48 receitas de bruschetta que garantem um aperitivo irresistível

Escrito por                                                              

A bruschetta é uma receita muito antiga que continua firme e forte como uma das entradas mais consumidas no mundo ocidental. Ela começou como uma forma de aproveitar as sobras de pão que os trabalhadores comiam em seus intervalos de descanso, e hoje se tornou uma comida requintada e de alta gastronomia.

É possível fazer a bruschetta de diversas formas: desde a mais tradicional que leva tomate e manjericão até opções mais complexas como a de sardinha e a de bacalhau. O interessante é sempre provar os mais diferentes sabores e fazer um bom aperitivo ou entrada para um jantar romântico.

Veja abaixo diversas receitas com essa delícia que é super simples de preparar.

Bruschetta tradicional

Foto: Reprodução / Fotografando a Mesa

1. Mini bruschetta integral: uma opção de receita bem especial para você servir como aperitivo em um encontro de amigos na sua casa. Esse prato é bem simples de ser feito e fica muito saboroso. Você vai usar pão integral, azeite, água, tomate, manjericão, sal e pimenta do reino.

2. Bruschetta de queijo e tomate: receita bem simples de ser feita que usa poucos ingredientes e é perfeita para uma entrada de um jantar de negócios ou até mesmo romântico. Você vai usar um pão mais firme da sua preferência, tomates bem temperados, alho, cream cheese, queijo mussarela e um pouco de tomilho para finalizar.

3. Bruschetta de tomate e pimentão: outra receita bem simples e perfeita para abrir um jantar romântico junto a um bom vinho é essa feita com tomate e pimentão. Além dos dois vegetais, você vai usar pão italiano, alho, parmesão, tomate, manjericão, azeite extra virgem, sal e pimenta do reino para o tempero final.

4. Bruschetta de brie: o queijo brie é um dos mais saborosos que existem e ele combina perfeitamente com essa entrada, tanto que é muito utilizado em diversas receitas de todo mundo ocidental. Nesta, por exemplo, você vai usar alho, tomatinhos, azeite, vinagre balsâmico e sal. O pão pode ser o italiano que casa super bem com o prato.

5. Bruschettas de brie com tomates: o brie mais uma vez aparece para provar que faz parte dos ingredientes tradicionais de uma boa e clássica bruschetta. Só que agora ele vem acompanhado de outros ingredientes, como o tomate confitado e o manjericão. Além dos já conhecidos azeite, sal e alho.

6. Bruschettas de creme de queijo e azeitonas pretas: uma receita um pouco diferente para mostrar que o tradicional também pode passar por pequenas transformações. Ela tem como protagonistas um delicioso creme de queijo feito com ricota e suco de limão, além das azeitonas pretas que deixam tudo melhor ainda.

7. Bruschetta tradicional: receita bem clássica, com poucos ingredientes, perfeita para você servir como aperitivo em um encontro com amigos acompanhado de uma cerveja ou um vinho. Você vai usar cebola, tomate, azeite, vinagre balsâmico, parmesão, manjericão e o pão tipo baguete.

8. Bruschetta com pimenta moída: mais uma receita feita com baguete só que agora no estio ciabatta. Além do famoso pão, o prato vai com tomates médios maduros, manjericão, alho, azeite de oliva, sal e um pouco de pimenta moída para dar o tempero final que faz toda diferença no sabor dessa deliciosa iguaria.

9. Bruschetta vegan: agora é o momento de você que quer ficar longe da proteína animal conhecer uma receita completamente vegana. O queijo utilizado é feito com mandioca, batata baroa, polvilho azedo, feijão branco, açafrão, sal, suco de limão, azeite e água. Fica muito gostoso, você vai adorar.

10. Bruschetta com queijo estepe: uma bruschetta pra lá de deliciosa que você vai preparar em poucos minutos e devorar com menos tempo ainda. Os ingredientes utilizados são o pão italiano, tomates também italianos, alho, molho de tomate, manjericão fresco, azeite, sal e pimenta do reino preta moída.

11. Bruschetta de creme de queijo com tomate: mais uma receita deliciosa que usa tomate confitado para você ter mais de uma opção com essa iguaria. Você vai usar azeite, alho, tomilho fresco, cal, açúcar e os tomates sweet para fazer o confitado. Os demais ingredientes são o pão italiano e um creme de queijo minas delicioso.

