35 receitas de brigadeiro para inovar no sabor dos seus docinhos

Por
Atualizado em 25.08.21

O brigadeiro é um doce de origem brasileira e, em sua versão tradicional, é feito com leite condensado, chocolate em pó e manteiga. Os ingredientes são misturados, levados ao fogo e depois podem ser moldados em formato de bolinhas, ser servidos em colheres ou você pode até comer direto da panela.

Mesmo que a combinação original faça muito sucesso, existe uma grande variedade de preparos para criar novos sabores e texturas para esse docinho que é muito apreciado. Confira uma lista que contempla receitas tradicionais, com frutas, combinações criativas e opções saudáveis. Você pode saborear tanto enrolado, em recheio de bolo, bombom ou da maneira que preferir!

Brigadeiro com chocolate

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Brigadeiro gourmet: o que torna essa receita gourmet é a escolha dos ingredientes, que devem ser de uma boa qualidade. Além disso, você também vai precisar de creme de leite.

Publicidade

2. Brigadeiro: leite condensado, chocolate em pó e margarina são os ingredientes necessários para preparar uma versão tradicional desse docinho que é tão querido.

3. Brigadeiro de micro-ondas: uma receita que já é simples feita no fogão, preparada no micro-ondas se torna mais prática ainda. Com aproximadamente 5 minutos é possível apreciar seu doce.

4. Brigadeiro meio amargo: para quem busca uma versão dessa receita que não seja tão doce, preparar essa que é feita com chocolate meio amargo e cacau em pó pode ser uma boa opção.

5. Brigadeiro de chocolate ao leite: essa é uma receita em que o doce fica macio e molhadinho por dentro, e com uma casquinha crocante por fora. Porém, isso acontece devido à grande quantidade de açúcar presente no doce.

6. Brigadeiro de chocolate branco: além de leite condensado e creme de leite, você também vai precisar de confeitos de chocolate branco e Bibi´s para preparar o seu docinho.

7. Brigadeiro com creme de leite: a função do creme de leite nessa receita é não deixar o doce cristalizar. Outro ingrediente usado para que isso não aconteça é o cacau em pó, em vez de achocolatado.

Publicidade

8. Brigadeiro no banho-maria: o modo de preparo dessa receita é mais demorado do que o tradicional, mas tem a vantagem de não precisar ficar mexendo o doce o tempo todo. É uma boa opção para quando você vai preparar uma grande quantidade e quer fazer outras coisas durante o tempo.

9. Brigadeiro na forma de chocolate: que tal servir seu doce em uma forminha comestível? O preparo é simples e ainda rende uma maneira charmosa e inovadora para servir.

Brigadeiro com frutas

iStock

10. Brigadeiro de caipirinha: que tal unir duas receitas brasileiríssimas? É o que essa versão propõe. O resultado é um sabor doce mesclado com azedo.

11. Brigadeiro de limão: além de ser feito com limão, o chocolate escolhido para essa receita é o branco. O preparo é bem simples, mas o sabor é bem interessante, pois mescla doce e azedo.

12. Brigadeiro com morango: essa é uma receita bem simples. Você precisa apenas cobrir um morango inteiro com brigadeiro já frio. Depois disso, é só passar no chocolate granulado para enfeitar.

13. Brigadeiro de banana com canela: você vai precisar de bananas bem maduras para que sua receita tenha um bom resultado. Além delas, leite condensado, manteiga e canela são usados. Esse é um doce bem delicado, por isso, é importante deixá-lo na geladeira até o momento de servir.

14. Brigadeiro de coco: pode até parecer que essa é uma receita de beijinho, por ser um doce branco e com coco. Mas, na verdade, é mesmo um brigadeiro, pois é feito com chocolate branco e não leva cravo.

15. Brigadeiro de morango: o ingrediente usado para dar sabor de morango ao docinhos é, na verdade, gelatina. O preparo é bem simples e rápido.

16. Brigadeiro de pistache: essa receita fica com bastante sabor de pistache. A oleaginosa é usada tanto no preparo da massa, em forma de pasta, quanto para cobrir os docinhos.

