejado. É perfeito para comer depois daquele treino puxado da academia.

Brigadeiro de colher de outros sabores

11. Brigadeiro de colher com capim limão: quem gosta dar uma cara nova para receitas tradicionais vai amar essa versão mais gourmet do brigadeiro de colher. Com apenas três ingredientes – creme de leite fresco, leite condensado e capim limão -, esse doce surpreende pelo sabor e praticidade!

12. Brigadeiro de colher de limão: aqui, o azedinho do limão combina perfeitamente com o doce do leite condensado, provocando uma explosão de sabores. O preparo é muito simples, basta ir despejando aos poucos o suco da fruta no leite condensando até dar o ponto de brigadeiro de colher.

13. Brigadeiro de colher de maracujá: para o brigadeiro de maracujá você vai precisar de leite condensado, suco de maracujá concentrado, creme de leite e manteiga. Já para a cobertura polpa de maracujá, açúcar e amido de milho. O resultado é de deixar todo mundo babando!

14. Brigadeiro de colher Romeo e Julieta: a clássica combinação Romeu e Julieta tem, aqui, a sua própria versão de brigadeiro de colher. Feito com poucos ingredientes, esse doce é uma ótima aposta para quem quer servir uma sobremesa diferente, saborosa e ao mesmo tempo prática. Confira!

15. Brigadeiro de colher de leite Ninho: os amantes de leite Ninho vão amar essa receita de brigadeiro de colher. Então, atenção para os ingredientes: leite condensado, creme de leite (pode ser o de caixinha mesmo), manteiga sem sal, extrato de baunilha e, claro, o leite Ninho!

16. Brigadeiro de colher de picho de pé: o brigadeiro de bicho de pé é um doce bonito, saboroso e que com certeza agrada adultos e crianças. E essa versão de colher é perfeita para servir em festinhas, pois você pode colocar em copinhos de plástico individuais, dando um charme todo especial para o doce!

17. Brigadeiro de colher de paçoca: impossível uma receita mais brasileira do que essa. Aqui, dois doces típicos da culinária do país entram em cena: o brigadeiro e a paçoca. O resultado, claro, é de deixar todo mundo pedindo bis. E pode ficar tranquilo, porque o preparo é supersimples, não tem segredo!

18. Brigadeiro de colher de cappuccino: leite condensado, cacau em pó, de manteiga, café solúvel e canela em pó são os ingredientes necessários para você preparar um brigadeiro de colher muito diferente e saboroso. Prepare aí na sua casa e surpreenda todos os convidados com essa delícia!

Muito fácil inovar o brigadeiro, não é mesmo? Difícil mesmo vai ser escolher apenas uma receita para fazer em casa. Na dúvida, teste todas! E se você gosta de praticidade, não deixe de conferir essa lista de brigadeiro de micro-ondas.

PARA VOCÊ