12. Bruschetta com tomate e parma: uma receita bem fina, de alta gastronomia, para você arrasar nas entradas de um jantar de negócios na sua casa. Você vai usar tomates frescos picados, pão baguete rústico, presunto de parma, alho negro fritos com azeite e tomilho na finalização do prato. Fica simplesmente sensacional.

13. Bruschetta de pimentão vermelho: o pimentão é um vegetal que também é muito utilizado na preparação das bruschettas, não é tão clássico quanto o tomate, mas está em segundo lugar nessa briga gastronômica. Nesta receita, você vai aprender o prato que tem como personagem principal o pimentão vermelho. É delicioso!

14. Bruschetta de gorgonzola e pimentão: uma receita daquelas bem fáceis de serem feitas e extremamente gostosas. Você vai usar apenas o pão italiano, pimentão vermelho picado em cubos, queijo gorgonzola, alecrim picado, azeite e alho. Com esses poucos ingredientes é possível fazer um prato fantástico.

15. Bruschetta cremosa: essa bruschetta cremosa é feita com pão ciabatta e o seu ingrediente mais especial é exatamente o crem cheese que faz o nome do prato ser o que é. Além do dois, a receita também leva ingredientes como o pastrami, queijo provolone, tomate, pimenta biquinho, azeite e salsa. Fica delicioso.

16. Bruschetta com berinjela, tomate e pimentão: uma mistura dos tradicionais tomate e pimentão com um invasor para lá de delicioso, a berinjela que fica sensacional nessa receita super simples de ser preparada. Você vai usar além desses vegetais, a cebola, alho, molho shoyo, óleo, vinagre balsâmico, azeite, orégano, pimenta do reino e calabresa, além de sal.

17. Bruschetta de azeitonas e alcaparras: uma receita de alta gastronomia que é bem simples de ser feita e vai ser aquela entrada especial ao jantar que você for servir para a sua namorada ou namorado. Você vai usar apenas o pão italiano, queijo coalho, tomatinho uva, azeitona verde, alcaparras, orégano e azeite.

18. Bruschetta de tomate com manjericão: receita vegana muito deliciosa e bem simples de ser preparada. Ela vai apenas com ingredientes como o pão italiano, alhos grandes, azeite extra virgem, tomate grande e maduro, sal, pimenta do reino, folhas de manjericão e orégano seco. Fácil de fazer e muito apetitosa.

19. Bruschetta de tomate cereja: faltava uma receita tradicional com o famoso tomate cereja, mas agora não falta mais. Você vai usar além dessa iguaria, o azeite, vinagre balsâmico, sal, alho, pão torrado e folhas de manjericão. Muito simples de ser feito e fica perfeito para servir de entrada no jantar.

20. Bruschetta de tomate e rúcula: receita bem simples e muito gostosa, que você vai preparar em poucos minutos e querer devorar tudo o mais rápido possível. Vai usar no prato apenas o tomate cereja, alho, pão italiano, azeite, queijo parmesão, sal e rúcula que vai dar uma apresentação bem diferente ao prato.

21. Bruschetta de pão italiano: por fim, uma receita bem tradicional que valoriza o único ingrediente obrigatório da bruschetta, o pão. Além dele, o prato vai com tomate , alho, manjericão, pimenta do reino moída, queijo ralado tipo grana padano, sal e azeite de oliva. Mais clássico do que isso é impossível.

Bruschetta com cogumelos

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

22. Bruschetta de cogumelo e abobrinha: os cogumelos não são tradicionais nas receitas de bruschettas, porém eles têm ganhado muito espaço, principalmente depois que os cozinheiros perceberam o quanto essa mistura combina bem. Uma delas é a de abobrinha com esses deliciosos cogumelos frescos.

23. Bruschetta de champignon e brie com damasco: o champignon é um dos cogumelos mais amados pelos brasileiros e claro que não poderia deixar de faltar em uma receita bem brasileira de uma comida tradicionalmente europeia. Aí que a mistura funciona com eles, o queijo brie e um damasco para finalizar.

