12 receitas de choripán que trazem o sabor do sul para seu dia

Escrito por                          

Tradicional na Argentina, no Uruguai e no sul do Brasil, choripán é aperitivo para o churrasco, comida de rua, lanche rápido e prático para preparar em casa. Feito para comer com as mãos, sem cerimônias, é um sanduíche cheio de sabor e que permite infinitas combinações. Você escolhe o tipo de linguiça, o molho, com queijo ou sem… Inspire-se nas receitas abaixo e crie a sua preferida!

1. Choripán com linguiça calabresa e queijo provolone

Linguiça assada, molho vinagrete bem fresco e queijo provolone derretido dentro do pão. Essa receita só não é o aperitivo perfeito para um churrasco porque há o risco de que ela roube a cena e se transforme em protagonista.

2. Choripán com linguiça de pernil suíno

Para um mergulho de cabeça nos sabores argentinos, não pode faltar chimichurri, uma salada fresca de tomate e salsinha. A linguiça de pernil suíno é ótima para esse sanduíche por ter sabor mais leve e suave que as linguiças mais comuns, mas ainda assim marcante.

3. Choripán com linguiça toscana e vinagrete

Um molho vinagrete caprichado traz frescor e acidez para o choripán, que, nessa versão, tem linguiça desmanchada e assada já no pão. São poucos minutos na churrasqueira, ou na frigideira mesmo, e seu sanduíche fica pronto: suculento e delicioso.

4. Choripán com vinagrete à moda argentina

Para equilibrar bem com os sabores mais gordurosos da linguiça e do queijo, essa receita tem vinagrete com acidez e picância no ponto, com pimentões verde, vermelho e amarelo (além, claro, de cebola, tomate, azeite e vinagre). O resultado é um sanduíche gostoso e colorido.

5. Choripán com pão indiano

Se a mistura do Brasil com o Egito é tão famosa, por que não experimentar a da Argentina com a Índia? Além do charme, no sabor também faz bonito! Na praticidade nem se fala: você prepara o pão à mão e o assa na churrasqueira, enquanto assa a linguiça. Depois é só juntar os dois e o molho chimichurri e aproveitar.

6. Choripán com linguiça de cordeiro

A linguiça de cordeiro já tem sabor único, mas essa receita vai além, nos sabores fora do comum. O molho é de bacon, tomate, cebola e cerveja e o queijo que envolve tudo é meia-cura. Com certeza uma fonte deliciosa de inspiração para seus choripáns.

7. Choripán com chimichurri

Mais um preparo muito prático e ótimo para quem gosta de soltar a criatividade e experimentar combinações. A base é: tirar a linguiça da tripa, misturar com chimichurri e mais os temperos que quiser, pôr no pão e levar para a churrasqueira. Sabendo disso, você pode criar quantas versões quiser: com queijo, apimentado, com vinagrete…

8. Choripán com mostarda e mel

Um toque agridoce é suficiente para dar um sabor novo e surpreendente para seu choripán. Para isso, acrescente mel (ou glucose de milho) à mistura de linguiça com mostarda. Para ficar ainda mais gostoso, antes de servir, coloque queijo, volte ao fogo até derreter e pronto.

9. Choripán com maionese de páprica

Essa receita é mais uma opção para quem gosta da mistura de sabores salgados e doces. O pimentão vermelho e a cebola do recheio são assados, o que garante que fiquem adocicados. Além disso, a maionese de páprica doce ajuda a equilibrar trazendo um pouco de picância.

10. Choripán com linguiça e hambúrguer

Se o que você procura é um choripán com muita sustância, que vai te alimentar bem e satisfazer seu desejo por carne, encontrou. Você prepara o choripán com a linguiça desmanchada e encaixada no pão e monta acrescentando pepperoni, tomate, pepino, hambúrguer e queijo. Um lanche de encher a boca!

11. Choripán argentino

Um passo a passo para preparar um legítimo chimichurri e deixar seu choripán mais bonito que aquele gol do Maradona contra a Inglaterra na Copa de 1986 (não o de mão, o outro, claro). O molho leva muitas ervas e, por isso, fica fresco, marcante e delicioso.

12. Choripán de salsicha vegana

Veganos também têm direito a um pão com linguiça delicioso, cheio de sabor e fácil de fazer. A linguiça é feita com beterraba, batata, lentilha, temperos, farinha e amido de milho. Fica dourada, com casquinha crocante e miolo macio. Não deixa nada a dever para a versão original.

Para fazer choripáns ainda mais surpreendentes, conheça as receitas de linguiça de frango. E para ter ainda mais inspiração para criar lanches incríveis, conheça as receitas de sanduíche. Seja no churrasco ou no lanche, você vai encantar seus amigos.

PARA VOCÊ