9 receitas de burrito que mexicano nenhum vai botar defeito

O burrito é um prato típico da culinária mexicana que consiste em uma tortilla enrolada com um recheio bem saboroso e temperado. Tradicionalmente, a tortilla é recheada com uma carne, de boi, porco ou frango, mas ganhou variações de recheio em outros países.

No Brasil, podemos encontrar burritos com recheios de guacamole, chilli, arroz, feijão e saladas ou tudo isso misturado, do jeitinho que brasileiro gosta. Se você vai preparar o seu burrito em casa, pode recheá-lo da maneira que preferir, usando ingredientes variados e criando uma receita inovadora e muito pessoal

Confira uma seleção de receitas de burritos que, além de possuir opções diferentes de recheios, também ensina a usar vários tipos de tortillas, inclusive tortillas que você pode fazer em sua casa.

Publicidade

1. Burrito com tortilla Rap10

Foto: Reprodução / Lazz Gourmet

Você com certeza já deve ter visto no mercado aquelas tortillas prontas chamadas Rap10, são elas que você vai usar nessa receita! Coloque cada tortilla para dourar um pouquinho em uma frigideira quente, mas cuidado para não aquecer muito, a ideia é manter a massa macia e não crocante. Para o recheio, aprenda a fazer guacamole, chilli e frijoles.

2. Burrito com pão folha

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Aqui, o pão folha foi usado para substituir as tortillas. A montagem desse burrito é muito simples, você vai abrir a massa e espalhar sobre ela o recheio: guacamole novamente, frango desfiado ou carne moída, tomate, queijo e alface. Se quiser, pode adicionar um molinho de pimenta por cima de tudo isso! Depois, é só fechar e saborear.

3. Burrito com tortillas de farinha

Foto: Reprodução / La Cucinetta

Você vai levar aproximadamente duas horas para preparar o recheio desse burrito e mais cerca de vinte minutinhos para fazer a montagem. Ainda que o tempo de preparo seja grande, o sabor compensa o trabalho! As tortillas usadas nessa receita são as nacionais, de farinha, e o recheio é feito com chilli de feijão preto, milho-verde, pimenta jalapeño e queijo cheddar.

Publicidade

4. Burrito vegano

Foto: Reprodução / Vegana

Se você está procurando uma receita vegana de burrito, essa é a opção certa! O recheio desse burrito é feito com abóbora, arroz integral, feijão preto e queijo vegano. Você ainda vai precisar de azeite, cebola, alho, sal, pimentão vermelho, cominho em pó e pimenta caiena para fazer uma comida bem temperadinha. Use tortillas prontas sem glúten, se preferir.

5. Burrito com recheio de frango, arroz, feijão e vinagrete

O recheio desse burrito é uma refeição completa! Você vai preparar um arroz com um toque especial de limão, um frango supergostoso e muito bem temperado, feijão e vinagrete. Você pode usar um pouquinho de tequila para incrementar o sabor do frango e trazer mais um elemento mexicano à receita. Ah, outra dica bem legal: esquente as tortillas direto na boca do fogão bem rapidinho para deixá-las macias.

6. Massa caseira de burrito

Até agora você viu receitas que usaram tortillas prontas, mas que tal aprender a fazer uma massa caseira de burrito em casa? A receita é super simples e você vai precisar apenas de farinha de trigo, azeite, maionese, sal e água. Nada como preparar uma comidinha inteiramente caseira para dividir com a família!

7. Burrito vegano com massa caseira

Essa é uma receita burrito vegano muito completa! Pra começar, você vai aprender a fazer a massa das tortillas. Depois, é hora de preparar os recheios. O recheio desse burrito foi feito de arroz com tempero bem latino, guacamole, frijole, sour cream e carne da terra. Tudo isso com ingredientes sem origem animal.

8. Burrito com recheio de frango e guacamole

Publicidade

Nessa receita, você vai aprender a rechear e enrolar um burrito delicioso e a fazer um frango supertemperado para o recheio. Você pode usar tortillas prontas ou pode aprender uma receita caseira e também deve colocar alface e guacamole dentro do burrito.

9. Burrito com recheio misto de frango e fraldinha

Fajita é um termo utilizado na cozinha mexicana para se referir a uma carne grelhada servida em uma tortilla. Aqui, você vai aprender a fazer um fajita mista, de frango e fraldinha, para rechear seu burrito. As duas carnes vão ser bem temperadas com cebola, pimentão vermelho e verde, pimentinha dedo-de-moça e salsinha.

As receitas de burrito são muito práticas, fáceis e rápidas de fazer. Você pode deixar algumas tortillas recheadas prontas na sua geladeira e só esquentá-las para comer durante os dias seguintes! Caso você queira fazer uma sobremesa que combine com o burrito, pode preparar também deliciosas paletas mexicanas.