24. Bruschettas de shimeji e abobrinha: a abobrinha volta nessa receita sensacional para provar que cogumelo é algo que combina perfeitamente com esse vegetal, ainda mais se tudo isso estiver em cima de um belo pão com cebola picada, salsinha, queijo ralado, alho, azeite de oliva, sal e pimenta para temperar.

25. Bruschetta de cogumelos: uma bruschetta que mistura mais um tipo de cogumelo para provar que todo mix bem feito é aceito nesse prato que vai do tradicional ao moderno. Você vai usar champignon e shimeji com queijo emental, pães ciabatta, alho, sal e azeite. Fica muito gostoso, você vai adorar.

26. Bruschettas com chutney de cebola, bacon e cogumelo: se você acha que já viu de tudo é porque ainda não experimentou essa maravilhosa receita que mistura chutney de cebola, bacon e, claro, cogumelos. Eles são os chamados mini-portobello, mas você pode usar outro tipo que você preferir no seu prato.

27. Bruschetta de peperoni e champignon: o champignon volta nesta receita, só que agora combinado com um ingrediente tão europeu quanto a própria bruschetta, o peperoni. Isso tudo vai junto com pão ciabatta, azeitonas pretas, azeite de oliva extra virgem, alho, mix de ervas e mussarela ralada.

28. Bruschetta de funghi com queijo estepe: o queijo estepe é excelente para usar em receitas de bruchettas, por isso não poderia ficar de fora nessa mistura com cogumelos para lá de deliciosa. Agora é a vez do famoso funghi ser o personagem principal da vez junto com shitake, cebola, azeite trufado e sal.

29. Bruschetta de shiitake: o shitake é um dos cogumelos mais consumidos em todo o mundo, mas também com um sabor desse fica difícil resistir. Nesta receita ele vai junto com pão italiano, manteiga sem sal, molho shoyo, óleo de gergelim torrado, alho e queijo gruyère para finalizar esse sabor sensacional.

30. Bruschetta de cogumelos cremosos e parmesão: para terminas as receitas de bruschetta feitas com cogumelos, um mix deles junto com o delicioso queijo parmesão. Você vai usar os do estilo Paris, shitake, shimeji e outros que quiser, todos eles com um creme de queijo grana padano, creme de leite e vinho branco.

Bruschetta com ingredientes diferenciados

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

31. Bruschetta de bacalhau: agora é hora de conhecer aquelas receitas completamente diferentes de tudo que você já viu, como essa deliciosa e exótica bruschetta com bacalhau que leva na sua composição ingredientes como cebola, alho, tomate, azeitonas pretas, salsinha, azeite, sal, pimenta e manteiga.

32. Bruschetta de mortadela: a mortadela, uma das paixões nacionais, não poderia ficar de fora dessas receitas exóticas de bruschetta que podem ser feitas por qualquer pessoa em casa. Você vai usar azeitonas verdes, alcaparras, limão siciliano, salsinha, pão italiano, mussarela de búfala, azeite extra virgem e mortadela italiana.

33. Bruschetta de parma, brie e pera: a mistura entre queijo brie e presunto de parma volta só que agora com um ingrediente bem especial, a pera. Isso mesmo, a fruta faz parte do prato e fica deliciosa ao misturar com esses dois ingredientes mais o pão italiano, azeite e vinagre balsâmico. Fica muito bom.

34. Bruschetta de sardinha: se tem de bacalhau, por que não um de sardinha? É isso que essa receita vai te ensinar a fazer, uma deliciosa bruschetta com sardinha em conserva, cebola, alho, tomate, pimenta cayenne, folha de louro e o pão de centeio que vai embaixo de tudo isso junto e misturado. O sabor é sensacional.

35. Bruschetta de abóbora com ricota: uma receita do chef Jamie Olivier para você mostrar que entende de alta gastronomia ao preparar um jantar em casa para convidados especiais. Nela vai ser usada o pão italiano filão, abóbora paulista, beterraba, ricota, creme de ricota, limão siciliano, agrião, sal, pimenta, tomilho, sálvia, flor de sal e azeite.

36. Bruschetta de ragu: uma receita bem simples de ser feita e muito gostosa, você vai usar o pão italiano, o ragu e queijo parmesão ralado por cima. Apenas isso, nada a mais. Aí é só levar ao forno e ver essa delícia ficar pronta. Depois é só devorar junto com seus amigos e familiares, certeza que todos vão adorar.