Publicidade

Brigadeiro com sabores criativos

iStock

17. Brigadeiro de Nutella: além de creme de cacau e avelã, essa receita leva apenas leite condensado, manteiga e creme de leite. Para quem gosta de combinar sabores, essa pode ser uma ótima opção.

18. Brigadeiro de churros: vários doces são feitos com o sabor de churros, e o brigadeiro não ficou de fora. A combinação de sabores fica única e muito saborosa.

19. Brigadeiro trufado de leite Ninho: que tal preparar um brigadeiro de leite Ninho e recheá-lo com gananche de chocolate ao leite e meio amargo?

20. Brigadeiro de café: para os amantes de café, esse docinho é uma ótima opção para inovar no cardápio e até mesmo no sabor. Como é feito com chocolate em pó e meio amargo, é perfeito para quem prefere uma opção menos doce.

21. Brigadeiro brûlée: esse doce tem uma casquinha crocante de açúcar queimado que, além de charmosa, fica superdeliciosa. Por dentro, o brigadeiro fica bem macio e parecido com um doce de leite.

22. Brigadeiro de Ovomaltine: essa é uma opção em que o docinho tem sabor e textura bem parecidos com o do tradicional – com gostinho de infância, mas com a crocância de Ovomaltine.

23. Brigadeiro de paçoca: essa receita leva apenas três ingredientes: leite condensado, manteiga e paçoca. O preparo é muito simples e o resultado, bem docinho.

24. Brigadeiro de leite Ninho e Nutella: aqui, a massa do brigadeiro é feita com leite Ninho. O creme de cacau e avelã no recheio dá um gostinho sensacional ao doce, e as bolinhas ainda são finalizadas com mais leite em pó.

25. Brigadeiro de pé de moleque: essa é uma receita bem calórica, já que tem como ingredientes leite condensado e açúcar. Mas como o amendoim é usado inteiro, o sabor doce não fica tão acentuado.

Publicidade

26. Brigadeiro de Oreo: o biscoito Oreo é usado para preparar várias receitas de doces, e a esta lista de brigadeiros também ganhou uma versão deliciosa com esse ingrediente.

27. Brigadeiro de cappuccino: para preparar esse docinho, você só precisa acrescentar três colheres de cappuccino à receita tradicional. Com um preparo muito simples, você consegue um sabor completamente novo.

28. Brigadeiro de KitKat: leite condensado, manteiga, farinha de trigo, chocolate meio amargo e KitKat são os ingredientes necessários para preparar essa receita, que é uma delícia e fica pronta em poucos minutos.

29. Brigadeiro de doce de leite com nozes: para esse doce, você só vai precisar de leite condensado, manteiga, doce de leite e nozes. É importante lembrar que, quanto melhor o doce de leite, mais gostoso é o resultado.

Brigadeiro especial

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

30. Brigadeiro com biomassa e cobertura: se você busca uma alternativa saudável para esse docinho típico brasileiro, acabou de encontrar. A textura fica muito parecida com a da receita tradicional, mas essa tem a vantagem de ser supernutritiva.

31. Brigadeiro funcional de biomassa: essa é outra opção saudável e feita com biomassa de banana verde. É uma opção menos doce que a tradicional, mas com uma grande quantidade de fibras e nutrientes.

32. Brigadeiro sem leite condensado: essa é uma receita que demora aproximadamente 35 minutos para ficar pronta. Como é feita com leite, em vez de leite condensado, o doce demora para engrossar.

33. Brigadeiro fake: em vez do leite condensado, essa receita aposta na combinação de água quente, leite em pó e cacau em pó para a massa do doce. Além disso, você só vai precisar de adoçante e granulado para decorar.

34. Brigadeiro de paçoca vegano: essa é uma receita que tem gostinho de festa junina. Você vai precisar de apenas 6 ingredientes e alguns minutos na cozinha para saborear esse docinho.

35. Brigadeiro fit sem lactose: além de superleve e saudável, essa receita também é vegana. E o melhor é que leva apenas quatro ingredientes: leite de coco, açúcar de coco, água quente e chocolate meio amargo.

Não é apenas em festas infantis e somente por crianças que esse doce é apreciado. Com tantas opções de sabores, momentos não vão faltar para apreciar esses docinhos!