37. Bruschetta de pera e brie: a pera e o brie voltam em mais uma edição da sua mistura pra lá de sensacional e deliciosa. Só que agora sem o presunto de parma e com alguns outros ingredientes como a margarina e alho crocante. Se você quiser, pode usar outros temperos do seu gosto, mas a receita simples desse jeito já fica maravilhosa.

38. Bruschetta de presunto e rúcula: uma receita bem gostosa e um pouquinho mais complexa de ser preparada, mas nada complicado demais que você não aprenda já na primeira vez que for ler o modo de preparo no site. O prato é feito com presunto cru, rúcula e molho pesto. Fica muito gostoso, você vai adorar com certeza.

39. Bruschetta de rúcula e sardinha: a rúcula continua entre um dos ingredientes verdes mais utilizados nas bruschettas, só que agora ela vem junto com as famosas sardinhas e um tomate para lá de picante que vai deixar o sabor desse prato melhor ainda. Você vai usar pão de mafra, azeite, alho e tomate cherry.

40. Bruschetta de presunto e mussarela: uma bruschetta com ingredientes que vão fazer parecer mais uma torrada sabor pizza, isso porque vem o clássico napolitano de presunto e mussarela para agradar o seu paladar acostumado com essa dupla desde quando era criança. Fica muito bom e é super simples de ser preparada.

41. Bruschetta de queijo curado com presunto: uma receita de alta gastronomia que mistura um queijo curado do estilo mineiro com o presunto sem gordura e outros ingredientes como o alho, tomates verdes, pimentão vermelho, azeite extra virgem, sal, pimenta moída e o pão estilo Alentejano ou feito com centeio.

42. Bruschetta com vodca: uma receita completamente exótica, feita com vodca para garantir o início dos trabalhos do final de semana. Mas para saber como preparar esse prato bem diferente, você vai precisar acessar o vídeo e conhecer essa novidade.

Bruschettas doces

Foto: Reprodução / Gordelícias

43. Bruschetta de figo com açúcar mascavado: para você que achava que isso não era possível, está completamente enganado, existem sim as bruschettas doces e elas são deliciosas. Como essa feita com figo, um dos ingredientes mais utilizados nesse tipo de receita, juntamente com o açúcar mascavado.

44. Bruschetta de Nutella com morango: a dupla Nutella e morango é tão unida que não fica de fora de praticamente nenhuma receita de sobremesa e claro que nas bruschettas esses dois precisavam aparecer, e você não tem noção de como essa mistura fica deliciosa, além de ser super simples de ser preparada.

45. Bruschetta de gorgonzola com uva passa: receita muito simples de ser feita e que fica bem gostosa. A uva passa que você vai utilizar não é aquela tradicional que vai no salpicão, por exemplo, ela é um pouco maior e muito mais saborosa. Quando aliada ao queijo e ao açúcar fica espetacularmente gostosa.

46. Bruschetta de morango: o morango volta a aparecer nas receitas doces com bruschettas só que agora aliado a outros ingredientes como o molho shoyo, o cream cheese, a hortelã, a geleia de pimenta, a manteiga e até o alho. A receita parece ser mais salgada do que doce, mas na sua boca vai ser uma verdadeira explosão de sabores.

47. Bruschetta de morango com chocolate: mais uma possibilidade de receita feita com morango só que com chocolate para mostrar que essa clássica e tradicional dupla tem muito o que mostrar ainda para a culinária nacional e mundial. Junto dos dois vai um pouco de queijo camembert que deixa tudo melhor ainda.

48. Bruschetta de figo com mel: por fim, mais uma receita que usa o fico como personagem principal, só que agora ele vem aliado ao mel, um doce para lá de delicioso que você vai comer e repetir por algumas vezes. Além dos dois, a receita ainda leva queijo de cabra, o pão utilizado é o italiano mesmo.

Com essas dezenas de receitas, você vai poder fazer uma deliciosa bruschetta de entrada ou aperitivo para seu amigos e familiares. Quer ver mais receitas para preparar um menu completo? Curta a nossa página no Facebook e aprenda cada vez mais sobre a arte da gastronomia.

PARA VOCÊ